Pode parecer para algumas pessoas que bebês muito jovens não sabem fazer nada além de comer, fazer as necessidades e dormir, mas desde que nascemos já começamos nosso desenvolvimento, e quanto mais estímulo melhor, por isso, trouxemos aqui algumas atividades para bebê de 2 meses.
O bebê de 2 meses
Aos dois meses de idade o bebê está ainda bem no início de seu desenvolvimento e da fase de descobrimento, mas ele já começa a mostrar sinais de desenvolvimento e que já percebe o que acontece à sua volta.
Nesta fase, normalmente os bebês já começam a olhar quando falamos com eles, e até reagem sorrindo e prestando atenção tanto em pessoas quanto a objetos, principalmente coloridos e barulhentos.
Eles também já começam a conseguir se movimentar, esticando e levantando braços e pernas e virando a cabeça e tentando sustentá-la.
Atividades para bebê de 2 meses – Ideias simples
Obviamente não temos como desenvolver com bebês de dois meses o mesmo tipo de atividades que realizamos com bebês acima de um ano, mas não é por isso, que não tenha o que fazer além dos cuidados necessários, veja algumas ideias:
Reflexo
Aos dois meses o bebê está se descobrindo, e uma ideia bastante simples, mas que ajudará no desenvolvimento é brincar com o bebê diante de um espelho, o estimulando a se reconhecer no reflexo, perceber seus próprios movimentos e até sua boquinha a emitir sons.
Música
Nesta idade o bebê também está conhecendo o mundo a sua volta, e a música é uma ótima opção de desenvolver os sentidos do bebê e promover seu desenvolvimento cognitivo, por isso toque muita música para ele.
E quando falamos em tocar musica por bebê não é só canção de ninar, são músicas diversas, infantis ou adultas, preferencialmente mais tranquilas, que tem menos estímulos, e você pode até cantar para o bebê e dançar com ele (de forma suave, cuidado com a síndrome do bebê sacudido).
Caretas
A maioria das pessoas nem imagina, mas aquela mania boba dos adultos de ficar fazendo “caretas” para o bebê é uma estímulo bastante saudável, para que ele comece a compreender e reconhecer diferentes expressões faciais, além de diverti-los.
Estímulo tátil
Outro estímulo saudável para o desenvolvimento do bebê que pode ser iniciado já nesta faixa etária é o tátil, que pode ser feito fazendo o bebê tocar em objetos de diferentes texturas, que podem ser seus próprios brinquedos, com o macio e fofo do bicho de pelúcia e o duro e liso de um chocalho.
Atividades para bebê de 2 meses – Ideias criativas
E quem disse que não dá para estimular o desenvolvimento do bebê de maneira criativa, tornando mais atrativo e divertido para ele? Existem diversas possibilidades de atividades para bebê de 2 meses criativas, veja algumas:
Perninhas dançantes
Como já mencionamos, nesta idade o bebê está se autodescobrindo, o que inclui seus membros e como eles funcionam, e uma maneira legal de ajudar no desenvolvimento motor dele é brincar de perninhas dançantes.
Para isso é só colocar o bebê de barriga para cima deitado em uma superfície confortável diante de você e ao som de uma música, e flexionar e esticar as perninhas dele ao ritmo da música, com variação de ritmo, mas sempre de forma delicada para não correr riscos de machucá-lo.
Meinha sonora
Como viemos ressaltando neste texto, nessa fase o bebê está aprendendo sobre si, o que inclui seus sentidos e a meinha sonora é uma brincadeira legal, pois estimula não só a audição, mas também a visão e a curiosidade, além de estimular desenvolvimento motor.
Para brincar de meinha sonora é só costurar firmemente um pequeno guizo em um pé de meia do bebê e colocá-la nele, e para despertar sua atenção para o guizo e o som que ele faz, mexer sua perninha, estimulando que ele mecha por si para tentar visualizar o guizo e ouvir seu som.
Siga o brinquedo
Aos dois meses de idade o bebê já consegue voltar e manter sua atenção em pessoas e objetos e virar a cabeça, mas isso é algo a ser estimulado, e uma boa maneira de fazer isso é brincar de siga o brinquedo, para ele fortaleça o pescoço e obtenha maior controle da cabeça.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
A brincadeira pode ser feita com o bebê deitado ou sentado, utilizando um brinquedo de cor marcante para despertar a atenção do bebê, fazendo movimentos lentos com o brinquedo, de um lado para o outro, de cima para baixo e o afastando e aproximando.