Atividades para Cada Nível de Autismo: Ensino Fundamental

As crianças autistas precisam de uma atenção a mais no momento do aprendizado. Por isso, existem atividades para cada nível de autismo. Por isso, preparamos este artigo para ajudar pais e professores a desenvolver e aplicar as atividades para cada nível de autismo.

publicidade
Atividades para Cada Nível de Autismo
Atividades para Cada Nível de Autismo

A importância das atividades para cada nível de autismo

A princípio, os cuidados com uma criança portadora do espectro autista demandam bastante cautela e prudência, por conta  dos tratamentos e terapias. Nesse sentido, é importante dedicar um tempo para o lazer e, claro, educação.

Desse modo, separamos neste artigo diversas atividades para os professores e pais aplicarem ao longo dos anos escolares com seus filhos que possuem TEA (Transtorno de Espectro Autista).

Portanto, continue acompanhando este artigo para ter acesso a todos os conteúdos e  dicas:

✓ Veja também:


publicidade

Como trabalhar as atividades com autistas no ensino fundamental

As atividades para cada nível de autismo no ensino fundamental precisam ser elaboradas para despertar a atenção das crianças desta fase.

Além disso, é importante estimular a concentração e dar suporte para ações diversas, como a alfabetização, por exemplo.

Dessa forma, trouxemos algumas sugestões que podem ser muito úteis para as crianças com transtorno do espectro autista que estejam frequentando o ensino fundamental. Veja a seguir:

Jogos digitais

A princípio, a tecnologia chegou para dominar nosso dia a dia. Por isso, utilize jogos virtuais para estimular as crianças autistas. Especialmente na coordenação motora, alfabetização e raciocínio lógico.

Atividades presenciais

Além dos meios virtuais, é importante conduzir atividades presenciais para as crianças com TEA. Que tal oferecer massas para modelar, quebra-cabeça, fantoches e pinturas?

Desse modo, as crianças autistas acabam melhorando sua desenvoltura e atingem níveis mais altos de evolução pessoal. Portanto, as atividades presenciais são muito importantes para cada nível de autismo.


publicidade

Atividades para autistas do Ensino Fundamental

A princípio, vamos começar falando sobre as atividades para cada nível de autismo dos alunos que estão no Ensino Fundamental. Ou seja, entre o 1° e o 9° ano.

Além disso, é importante destacar que a criança com TEA, seja em qualquer nível escolar, deve se sentir acolhida pelos professores e colegas. Por isso, comece com pequenas ações:

  • Faça pequenos estímulos;
  • Use a comunicação visual;
  • Mantenha a sala de aula organizada;
  • Respeite o tempo da criança;
  • Traga atividades lúdicas;
  • Seja claro;
  • Use palavras fáceis.

Inicialmente, o Fundamental I é onde a criança está começando seus primeiros contatos mais profundos com a escola. Nesse sentido, é importante trazer atividades claras e que façam a criança desenvolver o raciocínio e compreensão.

Antes de acompanhar as atividades, é importante que você entenda que existem três graus de autismo. São eles:

  • Leve;
  • Moderado;
  • Severo.

Desse modo, cada grau exige certo cuidado e dedicação do professor. Portanto, as atividades devem ser elaboradas respeitando as condições de cada criança. Veja a seguir algumas sugestões de atividades.

✓ Acesse mais atividades:


publicidade

Atividades para autismo leve

A princípio, vamos começar com as atividades para crianças que possuem um grau mais leve de TEA. Veja abaixo as sugestões:

Atividades para Cada Nível de Autismo
Fonte: Espaço Educar
Atividades para Cada Nível de Autismo
Fonte: Blog Transformar

publicidade

Atividades para autismo moderado

Agora que já vimos algumas sugestões de atividades para crianças que possuem um grau dele de transtorno do espectro autista, separamos para aquelas que são enquadradas em grau moderado:

Atividades para Cada Nível de Autismo
Fonte: Educar.net

publicidade

Atividades para autistas de grau severo

Por último, e não menos importante, veja sugestões de atividades para cada nível do autismo, agora para o grau severo:

Atividades para Cada Nível de Autismo
Fonte: Saberes de Criança

Por fim, é válido ressaltar que somente um profissional pode diagnosticar se uma criança possui ou não o transtorno de espectro autisma!

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Atividades para Cada Nível de Autismo: Ensino Fundamental

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.