Apesar do desenvolvimento do bebê ser muito mais evidente a partir de um ano de idade, desde que ele nasce ele já começa a evoluir, e quanto mais estimulado for, melhor será seu desenvolvimento, por isso trouxemos aqui algumas ideias de atividades para bebê de 6 meses.

    Bebê deitado de bruços leva brinquedo a boca
    Imagem: Freepik

    O bebê de 6 meses

    Chegando a metade de seu primeiro ano de vida o bebê prossegue em constante evolução, se ele já começava a reconhecer uma que outra pessoa de sua convivência, agora ele é capaz de saber quem é uma pessoa próxima e quem é um desconhecido.

    Nesta fase ele se torna mais comunicativo, não apenas reagindo aos adultos que falam com ele, mas tomando o papel ativo na comunicação, tentando chamar atenção dos adultos, fazendo sons para iniciar uma conversa, e às vezes chorando se não consegue atenção.

    Clique aqui para conferir mais atividades criativas!

    O desenvolvimento motor fica mais evidente, com o bebê conseguindo firmar as pernas ao ser colocado de pé, passando objetos de uma mão para outra, sentando-se sozinho e começando a se arrastar e engatinhar.

    E também nesta fase que eles levam tudo à boca, às vezes por curiosidade, às vezes porque seus primeiros dentinhos estão querendo nascer e as gengivas começam a coçar, por isso é bom estar atento ao que é deixado ao alcance do bebê para evitar acidentes.

    Bebê brincando com uma bola
    Imagem: Freepik

    Atividades para bebê de 6 meses – Ideias simples

    Aos seis meses o bebê fica ainda mais ativo e seu desenvolvimento motor e cognitivo possibilitam que se desenvolvam mais atividades divertidas para estimular sua evolução, além de estreitar mais os laços dele com os adultos presentes, veja algumas ideias:

    Brincadeira da imitação

    Como o bebê está numa fase em que já compreende o que é dito a ele, é possível realizar uma atividade que estimula não só seu desenvolvimento motor, mas também cognitivo, além de ser bastante divertido, a brincadeira da imitação.



    Basta sentar na frente do bebê, chamar sua atenção e começar a fazer gestos, como mandar beijos, mostrar a língua, inflar as bochechas, e a cada gesto incentivar que ele o repita, algo que não será difícil, pois nesta fase eles tendem a imitar os adultos.

    Rolando a bola

    Outra ideia extremamente simples quando se fala de atividades para bebê de 6 meses é brincar de bola com o bebê, além de ensinar uma brincadeira simples, popular e divertida, você vai estimular o desenvolvimento motor e cognitivo do seu bebê.

    Para brincar basta colocar o bebê sentado no chão sobre algo confortável e seguro, sentando-se a uma certa distância de frente para ele, somente suficiente para que consiga rolar gentilmente a bola para ele, incentivando-o a pegar a bola e a rolar de volta para você.

    Bebê faz careta arregalando os olhos e abrindo a boca
    Imagem: Freepik

    Atividades para bebê de 6 meses – Ideias criativas

    O desenvolvimento do bebê de seis meses também pode ser incentivando por meio de atividades desenvolvidas com um pouco mais de criatividade, veja algumas ideias:

    Livro Sensorial

    Se antes o bebê já começa a entender que alguns objetos tem uma textura diferente, nessa fase ele consegue compreender melhor ainda seu sentido do tato, algo que pode ser estimulado de maneira criativa com a criação de um livro sensorial.



    Produzir o livro é fácil, você só precisa de folhas grossas que podem ser de EVA, criando uma diferente experiência sensorial em cada página, colando por exemplo: pedaços de tecidos, esponjas, algodão, botões, glitter, que podem ter formas como coração, estrela, círculo, entre outros.

    Após produzir o livro basta sentar com o bebê em seu colo, abrir o livro diante dele e incentivá-lo a tocar em cada página, conversando com ele sobre a sensação que cada uma das páginas dá ao tato, com palavras como: macio, áspero, duro, etc.

    Alguém conta história usando dedoches
    Imagem: Freepik

    Contação de história com dedoches

    Aos seis meses o bebê já tem maior capacidade cognitiva de entendimento, por isso a contação de histórias se torna algo mais viável e para torná-la mais interessante, basta utilizar uma ideia criativa simples, adicionando personagens de dedoche, ou fantoches de dedo.

    Você pode encontrar ideias, e até moldes, de dedoches facilmente na internet, em sites como o Pinterest (clique aqui para ver ideias) ou no Youtube, entre outros.

    Veja abaixo um vídeo de como fazer dedoches, por exemplo, para contar a história de João e Maria:

    Compartilhe
    Comente