Atividades para Criança de 5 Anos: Ideias divertidas e didáticas (PDF)

Prestes a entrar no Ensino Fundamental, a criança de 5 anos já precisa estar bem adaptada às atividades didáticas, para que não tenha dificuldades em sua alfabetização, e para que você prepare seus alunos trouxemos algumas atividades para criança de 5 anos.

Imagem: Espaço Educar

A importância da Pré-Escola

Considerada opcional há pouco mais de uma década, a Pré-Escola tornou-se uma etapa escolar obrigatória através da Lei nº 12.796, que entrou em vigor em 2013, devido sua grande importância, tendo em vista que prepara as crianças para se alfabetizarem no Ensino Fundamental.

Após começarem a realizar algumas atividades didáticas na creche, as crianças de 4 e 5 anos começam a ser introduzidas no universo nas letras e dos números na Pré-Escola, para facilitar o aprendizado da matemática e alfabetização que vem na etapa seguinte.

Imagem: Coleção Amarelinha

Apesar de nesta fase ainda se manter o objetivo da Educação Infantil de promover o desenvolvimento integral da criança por meio da interação humana e a brincadeira, também é necessário a realização de mais atividades didáticas para que as crianças se habituem a realizá-las.

Imagem: Mestre do Saber

O que ensinar para crianças de 5 anos?

Assim como nos Ensinos Fundamental e Médio, a Educação Infantil tem seus objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que nesta etapa são divididos em cinco campos de experiências.

Cada campo foi formulado para que o aprendizado seja direcionado adequadamente para a etapa, fase e idade da criança, o campo do “O eu, o outro e o nós”, por exemplo, recomenda para crianças de cinco anos atividades que estimulem o desenvolvimento emocional e social.

Imagem: Saci

Enquanto o campo do “Corpo, gestos e movimentos” sugere que se realizem atividades de desenvolvimento criativo, artístico e motor e o campo “Traços, sons, cores e formas” indica atividades de desenvolvimento artístico e cognitivo.

E, por fim, os campos: Escuta, fala, pensamento e imaginação” e “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” orienta que as crianças dessa faixa etária realizem atividades voltadas a seu desenvolvimento cognitivo.

Imagem: I Educação

Atividades para criança de 5 anos

Aos cinco anos as crianças aprendem o alfabeto e algumas sílabas, e também são iniciadas na matemática, além de desenvolverem habilidades manuais e artísticas, veja algumas ideias de atividades para trabalhar isso:

Imagem: ABC Criativo

Com que letra?

Um dos maiores aprendizados aos cinco anos é o alfabeto, algo que precisa ser bem trabalhado, então vamos começar com uma atividade didática mais divertida chamada “Com que letra?”.

Esta atividade é bastante simples, basta imprimir uma folha com desenhos de objetos, animais, e/ou frutas e pedir que elas identifiquem a letra com que cada um começa e recorte de uma revista a letra para colá-la ao lado do desenho, desenvolvendo cognitivo e motor juntos.

Imagem: Mestre do Saber

Vamos contar uma história

Uma das atividades para crianças de 5 anos mais criativas que você pode realizar é fazer uma contação de história improvisada, na qual os alunos juntos criam uma história introduzindo algumas palavras aleatórias obrigatórias, desenvolvendo sua criatividade e cognitivo.

Para isso você só precisa colocar as crianças em roda e explicar que você iniciará uma história e eles darão sequência, com cada um contando uma parte, porém eles precisarão introduzir uma palavra em sua parte da história, que será sorteada em uma caixa cheia de palavras escritas em papéis.

Imagem: Saci

Bonequinho criativo

Falando em criatividade, também podemos desenvolvê-la de uma forma artística, criando um bonequinho criativo, entregando aos alunos uma folha de papel apenas com os contornos de um bonequinho desmontado.

Você deve orientar as crianças que elas podem colorir o bonequinho da maneira que acharem mais bonito, com lápis de cor ou giz de cera, e também podem decorá-lo com bolinhas de papel colorido, purpurina ou lantejoulas.

Imagem: Espaço Educar

Após o trabalho artístico, os alunos precisam recortar cada parte de seu boneco e montá-lo, colando cada parte em seu lugar, formando assim seu bonequinho criativo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile