Dentre as noções mais básicas da Matemática, temos o reconhecimento de números pares e ímpares, que é bastante importante, por isso trouxemos aqui algumas atividades números pares e ímpares, para você levar para sua turma.

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Os números pares e ímpares
Na Matemática qualificamos grupos de números com características em comum como conjuntos numéricos. E grupos com condição adicional são divididos em subconjuntos. Os números pares e ímpares são subconjuntos dos números inteiros.
A forma simples de explicar, é que números pares são aqueles com quantidade que possibilita a formação de duplas, sem sobras. Já a forma matemática de explicar é: que números pares são aqueles que são múltiplos ou divisíveis de 2.

Para explicar números ímpares, basta inverter a explicação dos pares, ou seja, são números em que a quantidade não forma pares sem sobra. E da mesma maneira acontece na explicação matemática, ímpares não são múltiplos ou divisíveis de 2.

Quando ensinar números pares e ímpares?
Embora os numerais sejam introduzidos no aprendizado na Educação Infantil, não é nessa fase que se indica ensinar este conteúdo. Pois os alunos estão recém aprendendo a contar e ligar os números as suas quantidades.
A Base Nacional Comum Curricular indica que na Educação Infantil o aprendizado seja voltado a compreensão básica dos números e suas funções mais simples no cotidiano.

Somente a partir do 1º ano do Ensino Fundamental é que deve-se começar a aprofundar nessas subdivisões, como números pares e ímpares. E isso se justifica pela capacidade de assimilação dos alunos ser maior nesta fase.

Atividades números pares e ímpares
É possível desenvolver dezenas de atividades números pares e ímpares didáticas diferentes. Mas, as aulas de Matemática voltadas ao aprendizado dos números pares e ímpares podem ser mais divertidas, veja abaixo algumas ideias:

Caça dos pares
Uma forma bem legal de trabalhar números pares e ímpares é fazendo uma caça de objetos em pares na sala de aula. E claro que a professora deverá preparar a sala previamente para a brincadeira, adicionando diferentes objetos em pares separados, os espalhando no ambiente.
A professora pode dar uma aula rápida sobre números pares e ímpares, contando em seguida que espalhou pares de alguns objetos na sala, pedindo que eles os encontrem e juntem os pares. Para ficar mais divertido pode-se colocar também alguns objetos solitários, sem pares.

Quem sobra?
Para trabalhar os números ímpares é possível desenvolver uma atividade semelhante à anterior, porém com cartões no lugar de objetos escondidos. Apesar do formato diferente, a lógica é a mesma: unir pares, só que neste caso o objetivo é descobrir quem sobra.

O jogo pode ser criado pela própria professora, basta duas folhas, em uma você coloca imagens em pares de diferentes objetos, e na outra apenas objetos diferentes sem pares. Depois é só imprimir, colar em papelão, recortar e dar para as crianças brincarem, explicando o objetivo.

Pares e ímpares no corpo humano
E que tal desenvolver atividades números pares e ímpares multidisciplinares? Como, por exemplo, misturar Matemática e Ciências, ensinando números pares e ímpares, utilizando o corpo humano como referência.
Comece a atividade explicando os números pares e ímpares e em seguida forneça folhas impressas com a imagem de uma criança. Na sequência peça que os alunos identifiquem que partes do corpo temos em pares (olhos, mãos) e quais temos em número ímpar (boca, olhos).