A Língua Portuguesa tem conteúdos que são de fundamental importância para o desenvolvimento linguístico correto, porém considerados chatos pelos alunos, como a conjugação de verbos, por isso trouxemos aqui algumas atividade sobre verbos divertidas.
O verbo
Dentre as muitas classes gramaticais existentes na Língua Portuguesa, temos o verbo, que podem ser definidos como palavras que indicam ação, estado, fenômeno da natureza, acontecimento ou ponto de vista, que pode ser flexionado em tempo, pessoa, número e voz.
O verbo é de fundamental importância no desenvolvimento linguístico, pois sem ele se torna quase impossível formar frases e se expressar adequadamente, visto que ele é uma palavra de ligação, necessária para dar sentido às outras palavras em uma frase.
O ensino do Verbo
O verbo é um conteúdo que começa a ser abordado a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, quando o aluno aprende sobre morfossintaxe, ao entrar no campo de conhecimento linguístico da gramática, nas aulas de Língua Portuguesa.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no 3º ano o professor deve ensinar o aluno o que é o verbo e a diferenciá-lo do substantivo, além de entender suas funções nas orações, para que no 4º ano saiba identifica-los e utilizá-los com concordância, e no 5º ano saiba flexioná-los.
Nos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), o aluno se aprofunda no estudo do verbo, aprendendo a conjugá-los no tempo verbal, modo e vozes.
Atividades sobre verbos
Devido o verbo ser um conteúdo massivo, é bastante comum que os alunos não apresentem uma grande animação quando o professor diz em sala de aula que realizará atividades sobre verbos, que no geral costumam ser totalmente didáticas.
No entanto, assim como outros conteúdos da Língua Portuguesa e outras disciplinas, os verbos podem ser tema de atividades divertidas, se o professor transformá-las em atividades lúdicas, basta misturar o conteúdo com algo que pode ser considerado entretenimento.
As atividades escritas podem contar por exemplo, com quadrinhos, uma poesia ou até uma música, de preferência algo que os alunos já conheçam, para despertar interesse imediato.
Também é possível descontrair fazendo uma cruzadinha ou caça-palavras de verbos.
Atividades sobre verbos divertidas
E quem disse que o professor não pode fazer o aluno aprender verbos se divertindo? Existem diversas possibilidades de atividades sobre verbos divertidas que podem ser desenvolvidas em sala de aula, como jogos e brincadeiras.
Imagem: Acessabeer
Veja três ideias de atividades sobre verbos divertidas:
Dinâmica da eliminação do verbo
Solicite que os alunos sentem-se em círculo, e comece a brincadeira pedindo que, um por vez, faça uma pergunta ao colega do lado usando o pronome você e um substantivo, o indagando sobre coisas que ele gosta ou não gosta, sem usar verbos.
Ou seja, se ele quiser perguntar, por exemplo, se o colega gosta de chocolate, ele terá que dizer: Você chocolate? Apesar de parecer bobo, a formação de frases sem o verbo as deixam desconexas e engraçadas, provocando muitas risadas além de mostrar a importância do verbo.
Adivinhe o verbo
Essa brincadeira é uma adaptação da boa e velha brincadeira da mímica, modificando o algo a ser adivinhado, com o aluno tentando interpretar por mímica um verbo, no lugar de um filme. Essa brincadeira também pode ser feita utilizando desenho ou perguntas para interpretar o verbo.
- Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
Jogo de cartas das frases corretas
Esse jogo é bastante simples, o professor providenciará quatro grupos de cartas, o primeiro contará com artigos e pronomes, o segundo será de verbos, o terceiro de substantivos e o quarto de adjetivos.
Os alunos sentados em círculo receberão três cartas de cada grupo, onde é preciso montar sequências, formando frases corretas gramaticalmente, com as cartas que tem.
Assim como se faz em um jogo de cartas normal, eles poderão comprar cartas novas e descartar algumas das cartas que tiverem recebido, a cada jogada, na sua vez.
Quem formar primeiro três frases, indicadas pelo professor como frases coerentes e com concordância verbal, vence o jogo.