É impossível concluir o Ensino Fundamental sem aprender e compreender muito bem a Globalização em todos seus aspectos, por isso trouxemos aqui alguns exemplos e ideias de atividade sobre Globalização para trabalhar em sala de aula.
Globalização
Globalização é como foi denominado o fenômeno de integração econômica, política e cultural de diferentes regiões do mundo, que vem acontecendo há séculos por meio de diferentes atividades de modernização, dividida em quatro grandes fases.
Embora tenha ajudado na evolução mundial, principalmente dos transportes e da comunicação, a globalização não é de todo boa, pois não se desenvolveu da mesma maneira em todo o mundo, o que fez com que beneficiasse somente alguns países, deixando outros tantos subdesenvolvidos.
Globalização na escola
Como um dos fenômenos que mais influenciaram a evolução do ser humano em diferentes setores, a Globalização é um tema bem trabalho na escola, apesar do tema só ser estudado a partir no 9º ano do Ensino Fundamental.
Como é algo que vem acontecendo há séculos e afeta o mundo todo, os conteúdos e atividades sobre globalização são trabalhados durante as aulas de história e geografia, tanto no Fundamental quanto no Ensino Médio.
Atividade sobre globalização didática
Seguindo o determinado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o aluno deve sair no Ensino Fundamental compreendendo como aconteceu e o que motivou essa integração mundial, além de conhecer suas consequências positivas e negativas.
Para isso além de apresentar a teoria, a professora precisa realizar muitas atividades sobre globalização, que em sua maioria serão bem didáticas, pois o conteúdo é bastante extenso e complexo.
O tema é abordado principalmente em questionários, que servem para fixar a teoria, preparando os alunos para as futuras provas, nas quais terão que apresentar tudo que aprenderam sobre a globalização.
Para deixar as atividades um pouco mais atrativas é possível usar exemplos de empresas que ocuparam o mundo todo graças a globalização, e influenciam nos hábitos das pessoas tornando-as mais parecidas, mesmo vivendo em países diferentes e tendo culturas diferentes.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
Além disso os estudantes precisam conhecer a história da globalização, principalmente como ela aconteceu aqui no Brasil e como afetou o país no que se refere às mudanças econômicas, culturais e sociais, desenvolvendo uma visão crítica das políticas globais.
Para desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre o tema, a professora pode solicitar que eles façam redações sobre o assunto, dando seu ponto de vista, e também realizar um debate em sala de aula, no qual eles digam como pensam que a globalização afeta suas vidas.
Atividade sobre globalização lúdica
Temas como a globalização não são fáceis de se trabalhar de maneira mais descontraída, devido seu conteúdo ser mais complexo, mas não é impossível ensinar por meio de atividades sobre globalização lúdicas.
Como o conteúdo é bastante extenso a professora pode promover um jogo de perguntas e respostas tipo Quizz somente com questões sobre a globalização, na qual os vencedores receberam algum tipo de prêmio.
O jogo de perguntas e respostas pode se tornar ainda mais divertido se for feito nos moldes do antigo programa de televisão torta na cara, no qual dois alunos são escolhidos para responder e o que não conseguir dar a resposta paga uma prenda.
Outra atividade divertida que pode ser realizada é solicitar que os alunos pesquisem brincadeiras globalizadas, revelando em aula a origem e história de brincadeiras como o Jô-quem-pô! (Japão), Esconde-esconde (Holanda) e Que horas são, Seu Lobo? (Austrália), além de brincar.