Dentre as muitas coisas que as crianças aprendem na escola, uma muito importante é o respeito a diversidade, aprendizado importante que vamos ajudar a fixar com algumas ideias de atividade sobre respeitar as diferenças e igualdade.
Diversidade e igualdade
Os seres humanos lutam pela igualdade há muito tempo, e nos últimos tempos passaram a lutar também pelo respeito a sua diversidade, seja ela racial, cultural, religiosa, de acessibilidade ou de gênero.
Quando falamos de igualdade não se trata de semelhanças físicas, culturais ou de escolhas, mas sim de igualdade de direitos, e ela é garantida por lei, no artigo 5 da Constituição Federal, que também garante o direito à vida, à liberdade e à segurança.
Ou seja, todo ser humano tem por direito a liberdade de ser quem é, de ser diverso e de fazer suas escolhas de vida, vivendo assim com segurança e sendo tratado da mesma maneira que todas as outras pessoas.
O respeito às diferenças e a igualdade na escola
Mais do que a função de formar pessoas cultas, com conhecimentos específicos, a escola tem um papel social extremamente importante, porque ela também tem a função de desenvolver cidadãos, ensinando-os como viver em sociedade.
E parte deste ensinamentos se referem a aprender a reconhecer e respeitar as diferenças existentes entre as pessoas, algo que, inclusive, é estabelecido nas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Atividade sobre respeitar as diferenças e igualdade na Educação Infantil
Quando se fala do desenvolvimento humano do aluno e em sua formação como pessoa e cidadão, a escola começa a trabalhar desde bem cedo, introduzindo aprendizados que influenciam esta evolução já na Educação Infantil.
As atividades sobre respeitar as diferenças e igualdade para essa fase, são trabalhadas dentro do campo de experiência “O eu, o outro e o nós”, quando se trabalha o relacionamento e o respeito aos outros.
A temática começa a ser trabalhada sempre com a professora explicando que apesar de sermos todos iguais, também somos diferentes, ressaltando as diferenças existentes e a beleza de toda nossa diversidade, com ajuda dos alunos.
Após uma explicação objetiva e simples, pode-se começar a realizar atividades como dinâmicas em que os alunos desenham uns aos outros para perceberem suas diferenças.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
O tema também pode ser trabalhado em uma contação de história por meio de livros como: “Amoras”, de Emicida e “Uma mente diferente”, de Natasha Meschiatti, e até um teatrinho de fantoches.
Atividade sobre respeitar as diferenças e igualdade no Ensino Fundamental
Durante todo o Ensino Fundamental, a diversidade e a igualdade são trabalhados em conteúdos de Língua Portuguesa, Arte, Ciências da Natureza, História e Geografia como objetos de conhecimento e habilidades estabelecidas pela BNCC.
De forma didática se trabalha em sala de aula principalmente a diversidade étnico-racial e cultural, além da discriminação e o preconceito.
As atividades sobre respeitar as diferenças e igualdade podem iniciar com a leitura de textos ou até livros dentro desta temática, como: “Malala, a menina que queria ir a escola”, de Adriana Carranca e “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um”, de Lucimar Rosa Dias.
Após a leitura pode-se fazer uma interpretação de texto ou até uma discussão sobre os conteúdos lidos, onde os alunos contribuam com seus pontos de vista sobre os assuntos abordados.
As diferenças culturais podem ser trabalhadas de diversas maneiras lúdicas, com atividades que tragam danças, músicas e até com a culinária, ao se confeccionar e saborear diferentes pratos típicos.
Para finalizar o tema de maneira ainda mais divertida e descontraindo, pode-se planejar uma sessão de cinema, com direito a pipoca, de filmes que trabalhem a diversidade, como: as animações Lilo e Stitch e Zootopia, o curta-metragem Cordas e o filme Extraordinário.