Ideias de Avaliações de Geografia para o 3º Ano, IMPRIMIR

Sabemos que avaliar os aluno não é uma tarefa fácil para os professores. A cada bimestre são feitas provas para avaliar os conhecimentos dos estudantes. O professore precisa reunir ideias de avaliações de geografia 3º ano para aplicar. Aqui neste post, reunimos diversas ideias de avaliações de geografia 3º ano. Para conferir, basta apenas continuar nos acompanhando!

Ideias de Avaliações de Geografia para o 3° Ano

A tarefa do professor é passar todo o conteúdo de forma que os alunos venham aprender. Ao fim de cada bimestre, são aplicadas provas de todas as matérias afim de avaliar os conhecimentos desses estudantes.

Quando estão no 3º ano a cobrança vai ficando maior. Os professores devem elaborar provas com um nível mais alto, cobrando mais do aluno. Neste post, reunimos ideias de avaliações de geografia 3º ano. Confira logo a seguir! 

Ideias de Avaliações de Geografia 3º ano

Todas as avaliações são de suma importância, tanto para os alunos como também para a escola. Assim, é possível analisar o conhecimento de cada aluno e verificar seu nível de aprendizagem. Com diversas matérias na grade, sendo uma delas geografia, o 3º também é avaliado por meio de provas. 

E foi pensando na importância desses exames que separamos ao longo de todos este post diversas ideias de avaliações de geografia para o 3º ano.

odas elas são referências que podem ser inclusas no seu planejamento. É importante ressaltar, que cada atividade abaixo tem seu nível de complexidade, podendo ser adaptada para os bimestres que deseja aplicar a prova. Veja a seguir:

Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3 

Modelo 4

Modelo 5 

Modelo 6


Questões para colocar na avaliação de Geografia

Confira a seguir, diversas ideias de questões de avaliações de geografia para alunos do 3º ano que podem servir como inspiração para você professor:

Questão 1:

Cada município precisa de governantes que o dirija para que tudo funcione bem.

  • Nas situações abaixo, numere a função de cada um:

( 1 ) prefeito

( 2 ) vice-prefeito ( 3 ) secretário

( 4 ) vereador

  • ( ) Carlos Silva foi escolhido pelo prefeito para auxiliá-lo na
  • ( ) Pedro de Sousa substituiu  Antônio José quando ele não pode governar porque precisou
  • ( ) Ricardo Matias trabalha na Câmara Municipal, ajudando a fazer as
  • ( ) Lucas Albuquerque é o principal governante do município.

Questão 2:

Para se orientar na cidade, há plantas e mapas.

Quando você quer localizar, por exemplo, a sua escola, a sua casa, a igreja, os prédios, as ruas, as avenidas, as praças, etc., pode olhar o mapa ou a planta da cidade.

Com a planta ou o mapa, você pode se orientar e ir para qualquer lugar da cidade sem se perder.

  • Veja a planta de um bairro e as legendas correspondentes.

  • Agora, observando a planta, escreva o que você vê na direção:

 

a) norte:                                                                b) oeste:

Questão 3: 

Quando o município está se formando, parte da paisagem natural é modificada.

  • Observe a ilustração Muitas transformações ocorreram neste lugar.

Escreva duas transformações (modificações) feitas pelo homem neste lugar.


Dicas de como preparar os alunos do 3º para as avaliações

O professor é o meste! É ele quem instrui seus alunos em assuntos relacionados a cada matéria. Assim como já mencionamos ao longo de todo esse post, todo bimestre são realizadas avaliações para analisar o nível de conhecimento dos alunos. 

Antes dessas avaliações, é importante que o professor aplique testes. Isso faz com que os alunos se sintam mais preparados na realização das provas, além de ter uma base de como funciona os exames.

 Uma dica interessante é encaminhar para casa um cronograma de estudos, contendo todo os assuntos que as crianças devem estudar para a prova. Isso com certeza fará com que eles se preparem melhor. 

No último dia que antecede as avaliações, revise todos os assuntos estudados em sala de aula, esclarecendo todas as dúvidas dos alunos. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile