Atividades para EJA: Atividades Variadas, Leitura e Escrita

As atividades para EJA seguem o mesmo padrão do que é aplicado para alunos do tempo comum. Considerando que esses jovens e adultos não têm histórico anterior de conhecimento sobre o assunto. Em algumas escolas, as atividades para EJA devem ser aplicadas para estudantes de diferentes séries, mas que estão na mesma turma.

Atividades para EJA

Atividades para EJA

Atividade para EJA de alfabetização

Em muitas cidades do país o maior índice de turmas do EJA é para os anos inicias. As séries do Ensino Fundamental ciclo I, do 1° ao 5 ano. Para esses casos, muitos alunos vêm sem nenhuma noção de escrita e leitura e precisam contar com atividade para EJA de alfabetização.

O indicado é aplicar essas tarefas para os estudos do primeiro ao terceiro ano, pois nas séries seguintes eles precisam estar totalmente alfabetizados.

Atividade para EJA de alfabetização

Embora pareçam muito infantis, as atividades devem ser o mais didáticas possíveis. Esse pode ser o primeiro contato do estudante com as letras, palavras, frases e textos. Por isso, alguns exercícios devem estar relacionados com o cotidiano do aluno.

✓ Veja mais atividades de alfabeto pontilhado para colorir

Por exemplo a atividade abaixo que traz o nome dos times de futebol mais conhecidos. Ou ainda, passar um ditado com palavras que tenham relação com o cotidiano. Como: cebola, banana, feira, bola, trabalho, almoço, cachorro, gato, verduras e etc.  

É interessante lembrar que os seus alunos do EJA devem ser tratados como as crianças, no quesito de conteúdos e formas de alfabetização. O que difere é a forma como se comportam, os métodos que vai utilizar para disciplina e familiarização com os estudantes.

✓ Se planeja ainda, com atividades para ensinar as horas 

E acredite, a relação do professor com os jovens e adultos pode ser ainda melhor do que com as crianças. Porque podem conversar de uma forma diferente, mas sempre lembrando do respeito entre estudante e docente.


Atividades para EJA de ortografia

Independente da série, muitas pessoas têm dificuldade em lidar com as regras para escrita. As atividades para EJA de ortografia podem ajudar nessa situação.

✓ Complemente também, com as atividades de caligrafia

No Ensino Fundamental ciclo II, do 6° ao 9° ano, e para as séries do Ensino Médio, a Língua Portuguesa e a Literatura são disciplinas inclusas na grade de conteúdos.

No entanto, a ortografia deve ser aplicada desde os anos iniciais, evitando falhas e dificuldades de aprendizagem.

Nos dias de hoje é comum perceber a dificuldade que muitas pessoas têm em escrever corretamente. Por isso, caso avalie e perceba que os seus alunos sofrem com esse problema, o indicado é trazer atividades que possam ensiná-los as regras mais comuns.

Retome conteúdos como a ordem de escrita do M e N, a separação de sílabas e o som do Q. São conteúdos que vez e outra devem ser trabalhados, com a finalidade de não ser esquecidos pelos alunos.

Você pode contar com mais participação da turma trazendo tarefas que deixem todos entrosados. Como o ditado, atividades em grupo, discussão de regras, textos atuais e jogos.


Atividades para EJA com leitura e interpretação de texto

Outra situação que se mostra uma dificuldade muito grande dos brasileiros é a interpretação de texto. A interpretação é válida para problemas matemáticos, textos históricos e literatura em geral.

Abaixo estão algumas ideias de atividades para EJA com leitura e interpretação de texto. Servindo principalmente para os estudantes dos anos iniciais, como o Ensino Fundamental do primeiro ciclo.

modelos de atividades

Para aderir melhor os conteúdos trazer exercícios de repetição é importante. Não que a ideia seja fazer com que seus alunos decorem as regras, mas ajuda para que eles compreendam de verdade o assunto. As avaliações são muito válidas nesses casos.

Atividades para EJA

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 5

Atividades para EJA: Atividades Variadas, Leitura e Escrita