Atividades de Alfabetização Infantil: Para Imprimir, Questões

Você é professor e busca uma maneira didática de ensinar seus alunos? Então, veio ao lugar certo! Disponibilizamos as melhores atividades de alfabetização infantil. Prontas para imprimir, e com questões que irão desenvolver o aprendizado, as atividades de alfabetização infantil você encontra aqui neste post, confira:

Atividades de Alfabetização Infantil

Alfabetização: o início do conhecimento

A alfabetização infantil é o primeiro contato que a criança tem com as letras, números e práticas sociais. Para alguns educadores, alfabetizar é quando o aluno aprende a ler e escrever, já para outros, o processo vai além disso.

Para ser alfabetizado é preciso, muito além do conhecimento e identificação de letras e números, mas sim, também saber interpretá-los e se expressar através da escrita.

O papel dos professores é fundamental para construir na criança esses conhecimentos. Como professor, ensinar só o que pedem os livros já deixou de ser a única opção.

Os educadores observaram que a construção do conhecimento, principalmente para as crianças, requer todo um processo de ensino, mas também de auxílio tanto no meio escolar como em seus lares.

As famílias também são os responsáveis por este processo de alfabetização, dando todo o suporte que a criança necessita para desenvolver-se. Como sabemos, o que é estudado em sala de aula deve ser aprimorado também em casa, e para isso os professores devem  contar com o auxílio da família.

Para facilitar essa interação, fazer atividades de alfabetização infantil para o aluno praticar em casa, são um dos melhores meios de integrar essa relação entre família e escola. Confira a seguir as atividades que vão desenvolver isso em  seus alunos, facilitando o aprendizado e conhecimento.

Atividades de Alfabetização Infantil

Para os alunos que estão conhecendo agora o universo da escola, e estão aprendendo cada letrinha, as atividades de alfabetização infantil, são uma das melhores didáticas para desenvolver a capacidade do aluno.

Confira a seguir as imagens que pode te trazer inspiração sobre como trabalhar com o desenvolvimento de suas crianças para com as letrinhas!

✓ Se inspire melhor:

  • Vogais A E I O U letras escrever copiar recortar colar

  • Aprendendo a desenhar pintar colorir copiar

  • Alfabeto copiar letras escrever seu nome

  • Quantas letras objetos palavras copiar escrever

  • Escrever nomes objetos palavras primeira letra última letra.

Atividades de pontilhados para Alfabetização Infantil

Com os pontilhados, a coordenação motora dos seus alunos ficará bem mais desenvolvida. Assim, eles podem caprichar na hora de aprender a escrever as letrinhas.

Esses modelos podem ser ideais para aquelas crianças que estão aprendendo agora, os formatos das letras. Com a prática nas atividades infantis para alfabetização, todos podem ter um avanço maior!

✓ Veja mais modelos de atividades:

Lembre-se que, quanto mais você estimular os resultados, mais a criança poderá está se dedicando para melhorar. Não faça todos esses esforços se tornarem uma obrigação, mais um prazer e principalmente uma diversão, como aprender brincando!

Uma boa dica, é acompanhar bem de perto, as crianças que estão fazendo essas atividades. Encontrar quais suas dificuldades pode ajudar onde avançar.

Dessa forma, utilizar as atividades de alfabetização Infantil de forma mais variada, auxilia no crescimento. Comece com as mais fáceis, mais onduladas. Em seguida, escolha mais formatos, como os que temos a seguir!

Não se esqueça de mostrar as semelhanças entre as letras e palavras. Isso poderá fazer com que as atividades para sala de aula infantil, se tornem ainda mais construtivas. Capriche nas ideias!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile