Atividades Números Pares e Ímpares: Melhores Modelos!

Dentre as noções mais básicas da Matemática, temos o reconhecimento de números pares e ímpares, que é bastante importante, por isso trouxemos aqui algumas atividades números pares e ímpares, para você levar para sua turma.

Atividades Números Pares e Ímpares
Imagem: Tudo Sala de Aula

Os números pares e ímpares

Na Matemática qualificamos grupos de números com características em comum como conjuntos numéricos. E grupos com condição adicional são divididos em subconjuntos. Os números pares e ímpares são subconjuntos dos números inteiros.

A forma simples de explicar, é que números pares são aqueles com quantidade que possibilita a formação de duplas, sem sobras. Já a forma matemática de explicar é: que números pares são aqueles que são múltiplos ou divisíveis de 2.

Atividades Números Pares e Ímpares
Imagem: Ideia Criativa

Para explicar números ímpares, basta inverter a explicação dos pares, ou seja, são números em que a quantidade não forma pares sem sobra. E da mesma maneira acontece na explicação matemática, ímpares não são múltiplos ou divisíveis de 2.

Atividades Números Pares e Ímpares
Imagem: Atividades Suzano

Quando ensinar números pares e ímpares?

Embora os numerais sejam introduzidos no aprendizado na Educação Infantil, não é nessa fase que se indica ensinar este conteúdo. Pois os alunos estão recém aprendendo a contar e ligar os números as suas quantidades.

A Base Nacional Comum Curricular indica que na Educação Infantil o aprendizado seja voltado a compreensão básica dos números e suas funções mais simples no cotidiano.

Atividades Números Pares e Ímpares
Imagem: Atividades Matemática

Somente a partir do 1º ano do Ensino Fundamental é que deve-se começar a aprofundar nessas subdivisões, como números pares e ímpares. E isso se justifica pela capacidade de assimilação dos alunos ser maior nesta fase.

números

Jogos Pedagógicos de Matemática

Infantil e Fundamental I e II.

Acessar!
Você permanecerá no site atual

Atividades Números Pares e Ímpares
Imagem: Arte de Ensinar e Aprender

Atividades números pares e ímpares

É possível desenvolver dezenas de atividades números pares e ímpares didáticas diferentes. Mas, as aulas de Matemática voltadas ao aprendizado dos números pares e ímpares podem ser mais divertidas, veja abaixo algumas ideias:

Atividades Números Pares e Ímpares
Imagem: Amo Matemática Infantil

Caça dos pares

Uma forma bem legal de trabalhar números pares e ímpares é fazendo uma caça de objetos em pares na sala de aula. E claro que a professora deverá preparar a sala previamente para a brincadeira, adicionando diferentes objetos em pares separados, os espalhando no ambiente.

A professora pode dar uma aula rápida sobre números pares e ímpares, contando em seguida que espalhou pares de alguns objetos na sala, pedindo que eles os encontrem e juntem os pares. Para ficar mais divertido pode-se colocar também alguns objetos solitários, sem pares.

Atividades Números Pares e Ímpares
Imagem: Amo Matemática Infantil

Quem sobra?

Para trabalhar os números ímpares é possível desenvolver uma atividade semelhante à anterior, porém com cartões no lugar de objetos escondidos. Apesar do formato diferente, a lógica é a mesma: unir pares, só que neste caso o objetivo é descobrir quem sobra.

Atividades Números Pares e Ímpares
Imagem: Alunos e Professores

O jogo pode ser criado pela própria professora, basta duas folhas, em uma você coloca imagens em pares de diferentes objetos, e na outra apenas objetos diferentes sem pares. Depois é só imprimir, colar em papelão, recortar e dar para as crianças brincarem, explicando o objetivo.

Atividades Números Pares e Ímpares
Imagem: A Hora de Colorir

Pares e ímpares no corpo humano

E que tal desenvolver atividades números pares e ímpares multidisciplinares? Como, por exemplo, misturar Matemática e Ciências, ensinando números pares e ímpares, utilizando o corpo humano como referência.

Comece a atividade explicando os números pares e ímpares e em seguida forneça folhas impressas com a imagem de uma criança. Na sequência peça que os alunos identifiquem que partes do corpo temos em pares (olhos, mãos) e quais temos em número ímpar (boca, olhos).

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:
Atividades Números Pares e Ímpares: Melhores Modelos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.