Ideias de Avaliações de Ciências para o 4° Ano (IMPRIMIR)

As ideias de avaliações de Ciências para o 4° Ano são muitas. Os professores precisam ser criativos para criarem e desenvolverem boas avaliações. Para te ajudar, veja abaixo algumas ideias de avaliações de Ciências para o 4° Ano. 

Ideias de avaliações de Ciências para o 4° Ano

Ideias de avaliações de Ciências para o 4° Ano

Todos os anos os professores passam pelo mesmo dilema e sempre se perguntam: como fazer avaliações criativas para o 4º ano?

Se isso acontece com você, não se desespere. Isso é normal, já que os alunos precisam ser avaliados a cada semestre e as ideias de avaliações de Ciências para o 4° Ano, as vezes somem da nossa cabeça.

Abaixo, colocamos algumas ideias que podem ajudar. Você pode começar a avaliação utilizando questões sobre o nosso planeta terra.

As questões podem ser em forma de múltipla escolha, ou exercícios de ligação, palavras-cruzadas, entre outras. Veja alguns modelos a seguir:

Utilize os planetas como a Terra, Saturno, Mercúrio, entre outros, nas avaliações. As crianças vão aprender de forma rápida e a criatividade será aflorada.

Outra ideia de avaliações de Ciências para o 4° Ano, é utilizar o meio ambiente, os seres vivos, os estados físicos da água, entre outros assuntos.

Falar sobre esses assuntos com as crianças é muito gratificante. Elas amam abordam assuntos que tem relação com todos animais e plantas.

Com esse tipo de exercícios conseguimos atrair as crianças para as questões. Por ser um assunto que elas gostam, as avaliações acontecem de forma natural e sem estresse.

✓ Veja mais modelos de avaliações:

No exemplo acimo podemos assuntos como:

  • Diferentes tipos de solo;
  • Plantações;
  • Como preparar o solo;
  • Entre outros.

Esses assuntos devem fazer parte da vida das crianças, mesmo para aquelas que vivem em grandes cidades. Elas precisam saber como funciona o trabalho no campo.

Com isso, elas darão mais valor ao trabalho rural. E nós professores, vamos conseguir saber como anda o desenvolvimento acadêmico do aluno.

Ideias de avaliações de Ciências para o 4° Ano sobre o corpo humano não faltam. Incluir esse assunto nas avaliações é excelente para o desenvolvimento dos alunos.

Eles vão conseguir se auto conhecer, sabendo como é o funcionamento dos órgãos e sabendo também para que serve cada um deles.

✓ Confira mais atividades:

Esse tipo de avaliação é talvez a mais usada na disciplina de Ciências. Use e abuse do tema, não tenha medo de incluir os órgãos humano nas avaliações.

Veja a seguir alguns exemplos de como utilizar o tema nas avaliações.

Dicas de avaliações de Ciências para imprimir

Na internet encontramos muitas ideias de avaliações de Ciências para o 4° Ano para imprimir. Você pode guardar todas as ideias e ir imprimindo aos poucos, conforme forem sendo utilizadas.

Reserve um dia da semana para a aplicação da prova de Ciências. Deixe os alunos calmos e sem estresse, para que a avaliação aconteça de forma tranquila e sem maiores problemas.

Deixe claro para os alunos que as avaliações são simples, e o conteúdo é apenas do que já aprenderam em sala de aula.

Lembrando que as avaliações acontecem a cada semestre como forma dos próprios professores descobrirem, como anda o desenvolvimento de cada aluno. É importante essa avaliação acontecer de forma natural e sem burocracia.

Lembrando que se você tiver mais ideias de avaliações de Ciências para o 4° Ano também pode compartilhar conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 41

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile