Atividades sobre Migração: Ideias divertidas e didáticas (PDF)

Quando estudamos o ser humano, e sua evolução aprendemos muitas coisas, entre elas que os seres humanos há muitos séculos buscam em lugares diferentes o que lhe falta onde vive, por isso, trouxemos hoje algumas ideias de atividades sobre migração.

Imagem: Suporte Geográfico

A migração

Denominada como um deslocamento realizado por seres humanos de um local para outro, seja de forma temporária ou permanente, a migração acontece desde a pré-história, e suas motivações foram mudando e se ampliando ao longo dos séculos.

No começo, motivadas principalmente pela busca de comida e territorialismo, as migrações humanas passaram a ter cada vez mais motivos comuns, que se repetem até hoje, como: econômicos, políticos, naturais e culturais, levando pessoas a se mudarem de cidade, estado, país e até continente.

Imagem: Prefeitura de Salto

E não é só o homem que migra, muitos animais também são conhecidos por realizarem migrações frequentes, como algumas espécies de aves, peixes, répteis, anfíbios, mamíferos e até alguns invertebrados.

Imagem: Prefeitura de Piúma

O estudo da migração

Sendo suas causas e resultados alvo de estudo considerado importante para áreas como a da história social e política, economia e até da etnologia, além da ciências, as migrações tornaram-se um dos temas de estudo a serem apreendidos na escola.

Imagem: Liveworksheets

A primeira vez que a migração é introduzida no aprendizado escolar é na aula de História do Ensino Fundamental, e posteriormente o conceito é estudado em aulas de Geografia e Ciências segundo estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).



Seja para entender melhor os animais ou a história do ser humano, o estudo da migração é parte bastante importante do currículo escolar e por isso deve ser bem trabalhada seja por meio de atividades didáticas, ou de atividades lúdicas.

Imagem: Liveworksheets

Atividades sobre migração didáticas

Começando pela aula de história do 4º ano, o estudo da migração começa ao se estudar o surgimento da espécie humana e sua expansão pelo mundo, passando posteriormente para as migrações que formaram o Brasil e por fim as migrações internas.

Clique aqui para conferir mais atividades criativas!

Já em Ciências, no 7º ano se estuda as causas das migrações de animais, principalmente as catástrofes naturais. E em Geografia, voltamos à migração humana com o estudo dos deslocamentos populacionais.

Imagem: Educação e Transformação

Embora o tema gera bastante teoria, é possível realizar diversas atividades sobre migração didáticas além dos costumeiros questionários, como por exemplo cruzadinhas em que as palavras a serem preenchidas sejam respostas de questões sobre migração humana ou animal.

Imagem: Educação e Transformação

Outra ideia interessante é uma pesquisa do aluno, dentro de sua própria família, pela busca de antepassados que tenham migrado de outras regiões do país ou até do exterior, para que se crie um mapa de migração da turma.



O professor também pode desenvolver trabalhos em grupos sobre as grandes migrações ocorridas no mundo, ou sobre animais específicos que migram, para que eles pesquisem sobre e apresentem aos colegas suas descobertas, desde os locais envolvidos, as causas e consequências.

Imagem: Acessa Saber

Atividades sobre migração lúdicas

Para tornar as aulas mais interessantes, o tema pode ser apresentado de forma mais leve, por meio de um vídeo educativo no estilo cartoon, além de trabalhar o assunto de forma didática, é possível desenvolver atividades mais lúdicas, como por exemplo uma leitura em grupo do livro Eu sou Malala.

Imagem: Cuca Super Legal

Outras formas de descontrair um pouco, mas ainda aprender sobre migração, é uma sessão de cinema com um filme que trate do assunto, como os filmes: O Sol também é uma Estrela e A Chance de Fahin e montar uma apresentação teatral contando um pouco da migração no Brasil.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile