Embora muitas pessoas acreditem que devem deixar bebês com menos de um ano de idade se desenvolverem em seu próprio tempo, estimular o desenvolvimento não é algo negativo, ao contrário, por isso trouxemos aqui algumas atividades para bebê de 5 meses.

    Bebê estica os braços pedindo colo
    Imagem: Freepik

    O bebê de 5 meses

    Mais um mês de muitas novidades, o quinto mês de vida do bebê cria diversos momentos de encantamento para os adultos e até para ele mesmo, que começa a perceber suas próprias descobertas, e a ficar contente com elas, as repetindo.

    A relação com os adultos próximos, principalmente a mãe fica mais estreita, e ele já começa a conseguir expressar esse amor, não só a reagir com mais alegria à mamãe, mas também a chorar quando ela se ausenta e pedir colo a ela levantando os bracinhos.

    O desenvolvimento motor também avança, com o bebê conseguindo arquear as costas quando deitado de bruços, levantando não só a cabeça e o peito, mas também as pernas, além de conseguir se manter sentado sozinho por alguns segundos.

    Clique aqui para conferir mais atividades criativas!

    Sua audição e fala também está mais desenvolvida, ele passa a reconhecer seu nome, se virando para olhar cada vez que o ouve, faz bolinhas de babá para ouvir o som, e tenta imitar a fala dos adultos pronunciando algumas consoantes.

    O avanço da visão pode ser percebido quando ele consegue visualizar objetos menores e dar atenção a cores mais suaves, e outro sinal do avanço cognitivo é que ele passa a compreender a causa e efeito, repetindo algumas ações ao perceber que faz os adultos rirem, por exemplo.

    Familia brinca com bebê em parque mostrando folhas de arvores a ele
    Imagem: Freepik

    Atividades para bebê de 5 meses – Ideias simples

    O mundo é um lugar repleto de descobertas para um bebê de cinco meses de idade, por isso algumas atividades bastante simples podem se tornar em algo estimulante e divertido para ele, veja aqui algumas ideias do que você pode fazer:

    Conhecendo a natureza

    Uma ideia bastante simples para estimular o desenvolvimento do bebê, agora que ele já consegue entender melhor as coisas à sua volta e também consegue reagir a elas, é um belo passeio no parque para que ele comece a conhecer a natureza.

    Mas para ser realmente estimulante para ele, é preciso colocá-lo em contato não só visual, mas também físico com a natureza, permita que ele se sente na grama, toque nas flores, troncos e folhas de árvores para que ele perceba as texturas e odores para que seus sentidos se apurem.

    bebê brinca no chão bruços em meio a seus brinquedos
    Imagem: Freepik

    Brincando no chão

    Nesta fase o bebê está avançando seu desenvolvimento motor para se erguer do chão e ser capaz em breve de engatinhar, e a melhor maneira de estimular esse desenvolvimento é colocá-lo de bruços no chão por um tempo.

    Ele já se distrai sozinho, então basta colocá-lo sobre um tapete emborrachado ou coberta macia e encher de seus brinquedos em seu entorno, para que ele possa trocar de brinquedo quando enjoar do que está brincando, enquanto brinca ele vai se arquear, virar e esticar para pegar os brinquedos.

    Atividades para bebê de 5 meses – Ideias criativas

    O estímulo para o bebê de cinco meses também pode vir de atividades um pouco mais criativas e igualmente divertidas, veja algumas ideias:

    Bebê deitado de barriga pra cima em um parque observa balões flutuando acima de si
    Imagem: Freepik

    Pegue o brinquedo

    Aos cinco meses o bebê consegue não só agarrar bem objetos, mas busca alcançá-los, além de já reconhecer alguns objetos, o que faz com que ele comece a ter alguns brinquedos favoritos, então uma ideia legal é usar um brinquedo favorito para estimular o desenvolvimento motor e cognitivo.

    Para isso pegue uma caixa de papelão pequena, coloque o brinquedo dentro, e “costure” a abertura fazendo uma cama de gato com um fio grosso, para que o bebê tenha que encontrar um buraco entre os fios para alcançar o brinquedo.

    Amiguinho flutuante

    Uma ideia bastante criativa para distrair o bebê por um tempo e ainda estimulá-lo de diversas maneiras, é colocá-lo deitado de barriga para cima e acima dele amarrar um balão ao seu alcance, com uma carinha sorridente ou um bichinho desenhado em cores vivas.

    O bebê passará um bom tempo batendo as mãozinhas e pezinhos no amiguinho flutuante e tentando agarrá-lo para puxar para mais perto de si, estimulando seu desenvolvimento cognitivo e motor.

    Compartilhe
    Comente