Numa sala de Educação Infantil, há algumas coisas que não podem faltar, entre elas tintas, massinhas, brinquedos e livros. Então, caso esteja na hora de renovar os livros de sua sala, veja aqui algumas sugestões de livros para Educação Infantil 2024.

    Livro Amoras
    Imagem: Reprodução

    A importância da leitura na primeira infância

    Muitas pessoas sabem que incentivar as crianças a leitura é bom para seu desenvolvimento de diversas formas. Contudo, nem tantas pessoas entendem que esse incentivo não precisa esperar a alfabetização, ao contrário, pode e deve acontecer na primeira infância

    Os motivos da importância de estimular crianças menores de seis anos a leitura são muitos. Em resumo, isso facilita a aprendizagem, memorização e a alfabetização, além de desenvolver a criatividade, a imaginação, o raciocínio e o senso crítico, entre outras características


    A leitura na Educação Infantil

    Tanto, quanto, ou até mais, do que os pais, a escola tem o compromisso e dever de influenciar a leitura desde a Educação Infantil. Primeiramente porque, além de serem alfabetizadas, as crianças devem ser letradas, e também porque as instituições de ensino contam com mais material, com as bibliotecas.

    Livro Meu primeiro livro dos porquês O que é racismo
    Imagem: Divulgação

    Livros para Educação Infantil 2024

    A literatura voltada a crianças da Educação Infantil, muitas vezes tem uma influência ainda maior em seu desenvolvimento. Isso porque muitos são escritos com objetivo de estimular aprendizados necessários dessa faixa etária.

    Veja abaixo 25 sugestões de livros para Educação Infantil 2024:

    Muito cansado e bem acordado

    Escrito por Susanne Strasser este livro traz animais em um impasse, na hora de dormir, um deles não quer ficar na cama. É uma excelente forma de mostrar como o momento de dormir pode ser divertido.

    Calendário 2024 com Feriados para Baixar Grátis.

    Cadê o bebê – Com meus dedinhos

    Cadê o bebê traz a brincadeira do cadê, achou para suas páginas, com o objetivo de ajudar os bebês a melhorar a percepção de permanência, reduzindo a ansiedade de separação.

    Livro Cadê o bebê? Com meus dedinhos
    Imagem: Divulgação

    Escovando os dentes

    Baseado na canção de Hélio Ziskind, esse livro com pop-ups, transforma o momento de escovar os dentes com sua interatividade, mostrando como pode ser divertido.

    Vamos brincar! Ver, tocar, sentir

    E falando em livros interativos, esse de Ellie Boultwood é uma opção bem legal para bebês desenvolverem suas habilidades motoras, tocando em suas texturas coloridas.

    Grande e pequeno: um curioso livro sobre opostos

    Ainda na linha dos interativos, Harriet Evans ensina os opostos encontrados no cotidiano de forma criativa, os relacionando com elementos da natureza.

    Cara de quê?

    Algo muito importante na primeira infância é ensinar as crianças sobre os sentimentos e como identificá-los, e esse livro de Ivanke e Mey pode ajudar muito nessa tarefa.

    Livro Cara de quê
    Imagem: Divulgação

    Barulhinhos dos bichos

    Mais uma opção que ensina de forma interativa, esse livro traz ilustrações de diversos animais, com botões, que quando apertados emitem o som que cada animal faz.

    Urso e Rato na creche

    Essa obra de Nicola Edwards é perfeita para os anos iniciais da Educação Infantil, já que coloca seus dois personagens tentando se acostumar com sua nova rotina na pré-escola.

    Lulu vai à escola

    Nessa mesma linha Anna McQuinn criou a história de uma menina se preparando para o primeiro dia de aula, com a animação que toda criança que acaba de adentrar a escola vai se identificar.

    Livro Lulu vai à escola
    Imagem: Divulgação

    Meu primeiro livro dos porquês – O que é racismo?

    Katie Daynes e Jordan Akpojaro usaram uma linguagem infantil, para desenvolver um meio mais suave de falar sobre racismo com crianças neste livro.

    O Monstro das Cores

    Escrito pela terapeuta Anna Lenas, esse livro tem o propósito de ajudar crianças a compreender seus sentimentos e aprender a lidar com eles, usando diferentes cores.

    O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado

    Com uma história singela de um ratinho tentando salvar seu alimento, Audrey e Don Wood conseguem abordar temas importantes para a Educação Infantil, como alimentação, coragem e medo.

    Livro O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado
    Imagem: Divulgação

    A cesta da Dona Maricota

    Tatiana Belinky transforma momentos de uma cozinheira trabalhando em algo divertido, ressaltando a importância de inserir o brincar nessa fase de ensino.

    Pedro e Tina: uma amizade muito especial

    Mais do que falar sobre amizade, Stephen Michael King ressalta a importância de respeitar as diferenças, e ainda ensina conceitos matemáticos neste livro.

    Ivã

    De forma inteligente Cristina Mega ensina cores e formas geométricas em sua obra, com a história de um menino que resolve puxar uma linha e desenrolar um espiral.

    Rápido como um gafanhoto

    Audrey e Don Wood mais uma vez trazem um assunto pertinente em uma história simples, mostrando como as pessoas podem ser semelhantes e diferentes ao mesmo tempo.

    Livro Rápido como um gafanhoto
    Imagem Divulgação

    Amoras

    Escrito pelo rapper Emicida, este livro aborda de forma encantadora a representatividade negra e a importância de estimular as crianças negras a ter autoconfiança e orgulho de sua negritude.

    Peixerinho

    Tino Freitas consegue com muita criatividade, trazer por das história desse livro ensinamentos sobre inclusão e respeitar as diferenças.

    Uma Amizade Assustadora

    A história sobre medo, descobertas e amizade criada por Maria Amália Camargo, ensina as crianças que, às vezes, as aparências enganam.

    A menina da cabeça quadrada

    Essa obra de Emilia Nuñez mais do que pertinente, é necessária, ao incentivar que os pequenos leitores deixem as telas um pouco de lado para brincar.

    Livro A menina da cabeça quadrada
    Imagem: Divulgação

    Por que eu sinto medo?

    Márcia Tosin aborda o medo infantil pelo ponto de vista da psicologia evolucionista, ensinando tanto crianças, quanto educadores e pais, a entender que todo medo é real e deve ser levado a sério.

    Como ser Amigo: um Livro Sobre Amizade

    Apesar de ser algo que aconteça naturalmente, a amizade verdadeira exige dedicação de ambas partes, e Molly Wigand ensina os valores necessário para ser um bom amigo em sua obra.

    Tudo Bem Ser Diferente

    A diversidade existe e para evitar que se torne motivo de bullying, é preciso explicá-la para as crianças, e foi para fazer isso de maneira leve e divertida que Todd Parr escreveu esse livro.

    Livro Tudo Bem Ser Diferente
    Imagem: Divulgação

    Abrapracabra!

    Outra obra que pode ser usada para explorar a diversidade, dessa vez em nível global, é este livro de Fernando Vilela, que aborda o tema de forma criativa com seu personagem animal.

    Pipo E Fifi. Ensinado Proteção Contra A Violência Sexual Na Infância

    Infelizmente precisamos proteger as crianças de predadores sexuais desde que nascem, e uma das formas de fazer isso é ensiná-las sobre este perigo. Graças a este livro de Caroline Arcari podemos fazer isso de forma descomplicada e leve.

     

    Compartilhe
    Comente