Quando está prestes a completar seu primeiro ano de vida, o bebê tem um salto de desenvolvimento que chega a dar um cansaço na família e cuidadoras, mas isso não quer dizer que ele não precise mais ser estimulado, por isso trouxemos algumas atividades para bebê de 11 meses.

    Bebê coloca tampa em pote
    Imagem: Freepik

    O bebê de 11 meses

    Nos últimos meses o bebê aprendeu a engatinhar, a ficar em pé com apoio e até a dar alguns passos se apoiando, e agora, aos 11 meses, ele está totalmente focado em usar seus pés, por isso ele passará a maior parte do tempo se colocando de pé e querendo caminhar.

    Cada vez mais consciente de seu corpo, ele já coordena seus movimentos com seus pensamentos, se comunicando com gestos e acompanhando a fala com expressão corporal, balançando a mão para dar tchau e movimentando a cabeça para os lados para dizer não, por exemplo.

    Seu desenvolvimento cognitivo já possibilita que ele raciocine antes de agir e tenha intenção nas suas atitudes, por isso se ele jogar um brinquedo longe, não foi sem querer, ele teve algum motivo, que pode ser até uma reação emocional.

    Bebê pega brinquedo da mão de sua mãe
    Imagem: Freepik

    Sua percepção também está melhor, ele já fica mais atento às figuras de seus livrinhos de história infantil, assim como ao que acontece em seus desenhos, ele também já compreende melhor o que fazer com seus brinquedos.

    Atividades para bebê de 11 meses com objetos que se tem em casa

    Com 11 meses o bebê tem um melhor domínio de seus movimentos e de seus cognitivo, o que o faz aprender muito mais facilmente, então aproveite isso e o estimule com essas atividades para bebê de 11 meses com objetos que se tem em casa:

    Cada tampa em seu pote

    Uma atividade muito simples para estímulo motor e cognitivo do bebê pode ser feita com potes plásticos com tampo ou até panelas, basta sentar o bebê no chão e colocar diversos potes destampados e suas tampas na frente dele.

    Para que ele entenda o objetivo da atividade, você deve mostrar a ele que cada pote tem sua própria tampa, demonstrando como a tampa errada não encaixa e a certa sim, e em seguida estimular que ele coloque cada tampa em seu pote.

    Mulher bate palmas para bebê em sua frente
    Imagem: Freepik

    Qual o nome?

    Aos onze meses os bebês já conseguem manter informações, conseguindo entender do que se trata quando os adultos falam só os nomes dos objetos, e um bom jeito de estimular essa parte de seu desenvolvimento cognitivo, é ampliar seu conhecimento.

    Você só precisa sentar o bebê no sofá ou no chão, sentar-se de frente para ele com um recipiente cheio de objetos, como: um sapatinho, um molho de chaves, uma colher, entre outros, mostrando um por vez, perguntando qual o nome, dizendo seu nome em voz alta em seguida.

    Atividades para bebê de 11 meses que não precisam de utensílios

    Nem sempre você precisa de ferramentas para estimular o bebê, também há muitas opções de atividades para bebê de 11 meses que não precisam de utensílios para ser desenvolvidas, veja algumas ideias:

    Bebê brinca com pai em brinquedo de parquinho
    Imagem: Freepik

    Quantas palmas?

    Nesta fase o bebê aprende muito imitando os adultos e você pode aproveitar essa tendência para estimular seu desenvolvimento motor e cognitivo de forma divertida e simples, fazendo uma brincadeira de conta palmas.

    Você pode fazer a atividade com o bebê sentado na cadeira de alimentação, ou em qualquer lugar que ele não vá sair engatinhando, ficando de frente para ele e batendo palmas bem diante o rosto dele, para que ele imite, a cada vez que ele imitar bata mais palmas, contando em voz alta.

    Parquinho

    Outra atividade simples, divertida e altamente estimulante que você pode fazer é levar o bebê para um parquinho, explorando o local com ele, brincando no balanço, no escorregador, no gira-gira, na gangorra e em qualquer outro brinquedo que tenha no lugar e seja seguro.

    Compartilhe
    Comente