O desenvolvimento do bebê no primeiro ano de vida é naturalmente delicado, mas não é por isso que você não deve estimular esta evolução, e para isso, trouxemos aqui algumas ideias de atividades para bebê de 8 meses.

    Bebê se apoia no sofá para ficar em pé
    Imagem: Freepik

    O bebê de 8 meses

    Aos oito meses o bebê está ainda mais consciente ao mundo a sua volta, ele não só entende quem é sua mãe, mas entende que ela pode se ausentar e pode fica ansioso e nervoso se ela sair de seu campo de visão.

    É nessa fase que ele começa a tentar formar suas primeiras palavras e ocasionalmente pode soltar um mamã ou papá ao ver os pais, ele já entende algumas palavras, mas não tudo que você fala, apesar de conseguir compreender algumas coisas a partir da sua expressão e tom de voz.


    Seu desenvolvimento cognitivo já permite que ele tenha ciência de algumas atividades rotineiras, entendendo o que vai acontecer ao perceber a presença de alguns objetos, por exemplo, ligando o berço a hora de dormir e a cadeirinha a se alimentar.

    A evolução motora também pode ser percebida, quando ele começa a usar o polegar com mais um dedo para pegar coisas pequenas, fazendo movimento de pinça, e se apoia nas coisas tentando ficar em pé sozinho

    Mulher segura o bebê para ele chutar a bola
    Imagem: Freepik

    Atividades para bebê de 8 meses – Ideias simples

    A melhor maneira de ajudar no desenvolvimento do bebê é realizando atividades que estimulem suas evoluções mais recentes, veja duas ideias bastante simples de atividades para bebê de 8 meses, que vão melhorar seus desenvolvimento motor e cognitivo.

    Aprendendo Futebol

    Aos oito meses de idade o bebê começa a entender melhor como usar suas pernas, tentando se colocar de pé, fazendo movimentos de pulo e chutando, e uma boa atividade para ajudar em sua evolução motora pode ser ensiná-lo a jogar futebol.

    Basta ter uma bola de tamanho suficiente para que o bebê consiga acertar e ver ela rolando, arrumar uma caixa deitada, para servir de goleira e segurar o bebê com os pés próximos a bola, o incentivando a chutá-la para que entre na caixa e quando ela entrar gritar: Gol.

    Construindo prédios

    Também nessa idade o bebê adquire uma melhor coordenação de suas mãos, conseguindo pegar e soltar as coisas de forma mais suave, e essa nova habilidade pode ser ainda mais precisa se ele “treinar” um pouco construindo alguns prédios.

    bebê brinca com blocos de construção
    Imagem: Freepik

    A brincadeira só vai exigir que você se sente no chão com o bebê diante blocos de construção, monte alguns blocos uns sobre os outros, e em seguida estimule o bebê a construir também, o ajudando um pouco e conversando com ele durante a brincadeira.

    Atividades para bebê de 8 meses – Ideias criativas

    Agora vamos elevar um pouco o nível das brincadeiras, com algumas sugestões de atividades para bebê de 8 meses um pouco mais criativas, veja algumas ideias:

    Esconder a bolinha

    Nesta fase o bebê já começa a compreender a permanência de objetos, por isso, uma brincadeira como esconder a bolinha, pode ser bastante divertido para ele, além de promover desenvolvimento cognitivo e motor.

    Para brincar sente-se no chão com o bebê, uma pequena bolinha e uma caixa de papelão com um buraco, mostre ao bebê que a bolinha encaixa no buraco e some dentro da caixa, dizendo: “esconde a bolinha”, depois a retire da caixa dizendo: “olha a bolinha, e em seguida o incentive a repetir a ação.

    bebê engatinha para cima de almofadas
    Imagem: Freepik

    Caça ao brinquedo com obstáculo

    Outra habilidade que o bebê começou a dominar recentemente é o engatinhar, e ele também começou a desenvolver seu gosto, passando a ter seus brinquedos favoritos e para estimular as duas coisas você pode brincar de caça ao brinquedo com obstáculo.


    Comece limitando o espaço em que o bebê vai se locomover, então coloque o bebê sentado em uma ponta, mostre a ele que está colocando seu brinquedo favorito na outra ponta, e coloque uma almofada entre o bebê e o brinquedo. Pronto, agora é só incentivar o bebê a pegar o brinquedo.

    Compartilhe
    Comente