A Língua Portuguesa tem conteúdos que são de fundamental importância para o desenvolvimento linguístico correto, porém considerados chatos pelos alunos, como a conjugação de verbos, por isso trouxemos aqui algumas atividade sobre verbos divertidas.

    Imagem: Liveworksheets

    O verbo

    Dentre as muitas classes gramaticais existentes na Língua Portuguesa, temos o verbo, que podem ser definidos como palavras que indicam ação, estado, fenômeno da natureza, acontecimento ou ponto de vista, que pode ser flexionado em tempo, pessoa, número e voz.

    O verbo é de fundamental importância no desenvolvimento linguístico, pois sem ele se torna quase impossível formar frases e se expressar adequadamente, visto que ele é uma palavra de ligação, necessária para dar sentido às outras palavras em uma frase.

    Imagem: Pedagogia ao Pé da Letra

    O ensino do Verbo

    O verbo é um conteúdo que começa a ser abordado a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, quando o aluno aprende sobre morfossintaxe, ao entrar no campo de conhecimento linguístico da gramática, nas aulas de Língua Portuguesa.

    Imagem: Liveworksheets

    Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no 3º ano o professor deve ensinar o aluno o que é o verbo e a diferenciá-lo do substantivo, além de entender suas funções nas orações, para que no 4º ano saiba identifica-los e utilizá-los com concordância, e no 5º ano saiba flexioná-los.



    Nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), o aluno se aprofunda no estudo do verbo, aprendendo a conjugá-los no tempo verbal, modo e vozes.

    Imagem: A Arte de Educar e Aprender

    Atividades sobre verbos

    Devido o verbo ser um conteúdo massivo, é bastante comum que os alunos não apresentem uma grande animação quando o professor diz em sala de aula que realizará atividades sobre verbos, que no geral costumam ser totalmente didáticas.

    No entanto, assim como outros conteúdos da Língua Portuguesa e outras disciplinas, os verbos podem ser tema de atividades divertidas, se o professor transformá-las em atividades lúdicas, basta misturar o conteúdo com algo que pode ser considerado entretenimento.

    Imagem: Educação e Transformação

    As atividades escritas podem contar por exemplo, com quadrinhos, uma poesia ou até uma música, de preferência algo que os alunos já conheçam, para despertar interesse imediato.

    Também é possível descontrair fazendo uma cruzadinha ou caça-palavras de verbos.

    Imagem: Ideia Criativa Gi Barbosa

    Atividades sobre verbos divertidas

    E quem disse que o professor não pode fazer o aluno aprender verbos se divertindo? Existem diversas possibilidades de atividades sobre verbos divertidas que podem ser desenvolvidas em sala de aula, como jogos e brincadeiras.

    Imagem: Acessabeer

    Veja três ideias de atividades sobre verbos divertidas:

    Dinâmica da eliminação do verbo

    Solicite que os alunos sentem-se em círculo, e comece a brincadeira pedindo que, um por vez, faça uma pergunta ao colega do lado usando o pronome você e um substantivo, o indagando sobre coisas que ele gosta ou não gosta, sem usar verbos.

    Ou seja, se ele quiser perguntar, por exemplo, se o colega gosta de chocolate, ele terá que dizer: Você chocolate? Apesar de parecer bobo, a formação de frases sem o verbo as deixam desconexas e engraçadas, provocando muitas risadas além de mostrar a importância do verbo.

    Imagem: Shirley Viana

    Adivinhe o verbo

    Essa brincadeira é uma adaptação da boa e velha brincadeira da mímica, modificando o algo a ser adivinhado, com o aluno tentando interpretar por mímica um verbo, no lugar de um filme. Essa brincadeira também pode ser feita utilizando desenho ou perguntas para interpretar o verbo.

    Jogo de cartas das frases corretas

    Esse jogo é bastante simples, o professor providenciará quatro grupos de cartas, o primeiro contará com artigos e pronomes, o segundo será de verbos, o terceiro de substantivos e o quarto de adjetivos.

    Os alunos sentados em círculo receberão três cartas de cada grupo, onde é preciso montar sequências, formando frases corretas gramaticalmente, com as cartas que tem.

    Imagem: Ensinar Português

    Assim como se faz em um jogo de cartas normal, eles poderão comprar cartas novas e descartar algumas das cartas que tiverem recebido, a cada jogada, na sua vez.

    Quem formar primeiro três frases, indicadas pelo professor como frases coerentes e com concordância verbal, vence o jogo.

     

    Compartilhe
    Comente