Alfabeto Lettering: Aprenda a Fazer! Melhores Ideias e Tutoriais

Você sabe o que é o alfabeto lettering? Ele é a arte de fazer letras artísticas, ou a arte de desenhar letras. Essa arte está cada vez mais famosa e conhecida por conta dos designers. Mas, como aprender essa técnica tão linda. Veja como fazer o alfabeto lettering a seguir!

Alfabeto Lettering

Alfabeto Lettering

Não temos dúvidas de que a arte de fazer letras lettering é realmente linda. Muitas pessoas utilizam essa técnica como meio de ganhar dinheiro, fazendo trabalhas manuais como: escrita em convites, escrita para designers, escrita para menus, entre outros.

Quem está nesse ramo sabe que é muito importante manter um treinamento adequado e não parar de aprender nunca.

Isso porque as técnicas estão mudando a cada dia e se você não se aprimorar, pode ficar para trás. Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como fazer o alfabeto lettering. 


Aprenda a fazer o Alfabeto Lettering

Separamos algumas dicas para que você tenha um melhor desempenho na hora de fazer o alfabeto lettering completo.

Veja que com pequenos truques, você consegue melhores resultados na hora de fazer a sua arte nas letras. Acompanhe com atenção.

1 – Escolha a caneta certa

Para que você se sai bem nessa técnica de escrita, você vai precisar utilizar a caneta de lettering. Já que ela será sua única ferramenta de trabalho, ela deverá ser apropriada.

Mas, qual caneta utilizar? Você deve utilizar a caneta tipo pincel ou brush pen. Esse tipo de caneta contém ponta flexível, ela é de feltro ou mesmos sintético e em formato de cone, como um verdadeiro pincel.

Veja algumas delas abaixo:

✓ Saiba como fazer 125 desenhos Kawaii para seus filhos colorirem

2 – Conheça os termos técnicos da letra e das linhas guias

Outra maneira de fazer o alfabeto lettering é utilizando os termos técnicos da letra e também das linhas que são os guias para a escrita.

Por isso, você precisa conhecer esses termos. Alguns deles são:

  • Altura X: essa é a altura que vai da linha base até a linha média das letras minúsculas;
  • Olho: é o espaço em branco, que se forma por uma letra totalmente fechada, como a letra “O”;
  • Loop: curvas tipo espiral que podemos fazer em algumas partes das letras;
  • Ascendente: parte da letra fica acima da linha media;
  • Descendente: parte da letra fica abaixo da linha base;
  • Entre outros termos.

3 – Como segurar a brush pen

Outro truque que faz toda a diferença na sua escrita é a maneira como você segura a brush pen, ou a sua caneta. Você precisa segurar a caneta próxima à ponta.

Assim, você vai conseguir mais firmeza e segurança ao escrever. Outra dica é deitá-la em uma angulação de 45º do papel para fazer a forma correta de alfabeto lettering.

Isso te ajuda a fazer os traços grossos e finos com mais facilidade. Lembre-se que essa caneta é fundamental para que as letras saiam perfeitamente desenhadas.

✓ Confira mais dicas de atividades para crianças:


Veja as melhores ideias e tutoriais do alfabeto lettering

Uma forma bem bacana de aprender a como fazer o alfabeto lettering é vendo tutoriais no Youtube. Por meio desses tutoriais você consegue ver na prática, como os profissionais já estão fazendo suas letras.

Aproveite esses vídeos e veja como fazer as letras do alfabeto completo. Depois, aos poucos vai fazendo frases maiores e enfim lindos textos.

Vamos estar sempre atualizando as informações sobre o alfabeto lettering. Mas, vamos deixar você com tutoriais incríveis e aprenda como utilizar essa técnica profissionalmente ou apenas como um hobby.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile