Plano de Aula: Como Fazer? Passo a Passo e Exemplos

Todo professor que deseja dar uma boa aula precisa desde o início saber como realizar um bom plano de aula para que assim, possa ser capaz de estar totalmente preparado para passar os seus conhecimentos a frente. Porém, nem todos os professores possuem conhecimento total sobre como realizar um plano de aula completo, o que pode acabar dificultando a apresentação do conteúdo aos alunos.

Plano de Aula

Para saber como fazer um planejamento de aula completo, confira o texto na integra abaixo!

O que é plano de aula?

Diferente do que algumas pessoas pensam, todo professor necessita realizar um plano de aula para todas as aulas que for fazer. Esse documento serve como um guia para o profissional poder direcionar a aula. 

É por meio desse documento, que os profissionais da educação podem comprovar dados importantes sobre as aulas que ministram. É nele por exemplo, onde fica registrado todos os assuntos, metodologia de aprendizagem e sistema de avaliações realizados pelo educador.  

Quem procura por Plano de aula, costuma olhar também:

Desse modo, é por meio deste documento que o professor poderá ter noção de como poderá conduzir a sua aula futura. Além de deixar claro como pretende ensinar os seus alunos.  

Assim, sendo este documento de total importância para todas as pessoas que ministram aulas, sejam em centros de educação, ou aulas particulares.  

Portanto, é necessário a todos esses profissionais saber como montar um plano de aula completo.


Como criar um plano de aula?

Antes de dar início ao projeto do seu plano de aula, é preciso ter em mente alguns pontos importantes. Todo professor ao preparar um planejamento de aula, deve estar atento para identificar o tipo de aluno para o qual a sua aula será dirigida.

Além de saber exatamente qual o tipo de conteúdo que irá passar, sabendo também a metodologia a ser aplicada para transmitir o conteúdo ao aluno.

Sabendo tudo isso, somente então o profissional de educação poderá começar a produção de seu plano de aula. Assim, tendo em mãos um documento que irá lhe auxilar em suas atividades educacionais.

Veja no passo a passo logo abaixo como realizar esse procedimento:

  • Dados de identificação

Neste ponto, é necessário colocar todas as informações de identificação como nome do profissional, disciplina, curso, local de ensino…

  • Tema e objetivos

Neste segundo ponto, o professor deverá colocar em seu planejamento de aula o que pretende atingir nesta aula em especifico. É necessário ter cuidado para colocar no documento apenas o que espera conseguir em uma única aula e não no curso completo.

Ou seja, definir bem o seu objetivo e tema da aula, como por exemplo, em uma aula de matemática, o tema seria funções enquanto que o objetivo, seria introdução da teoria.

  • Conteúdo

Aqui deve-se pôr o que será de fato ensinado na sala de aula. Por exemplo: será elaborado uma atividade para definir o que foi a Guerra Fria e suas repercussões.

Assim, dizendo ponto a ponto a introdução deste conteúdo na linha histórica, política e demais áreas.

  • Metodologia de ensinamento

Este pode ser considerado o ponto mais crucial do plano de aula, pois aqui é onde o professor irá descrever como acontecerá de fato a aula.

Ou seja, se serão utilizados materiais extras como slides, apresentações em sala de aula de grupos… assim, demonstrando como o profissional poderá captar a atenção dos alunos.

  • Recursos didáticos

Caso o professor irá necessitar de algum tipo de material extra além do clássico quadro e giz, deverá ser solicitado neste espaço. Como exemplo, pode-se pedir um Projetor de imagens, material para colagem como jornais e revistas, entre outros.

Cronograma

Nesta área, deverá ser aplicada uma base mínima e máxima de quanto tempo o professor necessitará para dar a sua aula. Ou seja, deverá estar incluso no plano de aula quanto tempo a aula irá durar.

  • Avaliação

Ao fim da aula, e importante que o professor passe atividades para ter certeza de que toda a sua aula foi bem aproveitada. Assim, tendo realizado os seus objetivos inscritos no início desse planejamento de aula.

Como por exemplo, colocando ideias de avaliações de português para os seus alunos.

  • Referência bibliográfica

Da mesma forma como acontece em trabalhos acadêmicos como TCC, o professor deverá colocar algumas referências bibliográficas.  

Essas referências servem para determinar por quais pesquisadores ele se aprofundou para poder dar a aula que descreveu no plano de aula.  


Exemplos de plano de aula

Para lhe ajudar ainda mais na construção de seu plano de aula, é recomendado visualizar alguns desses materiais para saber como produzi-los.  

✓ Confira alguns Desenhos para colorir

Confira abaixo alguns diferentes modelos de plano de aula:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile