Apesar de mostrarmos mais desenvolvimento a partir de um ano de idade, desde nascemos já começamos a nos desenvolver, mas quando somos bebês precisamos de estímulos para desenvolver melhor, por isso, trouxemos aqui algumas atividades para bebê de 3 meses.
O bebê de 3 meses
Depois de alguns sinais de desenvolvimento e entendimento do que acontece ao seu redor aos dois meses, aos três meses os bebês evoluem um pouco mais, se anteriormente ele já prendia atenção nas pessoas que falavam com ele, agora ele também reconhece essas pessoas.
O sorriso de resposta as conversas dos adultos ganha de companhia alguns balbucios, numa tentativa de fala, e de imitar a voz dos adultos e barulhos que ouve ao seu redor, principalmente quando ele reconhece que a voz é do papai e da mamãe, para quem costuma direcionar o olhar.
Os movimentos com as perninhas e bracinhos já são mais constantes e conscientes, tanto que nessa fase as mãozinhas começam a ser levadas para a boca constantemente, e também são usadas para apoiar o corpo para se erguer quando deitado de barriga para baixo.
Falando em se erguer, o bebê aos três meses também consegue sustentar a cabeça mais firmemente, sem precisar de apoio de superfícies, e como as mãozinhas já tem alguma coordenação, eles conseguem abri-las e fechá-las, o que possibilita que agarre objetos.
Atividades para bebê de 3 meses – Ideias simples
Pode ser difícil para algumas pessoas imaginarem, mas há diversas possibilidades quando se fala de atividades para bebê de 3 meses, que irão estimular seu desenvolvimento total, do motor ao cognitivo e até de seus sentidos, veja algumas ideias:
Aprendendo os sons
Aos três meses os bebês começam a reconhecer não só as vozes do papai e da mamãe, mas também outros sons a sua volta, e uma boa atividade nesta fase pode ser apresentar a ele alguns sons comuns, estimulando não só sua audição, como também seu cognitivo.
Para isso basta escolher alguns objetos, como, por exemplo, um chocalho, um molho de chaves, um brinquedo que toque música, entre outros, e não só emitir os sons, mas fazer isso diante os olhos atentos do bebê, fazendo ele compreender que aquele som vem daquele objeto.
Estímulo oral
Apesar de não falar ainda, aos três meses o bebê já começa a emitir sons, como os conhecidos: agú, dada, gu, e isso também precisa ser estimulado, e a melhor maneira de fazer isso é com uma boa conversa.
Sim, obviamente o bebê não vai responder a você, pelo menos não de maneira que você entenda, mas ele vai prestar atenção e emitir sons numa tentativa de se comunicar, então converse muito com ele, além de ser estimulante para ele, será um momento muito fofo para você.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
Atividades para bebê de 3 meses – Ideias criativas
Além das atividades de estímulo simples, é possível também se desenvolver algumas atividades para bebê de três meses mais criativas, veja algumas ideias legais abaixo:
Cadê? Achou! Meu brinquedinho
Uma das brincadeiras mais tradicionais, realizada há gerações, o Cadê? Achou! pode se tornar ainda mais interessante para o bebê se no lugar do adulto se escondendo e aparecendo, a brincadeira for feita com um brinquedo que o bebê goste, que tenha uma cor vibrante preferencialmente.
Contação de história
A contação de história pode parecer algo sem sentido nessa fase, já que o bebê ainda não tem maturidade para entender uma história, mas este momento pode se tornar muito estimulante se for realizado com frequência, com a mesma história, sendo contada com criatividade.
Para isso basta escolher um livrinho infantil com história bastante simples e curta, mas que lhe dê chances de interpretar, criando vozes para os personagens e imitando sons como o barulho de alguém batendo a porta, entre outros.
O bebê com certeza se divertirá e vai interagir com você.