Atividades sobre Meio Ambiente: Educação Infantil (IMPRIMIR)

Todos os conteúdos aplicados às criança são importantes. Embora complexos, podem ser divertidos. As atividades sobre o meio ambiente, por exemplo, englobam várias questões. E para que não sejam de nível difícil, a dica é buscar por atividades sobre o meio ambiente com desenhos, jogos e explicações bem detalhadas.

Atividades sobre Meio Ambiente

Atividades sobre meio ambiente Educação Infantil

Os alunos da Educação Infantil têm pouco conhecimento sobre letras e a maioria não sabe formar palavras. Por isso, as atividades sobre meio ambiente Educação Infantil devem ser voltadas a pintura, desenho e expressão dessas crianças.

✓ Veja ainda as novidades em:

Traga referências, como: azul é a cor do mar, verde é a cor da folha, amarelo é a cor do girassol e etc. Ajudando a fazer assimilação entre as cores e as partes do meio ambiente.

Não basta aplicar a atividade de pintura ou reconhecimento de figuras, os alunos precisam saber o que estão fazendo e sobre qual conteúdo a professora trabalha aquela tarefa. Por isso, introduza a aula falando sobre a natureza, planeta terra, lixo, animais e todos os elementos que compõem o meio ambiente.

✓ Conheça mais atividades:

Além das cores, o professor também pode aproveitar a ocasião para trabalhar as formas, texturas e formatos. Uma dica é levar para sala de aula sementes, plantas e demais grãos que compõem a natureza.

Nessa situação, fale sobre a fecundação da terra, nascimento das flores e frutos. Mas como se trata de crianças, fique sempre de olho em relação ao que vão fazer com os grãos, podendo colocar na boca ou nariz.

Para deixar a aula mais divertida, comece levando a turma para fora da sala de aula. E faça com que reflitam sobre tudo o que forma o meio ambiente.

Se a escola tiver um pátio com árvores, ótimo! Caso contrário, foque em conversar sobre o céu, pássaros e até mesmo sobre a água.


Atividades sobre o meio ambiente Ensino Fundamental

Considerando que as crianças do Ensino Fundamental podem desenvolver atividades com grau de maior complexidade, explore o conteúdo em disciplinas como língua portuguesa, ciências e até mesmo matemática.

Veja algumas opções de atividades sobre o meio ambiente Ensino Fundamental bem interessantes e que podem ser trabalhadas em diferentes séries.

As atividades podem servir como um reforço para o conteúdo proposto ou como apresentação do tema. Em todo caso, o professor deve ensinar o básico do assunto antes de pedir que os alunos realizem qualquer tarefa.

Esta é a forma mais justa de avaliar seus alunos, sabendo que introduziu um assunto antes que eles realizassem a atividade proposta.

Algumas atividades trabalham a alfabetização e outras priorizam o conhecimento em ciências. Esses conteúdos são super importantes e não podem ser dispensados do planejamento escolar.

Caso perceba que algumas crianças têm dificuldade em aderir o assunto, traga exemplos fáceis e de familiarização. Por exemplo, questionando como é feita a coleta de lixo em casa, conversando sobre a separação dos recicláveis e desenhando na lousa o ciclo da água.


Ideias de atividades práticas sobre o meio ambiente

Algumas turmas gostam mais de colocar a mão na massa. Se os seus alunos se caracterizam como crianças ativas e que gostam de pintura, colagem e artesanato, invista nisso.

As ideias de atividades práticas sobre o meio ambiente mostram formas bem interessantes de criar uma aula divertida e que não foge do conteúdo.

Faça uma amostra e exposição do que foi desenvolvido em aula, chame os pais ou alunos de outras séries para conhecer o projeto. Não precisa ser nada grandioso, mas algo que desperte o empenho das crianças. Acredite, essa é a forma mais gostosa de ensinar e de aprender.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 22

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile