Atividades Dia das Crianças: 30 Atividades e Brincadeiras

A produção de atividades dia das crianças deve ser pensada pelo professor com o intuito de unir o aprendizado e a forma lúdica de ensinar. Trazendo comemorações voltadas às crianças, mas também explorando conteúdos disciplinares. Nas atividades dia das crianças invista em leitura, escrita, jogos, brincadeiras e formas mais fáceis de resolver os exercícios.

Atividades dia das crianças para imprimir

Em algumas escolas, a data comemorativa do dia das crianças não está inclusa no planejamento educacional. Isso significa que fica a critério do professor criar conteúdos dentro do tema.

Normalmente, a semana que antecede a data é mais volta a comemorações e brincadeiras.

Por isso, as atividades dia das crianças para imprimir não devem ter um grau de complexidade muito alto. Mas servem para combinar o ensino com um assunto descontraído.

A pintura, encontro de palavras, escrita de frases e bate papo entre as crianças devem ser conteúdos trabalhados durante a data.

✓ Confira mais inspirações:

Busque introduzir o tema falando sobre a criação da comemoração, questione os alunos sobre os seus gostos e deixe que eles participem de aula.

Durante a apresentação dessas atividades, a proposta é trabalhar criatividade, habilidades, cores, formas, coordenação motora, trabalho em grupo e compartilhamento de ideias.

Para que a aula fique mais divertida, separe as crianças em grupos de 3 a 4 alunos. Permita que dividam os materiais e aprendam a trabalhar juntos.

Os exercícios de escrita e leitura podem ser feitos em duplas, ou resolvidos parcialmente na lousa com a ajuda de toda a turma.

Atividades dia das crianças com lembrancinhas

Já pensou trazer atividades que as crianças possam transformar em uma lembrancinha para levar para casa? Essa é a ideia das atividades dia das crianças com lembrancinhas.

✓ Veja também, outras opções de desenhos bíblicos para colorir

Use sua criatividade, explore a criação das crianças com cartões, desenhos e recortes. Talvez seja necessário desembolsar um valor pequeno para a compra de bala, pirulito e doces. Converse com a direção da escola ou conte com a ajuda dos pais.

Outro ponto legal é combinar esse tema com desenhos que são de gostos da sua turma. Por exemplo, para o 1° ano traga referências de atividades ligadas a Galinha Pintadinha, Mickey e Minnie e Patati Patatá. Como a pintura de ilustração, ou exercícios após exibição de um filme.

As crianças maiores, do 4° ao 5° ano podem preferir algo relacionado a jogos eletrônicos, séries infantis e temas livres como pipa e unicórnio.

Busque um planejamento de pelo menos 15 dias antes da aplicação da atividade. Assim você terá o tempo ideal para verificar se tem o material que precisa. Avisar as crianças e os pais caso precise de algum material vindo de casa e etc.

Planejamento de atividades dia das crianças com jogos e brincadeiras

A semana do dia das crianças pode ser recheada de brincadeiras e atividades mais lúdicas. Pensando em distrair os alunos e presenteá-los com aulas dinâmicas e descontraídas.

Para mostrar as ideias, o planejamento de atividades dia das crianças com jogos e brincadeiras traz inspirações para os cinco dias da semana. Adapte conforme as condições da escola que atua e converse com os outros professores para que todos possam participar.

  • Dia 1: Campeonato Interclasse – proponha jogos esportivos como queimada, futebol e vôlei com uma competição entre as turmas;

  • Dia 2: Festa a Fantasia – as crianças poderão participar da aula vestidas com uma fantasia de sua preferência;

  • Dia 3: Brincadeira de Rua – os alunos podem trazer jogos e brinquedos para brincar em turma. Como: xadrez, pião, bola, boneca. Permita brincadeira com corda, elástico, carrinho e etc;

  • Dia 4: Dança e música – neste dia a turma pode se divertir com som, música e danças coreografas pela professora. A playlist pode ser escolhida pelas crianças;

  • Dia 5: Dia do Brinquedo – as crianças poderão levar para escola seus brinquedos favoritas e brincar no intervalo e no fim da aula.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile