Ideias de Avaliações de Matemática para o 3° Ano, IMPRIMIR

Após semanas de planejamento escolar, chegou o momento de pensar em ideias de avaliações de matemática para o 3° ano. É por meio da prova que o professor vai conseguir identificar quais as dificuldades das crianças e o que eles conseguiram entender até ali. As ideias de avaliações de matemática para o 3° ano podem ser ótimas  para montar o diagnóstico dos pequenos.

Ideias de Avaliações de Matemática para o 3° Ano

Ideias de Avaliações de Matemática para o 3° Ano

Para a montagem de uma boa prova é preciso reunir todo o conteúdo que foi trabalhado até o fim do bimestre, selecionar as principais pautas e inserir nas ideias de avaliações de matemática para o 3° ano.

O interessante é trazer um conjunto de atividades de matemática 3° ano para imprimir, e criar uma prova com capa, começo, meio e fim. Para isso, trouxemos alguns exercícios que podem fazer parte dessa coleção.

Avisar a família sobre a chegada da semana de prova é muito bom, assim eles podem ajudar os pequenos a estudarem para o dia da avaliação. Focando individualmente nos itens que mais têm dificuldades.

Claro que tudo depende da comunidade que trabalha, é o que popularmente chamamos de público da escola. Se a família for participativa, bem estruturada e tiver conhecimento para ajudar, ótimo!

Caso contrário, o próprio professor pode anteceder a semana de prova com alguns simulados, exercícios reforçando os conteúdos e aproveitando para tirar todas as dúvidas das crianças.

Dicas para Avaliações de Matemática para o 3° Ano

Essas ideias de avaliação de matemática 3° ano para imprimir podem fazer parte da sua prova, desde que os alunos já tenham alcançado conhecimento suficiente para resolver as questões.

Imprima as folhas e adapte como desejar, passe como uma pré prova, durante ou após as correções para reforçar o assunto. Nosso papel é dar dicas sobre como essas ideias podem ser aplicadas, mas só você sabe como funciona sua turma.

A palavra avaliação é algo que deixa os alunos intimidados, mas não precisa ser assim. Converse com a turma sobre o objetivo do processo, e tire do pensamento dos pequenos que esse é um método para avaliar a capacidade de cada um.

Modelos de Avaliações de Matemática para o 3° Ano

O nível de complexidade dos exercícios vai depender do bimestre em que está, no início do ano o legal é trabalhar o que eles aprenderam da série anterior. Identificando quais alunos conseguiram acompanhar e quais têm dificuldades.

✓ Se inspire com mais ideias:

Conforme passam os meses, traga novos conteúdos ou temas mais profundos. Por exemplo, adição e subtração com centenas. Contagem de números na casa do milhar, multiplicação, divisão de milhar e etc.

Trazer atividades mais lúdicas, com desenhos, cores e incrementações, não é ruim. Mas, as crianças precisam de concentração e devem saber que este é um momento de se dedicar aos exercícios.

Tudo bem deixar que pintem as imagens, mas oriente que façam isso depois que toda a prova esteja totalmente feita. Para que relaxem um pouco e tirem essa tensão de dia da avaliação de matemática 3° ano.

Vai ser durante a correção que o professor vai identificar o que as crianças conseguiram aprender até ali. Se grande parte da classe errou o mesmo exercício ou o mesmo conteúdo, tem algo errado.

✓ Veja mais atividades para aplicar em sala de aula:

É hora de refletir sobre isso, e voltar a trabalhar sobre o tema, pois possivelmente ele não foi assimilado pelos alunos. Claro que também é preciso considerar a dedicação, disciplina e comportamento das crianças durante a aplicação da avaliação de matemática 3° ano.

Para evitar que os alunos fiquem com notas ruins, o que acha de trazer uma prova de recuperação? Converse com os pais dessas crianças e apresente sua ideia, planeje o dia para aplicação da nova avaliação de matemática 3° ano e dê todo suporte necessário para que as dúvidas sejam esclarecidas.

Veja também, ideias de Avaliações de Matemática para o 2° Ano!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 86

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile