De seu nascimento até completar seu primeiro ano de vida o bebê tem uma grande evolução, e esse desenvolvimento será cada vez maior agora, mas para que seja mais eficiente o bebê deve ser estimulado, por isso trouxemos aqui algumas atividades para bebê de 1 Ano.

    Bebê come sozinho com uma colher enquanto pais observam
    Imagem: Freepik

    O bebê de 1 ano

    Os 12 últimos meses foram de muito aprendizado para o bebê que está cada vez mais ciente de seu corpo e o mundo a sua volta, assim como dominando cada vez mais habilidades, demonstrando seu desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.

    Depois de começar a se levantar apenas se apoiando em algo, e dar os primeiros passos também apoiado, ao um ano o bebê já começa a se sentir seguro para confiar em seu equilíbrio, e dá os primeiros passos sem se apoiar em nada.

    Nesta fase o bebê começa a querer se tornar independente, e vai demonstrar isso, por exemplo, ao negar ajuda na hora de se alimentar, segurando a mamadeira sozinho e agarrando a colher da mão dos adultos.

    Ao mesmo tempo que passa a exigir independência, ele também passa a requerer cada vez mais a participação de seus adultos favoritos em algumas atividades, principalmente na hora de brincar e dormir.

    Bebê anda em direção da mãe
    Imagem: Freepik

    Atividades para bebê de 1 ano para desenvolvimento motor

    O desenvolvimento motor do bebê evoluiu bastante em seus primeiros 12 meses de vida, mas ainda tem muito para desenvolver e para que ele tenha uma boa evolução, é necessário que seja estimulado, veja aqui algumas atividades para bebê de 1 ano para desenvolvimento motor:

    Vem para mim

    O bebê de um ano já caminha se apoiando nos móveis e também já começa a se arriscar a dar alguns passos sem apoio, aprendendo a caminhar, e essa importante fase de seu desenvolvimento motor pode e deve ser estimulada.

    Uma forma simples de estimular que ele caminhe é o bom e velho “Vem para mim”, quando o adulto coloca o bebê de pé em um local seguro para caminhar, se afasta um pouco dele e o chama, o estimulando a vir caminhando até ele.

    Vamos pescar

    Outra atividade bastante simples e divertida de se estimular o desenvolvimento motor do bebê é improvisando um momento de pescaria, com ajuda de uma bacia grande cheia de água, algumas tampas plásticas e um coador grande.

    Para brincar é só colocar o bebê sentado no chão, com a bacia cheia de água diante dele, com as tampinhas flutuando na água, e estimulá-lo a pescar as tampinhas com o coador, após mostrar a ele como fazer.

    Bebê bate em panelas com colher de pau
    Imagem: Reprodução

    Atividades para bebê de 1 ano para desenvolvimento cognitivo

    O desenvolvimento cognitivo do bebê acontece cada vez mais rapidamente, mas também necessita de estímulo para que chegue a um nível ideal, o que pode ser feito com essas atividades para bebê de 1 ano para desenvolvimento cognitivo:

    Cozinha musical

    Ao um ano de idade o bebê já se locomove pela casa toda e quer mexer em tudo, incluindo o armário de panelas da cozinha, e para saciar essa vontade de pegar as panelas você pode transformar esse objetos em instrumentos musicais.

    Você só precisa pegar algumas panelas, colocar diante do bebê sentado no chão, e dar uma colher para ele, estimulando que ele bata nas panelas com a colher, como se fosse uma bateria, dançando quando ele fizer isso, para estimular seu cognitivo despertando seu lado musical.

    Teatro de sombras com as mãos
    Imagem: Reprodução

    Teatro de sombras

    Outra habilidade cognitiva que está em pleno desenvolvimento nesta fase é o raciocínio do bebê e uma forma legal de estimular isso é com uma boa contação de histórias, que pode ficar muito mais interessante se for contada por meio de um teatro de sombras.

    Coloque o bebê sentado em um lugar que ele não vá sair para ter sua atenção, diminua a luz do ambiente, e com ajuda de uma lanterna, crie sombras de personagens na parede, enquanto conta uma historinha.

    Compartilhe
    Comente