Atividades Folclore para Imprimir: 70 Atividades para Imprimir

O calendário escolar possuí várias datas comemorativas e que devem ser trabalhadas dentro da sala de aula. Como atividades folclore para imprimir que devem ensinar aos alunos quais os significados da festa brasileira. As opções a seguir trazem atividades folclore para imprimir que podem ser trabalhadas em projetos individuais, ou dentro de disciplinas como língua portuguesa e artes.

Atividades Folclore para Imprimir

Atividades folclore Educação Infantil para imprimir

As crianças menores não têm conhecimento básico para desenvolver atividades de leitura, interpretação de textos, caça palavras e etc.

Mas, com atividades folclore Educação Infantil para imprimir a missão é instigar a criatividade do aluno, permitir que ele conheça as histórias e lendas, e deixá-lo o mais próximo desse contexto comemorativo. Ler livros e mostrar desenhos para toda turma pode ajudar na assimilação do conteúdo.

As atividades apresentadas têm como objetivo trabalhar a identificação de cores, tamanhos, caligrafia, reconhecimento de letras e aprendizagem sobre a cultura brasileira.

➟ Conheça as melhores atividades para EJA

Para introduzir o assunto, faça uma leitura aberta com os pequenos e apresente cada um dos personagens mais relevantes do folclore. Discuta com as crianças quais são as características mais expressivas de cada uma dessas figuras, por exemplo, a perna do Saci, beleza da Iara e etc.


O projeto do folclore para a Educação Infantil ainda pode incluir o teatro de fantoches, exibição de filmes e a leitura de desenhos.

Atividades folclore de leitura para imprimir 2020

As atividades folclore de leitura para imprimir 2020, incluem trabalhos de ditado, caça palavras, identificação de letras e interpretação de textos. Além, é claro, de promover o interesse na leitura de textos informáticos.

➟ Escolha mais atividades para ensinar as horas

Os exemplos abaixo podem ser aplicados para diferentes séries, desde que os alunos tenham conhecimento de sílabas e saibam reconhecer palavras e expressões.

A leitura ainda pode ser feita de forma compartilha, nesse momento os alunos aprenderão a respeitar o tempo de fala do colega. Além disso, o professor pode avaliar a compreensão da turma quanto a pontuação, como o funcionamento do ponto, vírgula e etc.

Depois do compartilhamento do texto, a classe ainda pode discutir sobre o que compreenderão e quais características do personagem mais gostaram.

O jogral abaixo é um exemplo bem bacana de leitura compartilhada. A professora pode ensaiar os alunos, dividindo a turma e apresentando o projeto nas outras séries.

Tornando a atividade mais interessante e trazendo o entrosamento de toda a escola para a data comemorativa.

Atividades folclore para colorir

Como foi dito, durante as aulas voltados ao tema do folclore brasileiro, algumas disciplinas serão priorizadas. Como língua portuguesa e educação artística.

A seguir, você tem uma série de atividades folclore para imprimir e colorir que podem servir para as aulas de artes. Para ficar mais divertido, permita o uso de glitter, lápis colorido, lantejoulas e demais acessórios que possam trazer cor para as tarefas.

Com as crianças, a professora pode montar um mural com as atividades coloridas. Fazer fotos enquanto os alunos pintam e conhecem o conteúdo, e colar no quadro para que a comunidade e restante dos estudantes conheçam o projeto que foi aplicado.

Para deixar ainda mais colorido, além dos materiais citados anteriormente, os alunos também podem usar retalhos de pano, pedaços de revista e aprender a fazer colagem, organizar desenhos e trabalhar em grupo.

A boneca Emília da atividade acima, pode ter seus cabelos feitos com lã. Quer dizer, há muitas opções de deixar as atividades mais divertidas e trazer mais participação dos alunos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 73

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile