Atividades com Sílabas Simples para Educação Infantil

As atividades com sílabas simples para educação infantil são imprescindíveis para que as crianças iniciem o processo de aprendizagem. Tendo em vista que essas atividades com sílabas simples para educação infantil ajudam a exercitar o que eles já conhecem e a aprender novos conteúdos. Para formação do processo de escrita e leitura.

Atividades com Sílabas Simples para Educação Infantil

Atividades com sílabas simples para educação infantil

As sílabas simples são aquelas sem acentuação e finalizadas com vogais. O famoso e tradicional be-a-ba. Antes da aplicação de atividades com sílabas simples para educação infantil é importante que as crianças conheçam as letras e saibam identificar cada uma delas. Também cabe ao professor introduzir o assunto, mostrando na lousa quais sílabas serão trabalhadas.

Por se tratar de atividades que pedem interpretação de texto, a orientação é ler o enunciado em voz alta para que todos escutem. E junto com a turma trazer as soluções para os exercícios.

✓ Veja mais opções de atividades:

Colocando na lousa, trabalhando em cada uma das carteiras individualmente. E reforçando a pronuncia das sílabas, a sua escrita e leitura.

Veja que essas são atividades com baixo grau de complexidade, mas que devem ser aplicadas em alunos que iniciarão o ensino fundamental.

Pois requerem boa escrita, identificação de figuras e até mesmo com números, como na atividade acima.

Atividades de sílabas educação infantil conhecendo as famílias

As famílias das sílabas representam a base para a estrutura de todas as palavras. A união entre uma consoante e vogal que formam sons.

Essas atividades de sílabas simples educação infantil conhecendo as famílias é bem interessante para dar início ao processo de aprendizagem.

Para deixar a aula mais atraente, crie cartazes com as letras em cartolina ou papel EVA. Traga relações de proximidade entre as palavras e a vivência das crianças.

Essas atividades podem ser coladas no caderno de leitura, no mural da sala e servir como uma fonte de referência para as crianças. Para que consigam identificar as palavras olhando para os exercícios.

Também é legal trazer referências como essa dos personagens da Turma do Mônica. A letra C é do Cascão e Cebolinha, e o M da Mônica e Magali.

Fazendo com que as crianças identifiquem as letras e as sílabas por proximidade, esse tipo de persuasão é sempre interessante.

Aqui, colocamos até a consoante F como um exemplo do que pode ser trabalhado. Dependendo da sua turma, a aprendizagem pode ser mais rápida ou mais devagar.

✓ Confira outras atividades super amadas pelos professores:

Por isso, é importante ter muita paciência e entender que este é um conteúdo novo na vida das crianças. Antes, as atividades eram apenas de pintura e formas, agora eles vão começar a ler e escrever.

Atividades sílabas simples educação infantil para casa

Infelizmente, apenas o que é trabalhado em sala de aula pode não ser suficiente para que as crianças entendam totalmente o conteúdo.

Por isso a importância das atividades de sílabas para educação infantil para casa. Separe para o caderno de tarefas os exercícios mais fáceis de serem feitos, com base no seu planejamento.

Por que? Não sabemos a realidade de cada criança, em alguns casos os pais podem não dar o suporte para solução dos problemas e esse aluno vai deixar de fazer. Em outros, eles não têm tempo para ajudar em tarefas longas, e até mesmo podem não ser alfabetizados.

Deixe para fazer a correção das tarefas em grupo, todos juntos para conseguir tirar algumas dúvidas. Mas vale dizer que eles ainda são muito pequenos, em torno de 5 anos, e tendem a ser mais dispersos.

Procure deixar a aula leve, colocando a carteira em círculos se preocupando menos com as falas e entendendo que esse processo é muito novo para os alunos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 64

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile