Parlendas: 30 Parlendas do Folclore Brasileiro (Imprimir)

Você sabe o que são as parlendas infantis? Os professores precisam ensinar os seus alunos sobre o folclore brasileiro, e utilizar as parlendas, é uma excelente maneira de fazer isso. Se você ainda não conhece e não sabe do que se trata, veja detalhes sobre o assunto a seguir, e utilize com os seus alunos!

Parlendas

O que são parlendas?

Você já ouviu falar em parlendas? Se você é professor com certeza já ouviu sobre o assunto. As parlendas nada mais são do que combinações de palavras com temática infantil, do nosso folclore brasileiro.

Normalmente, elas são citadas e até cantadas de geração em geração. Elas também são rimas utilizadas nas mais diversas brincadeiras infantis.

Elas são feitas com ritmo e métrica quando recitadas. São de fáceis de serem decoradas e por isso, elas são excelentes atividades para o desenvolvimento da memorização dos nossos alunos.

O que mais chama atenção nas parlendas são os seus trava-línguas. E o que são trava-línguas? Trava-língua é um jogo verbal, o jogador deve falar rapidamente uma concentração de palavras com sonoridades similares.

Mas, porque esse nome parlenda? Porque essa palavra tem origem latina, deriva de “parlare”, que significa falar, conversar.

Nós, como professores podemos usa-las nas atividades com os nossos alunos. Veja como fazer isso nos exemplos a seguir.

✓ Dê uma olhada em mais desenhos para imprimir e desenhar:


30 Parlendas do Folclore Brasileiro para imprimir

Uma das maneiras de utilizar as parlendas do folclore brasileiro, são nas atividades para decora-las. Existem muitas parlendas, por isso você pode imprimir várias delas e cantar com os seus alunos.

Elas vêm em forma de música, de história infantil, entre outros. Você pode fazer em sala de aula até mesmo uma encenação das cenas.

Mas, porque devemos ensinar as parlendas para as crianças?

Porque elas fazem parte do nosso folclore. E para que as crianças aprendam com mais facilidade sobre o tema, as histórias sobre o folclore em forma de música e rimas, ajudam muito.

As crianças aprendem brincando. Ela tem a imaginação aguçada, a memória treinada e ainda aprendem novas palavras.

Veja a seguir algumas lendas do folclore brasileiro para imprimir.

As parlendas são divertidas em bem curtinhas. Elas podem ser citadas como poemas, ou cantadas. É uma tarefa divertida para imprimir e entregar para os seus alunos.

Distribua uma para cada aluno e faça com que cada um leia a sua parlenda.

✓ Veja mais desenhos de datas culturais:

Veja algumas atividades bem interessantes que podem ser utilizadas em sala de aula.


20 atividades sobre o Folclore Brasileiro para imprimir

Além das parlendas coloridas para imprimir, você ainda poderá utiliza-las em atividades diversas. Isso porque, elas estão presentes em várias atividades como:

  • Complete a frase;
  • Caça palavras;
  • Circule a opção correta;
  • Pinte a imagem;
  • Entre outras atividades.

Imprima essas atividades e distribua para os alunos. Eles vão ter duas missões: a primeira será completar a atividade proposta na folha. A segunda tarefa será pintar toda a atividade, já que era é própria para isso.

Veja alguns exemplos a seguir e aproveite para imprimir para os seus alunos.

O folclore brasileiro é um tema que pode ser explorado com os nossos alunos de diversas maneiras. Por esse motivo, utilize bem as parlendas em sala de aula e aproveite a variedade de personagens do folclore.

Vamos estar sempre trazendo mais e mais parlendas para te ajudar a criar atividades em sala de aula. Aproveite e faça a festa com os seus alunos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile