Regiões do Brasil: Quais São? Mapas, Características, Estados e Capitais

Se você é professor e está precisando de ideias para ensinar seus alunos sobre as Regiões do Brasil, você veio ao lugar certo. Preparamos alguns detalhes importantes sobre o assunto, já que as vezes nos falta imaginação para abordar o assunto. Veja mais detalhes sobre as Regiões do Brasil, logo abaixo!

Regiões do Brasil

Regiões do Brasil

Como abordar com as crianças um assunto tão chato de ser abordado que é sobre as Regiões do Brasil. Como mostrar as crianças e ensina-las sobre os mapas dos estados, cidades, entre outros?

A geografia deve ser ensinada desde os primeiros anos escolares de um aluno, embora seja um assunto complicado, é possível de forma leve e divertida ensinar a criançada.

Como fazer isso? Por meio de atividades divertidas. Vamos ver a seguir algumas dessas atividades. Procure sempre ensinar os seus alunos brincando.


Quais São os Estados e Capitais Brasileiros?

Uma das maneiras de ensinar as crianças sobre quais são as Regiões do Brasil, Estados e Capitais Brasileiros, é utilizando atividades de completar, palavras-cruzadas e jogo de ligar os pontos.

Com atividades simples, as crianças vão se familiarizando aos poucos com cada Estado e com cada Capital do nosso país.

Asim, posteriormente podem aumentar a brincadeira para por exemplo, o mapa da América indo até o Mapa Mundi.

Como funciona? Por exemplo, na atividade de completar, você poderá dar palavras que faltem apenas algumas letras, e fazer com que as crianças descubram as letras que estão faltando. No final, elas vão descobrir o nome de um dos estados do Brasil.

Outra atividades que as crianças adora, é o jogo de palavras cruzadas, que também podem ser adaptadas ao nosso mapa. Elas vão aprender brincando.

Repare que existe no próprio mapa espaços para que o aluno inclua os nomes. Essa atividade é muito importante para que eles aprendam e também decorem onde fica cada uma das Regiões do Brasil e os estados. Eles vão se divertir com essa atividade.

Depois, você ainda poderá pedir para que pintem os mapas do Brasil.

✓ Quem procura por mapas brasileiros também costuma dá uma olhada em:


Mapas com as Características dos Estados Brasileiros

Precisamos lembrar que cada Regiões do Brasil, possui características únicas e próprias. Cada região possui costumes, crenças, comida, entre outras culturas populares.

Cada região é única e isso pode ser utilizado para ensinarmos as nossas crianças sobre a diversidade do nosso país. Mas, como fazer isso?

Utilizando os próprios mapas de cada região. Separe a sala de aula na quantidade dos estados brasileiros. Dê a cada grupo um estado.

Imprima os mapas de cada estado e dê para o grupo correspondente. Eles poderão pintar o seu mapa da forma que mais desejar, e ainda poderão aprender o que o seu estado tem de diferente, como por exemplo, o que mais comem naquela região, quais são as brincadeiras daquela região, e assim por diante.

Nesse exemplo acima, está mostrando a região do Sudeste. Nessa região os alunos vão aprender sobre São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

Cada região tem a sua peculiaridade, aproveite cada uma delas e ensine de uma maneira divertida os seus alunos.

Podemos fazer os alunos decorarem os nomes dos estados e assim nunca mais vão esquecer, por causa de uma simples brincadeira.

Explore a criatividade de cada uma dos seus alunos por meio da pintura, faça cada um deles pintarem os seus mapas com suas cores favoritas ou seguindo o próprio mapa.

Vamos estar sempre mostrando mais atividades sobre as Regiões do Brasil, entre outras atividades de Geografia aqui para te ajudar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sair da versão mobile