Atividades para Criança de 2 e 3 Anos (Aprender Brincando)

As atividades para criança de 2 e 3 anos são muito importantes para quem precisa trabalhar de forma lúdica e criativa em sala de aula. Hoje, entretanto, você confere ideias incríveis para cativar seus alunos, e trabalhar de forma criativa na escola.

Duas crianças na escola brincando. Elas estão sentadas e usam materiais para fazer pinturas
Imagem: Reprodução/Pexels

Como estimular crianças de 2 a 3 anos?

A fase dos 2 aos 3 anos é um período de grande desenvolvimento para as crianças. Afinal, elas estão aprendendo a explorar o mundo ao seu redor e a desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais.

Durante essa fase, contudo, é importante estimular as crianças de forma a favorecer seu desenvolvimento integral. Algumas maneiras de fazer isso incluem:

Atividades para fazer a pintura
Imagem: Reprodução/Pinterest
  • Oferecer oportunidades para brincar: sem dúvida, a brincadeira é a principal atividade das crianças nessa idade. Ela é fundamental para o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da socialização;
  • Promover a autonomia: as crianças de 2 a 3 anos estão começando a desenvolver sua independência. Então, é recomendado e ajudá-las a realizar tarefas simples “sozinhas”, como se vestir, comer e escovar os dentes;
Professor na sala de música com vários alunos enquanto toca piano
Imagem: Reprodução/Pexels
  • Construir relacionamentos: lembre-se que as crianças dessa idade precisam de amor, carinho e atenção. Assim, é indispensável criar um ambiente seguro e acolhedor para que elas possam se desenvolver de forma saudável.
Materiais

Atividades para Criança de 3 Anos

Ideias divertidas e didáticas (PDF).

Acessar!
Você permanecerá no site atual

O que fazer para brincar com criança de 2 anos na escola?

As brincadeiras na escola são uma ótima maneira de envolver as crianças de 2 a 3 anos, como apontamos acima.

Atividades para Criança de 2 e 3 Anos
Imagem: Reprodução/Pinterest

Dessa forma, elas devem ser planejadas visando promover o desenvolvimento motor, cognitivo e socioemocional das crianças. Algumas ideias de brincadeiras para crianças de 2 a 3 anos na escola incluem:

  • Brinque se movimentando: essas brincadeiras ajudam a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio das crianças. Você pode brincar, por exemplo, de pega-pega, amarelinha e esconde-esconde;
Atividades para Criança de 2 e 3 Anos
Imagem: Reprodução/Pinterest
  • Brincadeiras de construção: desse modo, você colabora para o uso da imaginação e a criatividade das crianças. Os blocos de montar, massinha de modelar e jogos de encaixe, são ótimos itens para a atividade;
  • Atividades de faz de conta: a partir de atividades assim, os alunos trabalham a linguagem e a socialização. Você pode brincar de interpretação de profissões ou atividades cotidianas, como ir ao mercado.
Atividades para Criança fazer montagem
Imagem: Reprodução/Pinterest

Quais atividades para Criança de 2 e 3 Anos?

Além das brincadeiras, existem outras atividades para criança de 2 e 3 anos, então não deixe de ver abaixo:

  • Ler histórias: a leitura é outra maneira muito útil para estimular o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças;
Atividade para fazer colagem e pintura
Imagem: Reprodução/Pinterest
  • Cantar músicas: a música é uma forma divertida e lúdica de estimular o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças;
  • Dançar: junto com a música, a dança ajuda a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio das crianças;
  • Explorar a natureza: os passeios ao ar livre são ideais como meios para despertar a curiosidade e a criatividade das crianças.
Atividades para Criança de 2 e 3 Anos
Imagem: Reprodução/Pinterest

Estas atividades devem incluir toda a tudo, mas é indispensável lembrar que cada criança é única e tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.

Desse modo, observe como os seus alunos estão e, se necessário, adapte atividades às necessidades e interesses de cada criança.

Quer algumas dicas para trabalhar com essas turmas? O primeiro ponto seria, ter paciência. Isso porque as crianças nessa idade ainda estão aprendendo a controlar suas emoções, além de outras séries de atividades pela primeira vez.

Atividades para Criança de 2 e 3 Anos
Imagem: Reprodução/Pinterest

Ser positivo é outra dica interessantes, pois, com um exemplo como este, as crianças podem aprender desde cedo de maneira encorajadora. E claro, use a diversão como aliada, afinal, é inegável que as prendem melhor quando estão se divertindo.

Até chegar aqui, vimos bastante ideia e diferentes maneiras de desenvolver atividades para criança de 2 e 3 Anos. Esperamos que as suas aulas sejam divertidas, e seus alunos se desenvolvam a cada dia!

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:
Atividades para Criança de 2 e 3 Anos (Aprender Brincando)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.