Atividades para Ensinar as Horas: Brincadeiras e Jogos para Ensinar

Normalmente a partir do 2° ano do ensino fundamental as crianças passam a ter contato com atividades para ensinar as horas. Os professores planejam tarefas, leituras e brincadeiras que sirvam como atividades para ensinar as horas e que sejam de fácil entendimento. Vale lembrar que é interessante as crianças terem um conhecimento básico de matemática para maior compreensão do assunto!

Atividades para Ensinar as Horas
Atividades para Ensinar as Horas

Atividades para ensinar as horas para impressão

O conteúdo deve estar presente no planejamento da sua turma, por isso é inevitável trazer um assunto tão importante como o funcionamento do relógio.

✓ Veja ainda as atividades de caligrafia para imprimir

Quanto mais alunos compreenderem o ensinamento, maior é o índice de aprovação da tarefa. Veja abaixo algumas atividades para ensinar as horas para impressão que podem servir como referência.


Antes de iniciar as atividades práticas o ideal é mostrar para os alunos a fundamentação teórica. Quer dizer, trazer para eles explicações sobre:

  • Segundos;
  • Minutos;
  • Horas;
  • Qual a função do ponteiro maior;
  • Qual a função do ponteiro menor;
  • Relação entre segundos, minutos e horas;
  • Horas de um dia.

Dessa forma, os alunos saberão a base para ler as horas e definir as composições do tempo. Como explica a atividade abaixo.
Atividades para Ensinar as Horas

Para resolver a maior parte das atividades as crianças precisam saber quanto vale cada um dos números de 1 a 12. Automaticamente terão uma ideia sobre a tabuada do 5.

Inclusive, as tarefas relacionadas a leitura de horas são inclusas no planejamento da disciplina de matemática. Porque é necessário ter raciocínio lógico para compreensão do relógio.


Brincadeiras como atividades para ensinar as horas

Independente da idade dos alunos todas as brincadeiras como atividades para ensinar as horas serão bem vindas.

✓ Eduque as crianças com:

Unindo diversão e conhecimento esse processo também é interessante para que as crianças liguem essa brincadeira com o aprendizado. Quer dizer, criem em seu subconsciente as lembranças para absorverem o que foi proposto.

Veja algumas ideias que podem servir como brincadeiras para aprender a medida de tempo:

  • O gato e o rato: o objetivo é entender a contagem de tempo;

Nessa atividade todas as crianças, e o professor, devem formar uma roda dando as mãos. Anteriormente um aluno é escolhido como gato e outro como rato.

O gato fica fora da roda e o rato na parte de dentro. A criança destinada como gato pergunta ao restante dos alunos:

– O senhor rato está em casa?

– Não! – a turma responde

– A que horas ele chega?

– Às oito horas!

A roda então, começa a girar contando as horas combinadas. Todos soltam as mãos e o gato deve pegar o rato, em uma brincadeira de pega pega. Os alunos são alterados e a professora escolhe uma nova hora para contagem.

  • Relógio humano: o objetivo é compreender o funcionamento dos ponteiros.

Uma outra atividade de professores! A professora deve desenhar no chão um relógio bem grande, apenas com os números e sem os ponteiros. Por vez, duas crianças são chamadas a se posicionar dentro desse relógio. Uma será o ponteiro maior e a outra o ponteiro menor.

Depois de terem compreendido qual a função de cada número, a professora indica um horário, por exemplo 12h30. O aluno comprometido a ser o ponteiro maior deve se posicionar frente ao número 12 e o ponteiro menor ficar frente ao número 6.

As crianças devem avaliar se o relógio humano está correto e em seguida mais dois alunos participarão. Para mais proximidade, o educador pode escolher horários que tenham relação com o cotidiano da criança. Como: o horário que chegam na escola, que almoçam, dormem, assistem televisão e etc.


Atividades para ensinar as horas com jogos

Ainda nesse sentido de trazer a diversão como forma de ensino, conheça alguns métodos interessantes de atividades para ensinar as hora com jogos.

  • Bingo de horas – ensinando a reconhecer as horas no relógio de ponteiro e relógio digital;

Prepare uma cartela de bingo tradicional, mas ao invés de inserir números coloque o horário em formato digital, por exemplo 3:15.

Faça um relógio grande de cartolina com ponteiros soltos, fáceis para girar. A dica é fazer esses ponteiros em outro papel e prendê-los com uma taxinha. Conforme a professora indica no relógio quais são as horas, os alunos devem reconhecer e circular no bingo o horário correspondente.

Ganha quem completar primeiro a linha vertical ou horizontal. Para deixar o jogo mais legal, vale presentar as crianças com pontos positivos ou doces.

  • Jogo da memória – ensinando a assimilar o horário do ponteiro com a escrita.

Divida as crianças em grupos de 3 a 4 alunos. Dê a eles cartas com horários escritos, como 15:30, e outras com o mesmo horário, mas em relógio de ponteiro.

A ideia é embaralhar as cartas, organizar e virar. Os alunos devem identificar os pares que tenham o mesmo horário, mas visto no ponteiro e escrito.

Veja outros exemplos assistindo aos vídeos abaixo:

  • Jogo Quantas Horas São – Canal Ideias e Palavras;
  • Aula lúdica para aprender a ver as horas – Canal Aula Criativa.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Atividades para Ensinar as Horas: Brincadeiras e Jogos para Ensinar

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.