A Língua Portuguesa é considerada um tanto quanto complexa, devido ao grande número de regras em sua ortografia, que torna seu estudo mais trabalhoso que de muitas outras línguas, por isso é muito importante trabalhá-la, e para isso o tema deste texto é atividade sobre advérbios.
O advérbio
Uma importante classe gramatical, o advérbio é uma palavra que modifica verbos, adjetivos e até outros advérbios, indicando sempre uma circunstância da ação verbal, e que podem ser de tempo, de modo, de lugar, de afirmação, de negação, de dúvida e de intensidade.
Invariáveis em número e gênero os advérbios só se flexionam em grau podendo ser comparativos (de igualdade, inferioridade e superioridade) ou superlativos (absolutos e relativos).
O uso de dois ou mais advérbios juntos formam uma expressão, que é chamada de locução adverbial, que pode demonstrar assunto, causa, ou companhia, entre outras ideias de expressão.
O estudo do advérbio
Como parte da ortografia de nossa língua, o estudo do advérbio acontece nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, onde passa a ser estudado apenas a partir do 6º ano, durante a aprendizagem da Morfossintaxe.
Durante a abordagem do tema nas aulas, a professora ensina aos estudantes o que são os advérbios, seus tipos e maneiras que se flexiona, para que eles sejam capazes de identificar a classe gramatical em textos variados.
Segundo estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) durante as aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), os estudantes devem conhecer as classes de palavras, como o advérbio.
O aprendizado deve ensiná-los a analisar os advérbios para entender como eles funcionam e quais suas funções sintático-semânticas nas orações, além conseguir explicar que efeitos de sentido seu uso provoca.
Atividade sobre advérbios didática
Como os demais conteúdos de Língua Portuguesa, o estudo do advérbio necessita de muitas atividades didáticas para ser fixado, que podem acontecer junto da interpretação de textos, na solução de questões e em lições de correlação.
As atividades sobre advérbios didáticas também podem contar com produção textual ou de frases, identificação ou indicação dos tipos e flexões de advérbios presentes em frase ou textos, e indicação do que é advérbio e o que é locução adverbial.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
Para deixar as questões sobre o tema menos monótonas , a professora pode usar de imagens, tirinhas de quadrinhos, caça-palavras e cruzadinhas somente de advérbios.
Atividade sobre advérbios lúdicas
E quem disse que aprender sobre advérbios não pode ser divertido? Pode, sim, basta ter um pouco de criatividade, criando atividades sobre o tema lúdicas, como, por exemplo, a realização de um Quizz somente com perguntas sobre advérbios.
Também dá para promover uma competição de quem encontra mais advérbios, com a professora contando oralmente uma história enquanto eles ouvem a anotam os advérbios que identificaram, e no fim quem acertar todos ganha um brinde.
O advérbio pode ser trabalhado ainda por meio de brincadeiras, como a da mímica, onde os alunos devem transmitir por meio de mímica frases que contenham advérbios, brincadeira que também pode ser feita substituindo a mímica por desenhos.
Até mesmo alguns jogos simples podem ajudar na hora de realizar atividade sobre advérbio, como uma forca apenas de advérbios ou um jogo da memória onde os pares sejam feitos com uma carta de advérbio e outra indicando seu tipo.
Outro excelente aliado na realização de atividades sobre advérbio lúdicas é a tecnologia, que possibilita que se encontrem na internet diversos joguinhos online divertidos para o estudo do advérbio, como roleta, jogos de carta e até pacman do advérbio.