Mapa Mundi: Continentes, Países e Estados (Mapas de Geografia)

Você que é professor e precisa ensinar aos seus alunos sobre o Mapa Mundi, com certeza já deve ter encontrado muitas dificuldades para colocar na mente das crianças, principalmente se estão em início da fase escolar, os estados, países e continentes do mapa. Para te ajudar, preparamos algumas ideias de atividades com o Mapa Mundi. Veja mais a seguir!

Mapa Mundi

Mapa Mundi

Para nós que somos professores de alunos em fase de início de aprendizagem, é um desafio muito grande, conseguir inculcar nas cabecinhas das crianças, como funciona o Mapa Mundi com os países, continentes e estados.

Por isso, já existe disponível muitas atividades criativas para essas crianças. E reunimos aqui algumas delas. Por exemplo, você vai verificar que existem atividades de colorir, completar os países; dar nomes a eles, e muito mais.

Veja a seguir essas atividades e tenha sempre um mapa pronto para ensinar os seus alunos.


Atividades com Continentes, Países e Estados

Para que você chame a atenção dos seus alunos, você poderá utilizar as atividades de colorir com o Mapa Mundi. Peça para os seus alunos, colorir cada país de uma cor diferente  e depois colocar nome em cada um deles.

Essa atividade é bastante interessante, porque as crianças amam a atividade de colorir e estão sempre em busca de uma figura ou desenho para isso. E ainda podem ser utilizadas como provas para gincana.

Então, porque não reunir o útil e o agradável? Veja alguns desenhos para colorir com o mapa, bem abaixo.

✓ Confira mais atividades para crianças:


Atividades com o Mapa Mundi para crianças

Outra forma de utilizar o Mapa Mundi com os seus alunos, é utilizando as atividades de pintura e também de completar os locais que parecem no mapa.

Isso mesmo, são 2 atividades em 1 só. Você vai ensinar os seus alunos a dar nomes aos países, continentes, mares e oceanos.

Se você não tem ideia de como fazer isso, veja alguns modelos a seguir. Repare que eles possuem campos para preenchimento que podem ser utilizados pelas crianças.

Nesse último exemplo, você pode pedir para os alunos escolherem 6 países diferentes para pintar no mapa e também para descobrir os seus nomes.

É uma atividade divertida que pode ser feita por todos na sala de aula. Eles ainda vão conseguir memorizar os nomes dos países brincando, que é a melhor forma de aprender.


Atividades diversas com o Mapa Mundi

O Mapa Mundi é um tema que pode ser ensina de várias maneiras as nossas crianças. Se você dá aulas para crianças pequenas, as atividades são ainda mais diversificadas.

Você pode fazer as crianças conhecerem a fundo mapa com atividades simples. Por exemplo, ensine elas a como encontrar o local onde moram, a cidade e o país dos desenhos animados, entre outras atividades.

Ensine fundamentos básicos como:

  • Que a terra é redonda;
  • Está sobre o nada;
  • Ensine quantos países possuem o mapa;
  • Quando continentes ele possui;
  • Entre outros exemplos.

Utilizar as imagens a seguir para fazer uma programação de aulas. Você não vai conseguir ensina-los em uma única aula. Separe talvez 1 aula por semana para ensinar sobre o tema.

O mapa do Brasil pode ser muito bem explorado para ensinar os pequeninos também. Mostre a elas como é o nosso país e onde ele fica. Quem são nossos vizinhos e quais os países mais longe.

Vamos estar sempre trazendo mais exemplos para você sobre o Mapa Mundi. Não perca!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile