Categorias: Atividades

Atividades para Educação Infantil: 50 Brincadeiras para Ensinar

As atividades para Educação Infantil com aulas práticas são muito importantes. Durante esse período os alunos vão aprender a compartilhar, trabalhar em grupo, respeitar o colega e se posicionar. Deixar as atividades para Educação Infantil mais legais é uma forma de ter sucesso em suas aulas. As crianças vão querer participar, os tímidos conseguem se soltar e a turma vai se conhecer melhor.

Atividades para Educação Infantil em grupo

A partir de agora você vai conhecer algumas ideias de brincadeiras, jogos e aulas diferentes para ensinar seus alunos um outro lado do aprendizado.

As atividades para Educação Infantil em grupo, por exemplo, servem como um método de inclusão e de compartilhamento entre as crianças. Forme grupos menores de 3 ou 4 alunos, e ajude os pequenos a criarem laços de amizade.

  • Bola por cima, bola por baixo: tem como objetivo estimular a coordenação motora, agilidade e trabalho em equipe. Indicado para crianças a partir dos 4 anos.

Divida a turma em dois grupos, e crie duas filas indianas. O primeiro aluno de cada fileira deve pegar a bola e passar para a criança que está atrás dele. A passagem deve ser feita por cima da cabeça, em ordem uma criança vai passando para outra.

Quando chegar no último aluno, este deve correr para frente da fila. Quem terminar primeiro ganha. Na rodada seguinte a bola deve ser passada por debaixo das pernas.

  • Brincando com bambolê: tem como objetivo exercitar o equilíbrio do corpo, coordenação motora e respeito de espaço. Indicado para crianças acima de 3 anos;

Nessa brincadeira, a ideia é dar um bambolê para cada criança. Coloque uma música para animar e enquanto o som toca as crianças devem rebolar com o bambolê na cintura.

✓ Veja mais atividades para você:

Depois, a professora pode colocar o bambolê no chão e pedir que os alunos pulem para dentro e fora do arco. Que rodem usando os braços e as pernas. E assim por diante.

  • Corre cotia: tem como objetivo estimular a velocidade, confiança e fala. Indicado para crianças com mais de 3 anos;

Peça que a turma sente em roda e tape os olhos. Enquanto isso, um aluno com um objeto na mão deve andar em volta das outras crianças. As crianças iniciam a cantoria e o aluno que está de pé coloca o objeto nas costas de um colega que está sentado.

No fim da música, aquele que tem o objeto em suas costas deve correr para pegar o colega que está em pé. Se conseguir, continua sentado. Se o colega sentar em seu lugar, ele deve rodar em volta da turma e recomeçar a brincadeira.

A música é: “Corre cotia na casa tia, corre cipó na casa da vó. Lencinho na mão caiu no chão, moça bonita do meu coração.”

  • Roda roda: tem como objetivo trabalhar a confiança em grupo, coordenação motora e os lados direito e esquerdo. Indicado para crianças com mais de 2 anos.

Coloque os alunos em círculo, dando as mãos. Gire para um lado enquanto canta a música: “Roda, roda, roda. Pé, pé, pé. Roda, roda, roda, caranguejo peixe é!”. No fim da música todos devem se agachar no chão. Inicie novamente a cantoria girando para o lado oposto.

Atividades para Educação Infantil com artes

Uma das disciplinas mais queridas pelos alunos são as atividades para Educação Infantil com artes. Estimular o lado artístico da criança é um método bem interessante para trabalhar criatividade, escolha de cores, identificação de formas, conhecer texturas e etc. Use sua imaginação para trazer brincadeiras dentro dese contexto.

Atividades para Educação Infantil com música

Ainda trazendo ideias para deixar a aula mais divertida e participativa, criar atividades para Educação Infantil com música é uma forma bem lúdica de trabalhar.

✓ Querendo mais opções específicas? Confira:

Veja algumas cantigas que podem ser inclusas no seu planejamento.

  • Pop Pop – Patati Patatá: ensina colocações, como frente e lado. E reforça o nome de partes do corpo, como o pé, cabeça e mão;

  • Cinco patinhos – Xuxa: trabalha a contagem de números e a quantificação;

  • Formiguinha – Galinha Pintadinha: indica os membros do corpo humano;

  • Animais – Yasmin Veríssimo: trata sobre os sons e as espécies de animais;

  • Magia das Cores – Mundo Bita: aprendendo as cores e assimilando com objetos, animais e alimentos.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.9
Total de Votos: 11

Atividades para Educação Infantil: 50 Brincadeiras para Ensinar
Compartilhe

Últimas Notícias

  • Atividades

Atividades de Ortografia: Fundamental e Infantil

Ensinar regras e sons da língua portuguesa é uma tarefa imprescindível. Por isso hoje, os professores terão acesso a um…

3 meses ago
  • Desenhos e Lembracinhas

Lembrancinhas de Natal: + 60 Fotos, Ideias e Passo a Passo

No fim do ano mais um ciclo se encerra. Na maioria das escolas é comum que os professores e a…

3 meses ago
  • Atividades

Atividades Halloween para Pequenos: 15 Ideias Criativas

Algumas datas e comemorações podem ser usadas dentro do planejamento escolar. É o que acontece com as atividades Halloween para…

3 meses ago
  • Atividades

Atividades Dia das Crianças: 30 Atividades e Brincadeiras

A produção de atividades dia das crianças deve ser pensada pelo professor com o intuito de unir o aprendizado e…

3 meses ago
  • Atividades

Atividades de Coordenação Motora Infantil: Atividades para Imprimir

Aplicada em sala de aula, ou como um reforço em casa, as atividades de coordenação motora infantil são muito importantes.…

4 meses ago
  • Atividades

Atividade de volta às aulas: 25 Atividades Início das Aulas

Depois do ressesso, ou das férias de verão, as crianças retornam para a sala de aula um pouco desacostumadas com…

4 meses ago