Atividades de Coordenação Motora Infantil: Atividades para Imprimir

Aplicada em sala de aula, ou como um reforço em casa, as atividades de coordenação motora infantil são muito importantes. A finalidade é que a criança tenha mais capricho na letra, controle a força no lápis e conheça melhor as letras, números e formas. As atividades de coordenação motora infantil devem ser aplicadas aos alunos das fases iniciais e todos aqueles que possuem algum tipo de dificuldade nesse sentido.

Atividades de coordenação motora infantil com formas

Dentro do planejamento da educação infantil, existe uma lista de conteúdos que os alunos devem assimilar antes de iniciar o 1° ano do ensino fundamental.

E uma dessas questões mais básicas são as formas, linha reta, curvas, quadro, triângulo, bola e etc. As atividades de coordenação motora infantil com formas, além de introduzir esse assunto ajuda os alunos a descobrir os desenhos.

As atividades de coordenação motora ativam a capacidade do cérebro de controlar movimentos, músculos e articulações. Por isso são tão importantes e devem fazer parte da pasta dos trabalhos infantis.

✓ Veja mais atividades, como:

A fim de que a atividade seja ainda mais valiosa, trazer conteúdos relacionados a formas é bem interessante. Use alguns exemplos, afinal tudo o que está a nossa volta tem algum formato.

 

Mostre para as crianças os nomes de cada uma dessas formas, até mesmo para que durante a atividade elas saibam o que estão desenhando e qual a finalidade do trabalho.

O processo de aprender a seguir uma linha também está ligado ao setor cognitivo do corpo. Logo, tem total relação com a saúde e bem estar da criança.

Inclusive é possível identificar deficiências, patologias e restrições em alunos que não conseguem cumprir com a atividade proposta.

Caso note que seu aluno não respeita as linhas, não consegue segurar o lápis, tem dificuldade em fazer exercícios de repetição e não se concentra, procure os pais para uma conversa.

Atividades de coordenação motora infantil com letras

Nem todas as crianças conseguirão iniciar o 1° ano do ensino fundamental lendo e escrevendo. E isso não é considerado um problema, já que cada pessoa possui um tempo diferente de entendimento e de aprendizado.

✓ Se inspire ainda mais para as datas comemorativas, veja:

Ainda assim, esses alunos devem pelo menos conhecer as letras e saber desenhá-las. As atividades de coordenação motora infantil com letras pode ajudar nesse trabalho.

O conteúdo também é interessante para auxiliar os alunos que não têm noção de tamanho, espaço e que precisam aprender a respeitar as linhas.

Em casos mais específicos, aconselhe os pais a fazer a compra de um caderno de caligrafia, aqueles com linhas bem definidas. Por boa vontade, passe exercícios para casa que possam ajudar a criança a criar costume e escrever melhor.

Como o nível de aprendizagem dentro de uma mesma turma pode ser bem diferente, essas atividades também podem servir para crianças de séries do Ensino Fundamental.

Dependendo do desempenho do aluno e da sua prática em desenhar as letras. Os exercícios desse artigo priorizam as letras de forma, mas se achar necessário traga atividades mais complexas, com letra cursiva.

Atividades de coordenação motora infantil com número

Assim como as letras, os números também devem ser de conhecimento das crianças. Na educação infantil os alunos devem saber contar pelo menos até 20. Nesses casos, as atividades de coordenação motora infantil com número são um complemento do conteúdo. Fazendo com que além de identificar, os alunos sabem escrever.

Não basta reconhecer e escrever o número, as crianças precisam ter noção de quantidade. Esse é um conteúdo que deve ser trabalhado em sala de aula.

Use exemplos de fácil assimilação, por exemplo: a quantidade de lápis, borrachas, giz e até mesmo de alunos.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 12

Atividades de Coordenação Motora Infantil: Atividades para Imprimir