O estudo da matemática é realizado em etapas, e isso acontece devido a necessidade de se aprender alguns conteúdos para compreender outros, como é o caso dos ângulos, que são necessários para entender outros conceitos, por isso trouxemos aqui algumas ideias de atividades sobre ângulos.
O que são ângulos
É chamado de ângulo toda região que é delimitada por duas semirretas, que partem da mesma origem, que é chamada de vértice. Os ângulos podem ser classificados como: reto, agudo, raso ou obtuso, de acordo com sua medida, que é feita por grau ou radiano.
Os ângulos podem ser relacionados e se tornarem congruentes quando têm a mesma medida, e quando somados, se obtiverem resultado igual a 90º ou 180º ou 360º, são chamados de ângulos complementares, suplementares e replementares, respectivamente.
A importância do estudo dos ângulos
O ângulo é muito importante na matemática, pois como mencionado acima, ele é necessário para que seja possível compreender outros conteúdos que são vistos posteriormente na geometria, trigonometria e muitas outras áreas de estudo da disciplina.
- Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
A Base Nacional Comum Currículo (BNCC) determina que o ângulo seja estudado por quase todo o Ensino Fundamental, começando pelo 4º ano, quando os alunos são apresentados aos ângulos retos e não retos em Geometria.
A partir daí o estudante vai ver ângulos até o 9º ano, aprendendo a reconhecê-los, nomeá-los e desenhá-los, tanto manualmente, com a ajuda de um transferidor ou compasso, quanto virtualmente, utilizando softwares de geometria.
Como usamos ângulos?
Muitas pessoas veem alguns conteúdos de matemática, como o estudo dos ângulos, como aprendizados inúteis, que nunca precisará utilizar, mas isso é um grande engano, os ângulos estão presentes em nosso dia-a-dia em diversos elementos.
Quando você vai montar um móvel, por exemplo, pode precisar fazer medidas de ângulos, na hora de tirar uma fotografia o ângulo também pode melhorar ou piorar o resultado, até na hora de se exercitar você precisa pensar em ângulos para não prejudicar sua coluna.
Os ângulos também são fundamentais para alguns profissionais, como engenheiros, arquitetos, físicos, topógrafos, designers gráficos, artistas, entre muitos outros.
Atividades sobre ângulos
Como todo conteúdo de matemática, as atividades sobre ângulos são realizadas basicamente por meio de exercícios, que podem ser tanto de cálculo, quanto de identificação e nomeação dos ângulos ou o inverso, pedir que o aluno realize o desenho de tais ângulos.
Para tornar mais interessante, é possível inserir objetos do cotidiano reconhecidos pelos alunos nos exercícios, para que eles determinem que ângulo eles têm, como uma fatia de pizza, uma escada dupla, os ponteiros de um relógio, entre outros.
O professor também pode, no lugar de trazer as imagens dos objetos com ângulos, solicitar que os alunos encontrem em revistas objetos que tenham determinados tipos de ângulos, que eles devem recortar e colar em seus cadernos.
Atividades sobre ângulos divertidas
E por que não tentar levar um pouco de ludicidade para a aula de matemática ao estudar os ângulos?
A sugestão de encontrar objetos com ângulos diferentes pode se tornar mais lúdica, se ao invés de imagens recortadas, os alunos trouxerem objetos reais de suas casas, e a professora fazer um jogo em que o grupo precisa identificar o ângulo do objeto do colega.
Os ângulos também podem ser reforçados em uma brincadeira de caça ao tesouro, na qual os alunos recebem um mapa com instruções para encontrar o tesouro todo em ângulos, dizendo por exemplo, vire 90º para a direita da porta da sala e dê cinco passos.
O professor pode até combinar uma aula interdisciplinar com seu colega da Educação Física, para que ele realize uma aula de ioga com a turma, na qual o professor de matemática mostrará que muitas posições formam ângulos que eles aprendem em Geometria.