A escola tem muitas funções, dentre elas o compromisso de desenvolver cidadãos habilitados para viver em sociedade, algo que é feito ao longo da educação básica com o estudo dos direitos humanos, por isso, trouxemos aqui algumas ideias de atividades sobre Direitos Humanos.

    Atividades sobre Direitos Humanos
    Imagem: Secretaria de Educação ;Estadual de São Paulo

    Direitos Humanos

    Todo cidadão tem direitos civis e políticos, para defender seus direitos básicos, que são chamados de Direitos Humanos, que basicamente são normas criadas e estabelecidas para reconhecer e proteger a dignidade de todo ser humano.

    Os Direitos Humanos não estabelecem só as obrigações do Estado com o cidadão, mas o inverso também, normatizando a maneira correta do cidadão viver em sociedade, para com o próximo e também para com o Estado.

    Atividades sobre Direitos Humanos
    Imagem: Secretaria de Educação Estadual de São Paulo

    Em 1948, a Organização das Nações Unidas estabeleceu a Declaração Universal dos Direitos Humanos, por meio da Resolução nº 217 A, aprovada durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Paris.

    Atividades sobre Direitos Humanos
    Imagem: Liveworksheets

    Os Direitos Humanos na Escola

    Sendo a escola uma das mais potentes ferramentas de transformação dos seres humanos, fica incubido a instituição a função de ensinar os preceitos que transformaram crianças e adolescentes em adultos cidadãos, algo que foi estabelecido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

    .



    Dentre esses preceitos, estão em alto nível de importância, os Direitos Humanos, como algo a ser aprendido por todos desde a mais tenra idade, para que se tornem adultos corretos, éticos e humanos e saibam como viver em sociedade.

    Imagem: Liveworksheets

    Os Direitos Humanos tratam de liberdade, segurança, educação, saúde, cultura, religiosidade, entre outros assuntos de extrema importância, que devem ser inseridos na vida das crianças e adolescentes, para que eles compreendam seus direitos e deveres.

    Atividades sobre Direitos Humanos
    Imagem: Doceru

    Atividades sobre Direitos Humanos na Educação Infantil

    Os Direitos Humanos não são tema apontado para estudo durante a Educação Infantil, devido ser um assunto um pouco complexo para se trabalhar de forma completa, no entanto, nesta fase temos algumas atividades sobre Direitos Humanos trabalhadas de forma indireta.

    Clique aqui para conferir mais atividades criativas!

    Afinal, ensinamos as crianças desde que elas ingressam no ambiente escolar a necessidade de seguirmos regras, e ter empatia, solidariedade e respeito pelo próximo, além de ensinarmos sobre igualdade de direitos ao abordar gênero e raça.

    Atividades sobre Direitos Humanos
    Imagem: Doceru

    Podemos definir como atividades sobre Direitos Humanos quando trabalhamos a diversidade em uma dinâmica onde os alunos apontam as diferenças entre eles, elogiando os colegas por sua característica diversa, ou fazer contação de história com livros que tem temática de raça.

    Atividades sobre Direitos Humanos
    Imagem: Doceru

    Atividades sobre Direitos Humanos no Ensino Fundamental

    Já no Ensino Fundamental o tema Direitos Humanos pode ser melhor desenvolvido, pois as crianças estão mais amadurecidas, mas segundo a BNCC, o ideal é começar a trabalhar o assunto nos anos finais (6ª ao 9ª ano).

    Começando por introduzir o assunto em aulas de Língua Portuguesa quando se trabalha o campo de atuação da vida pública, quando o professor pode apresentar um texto, realizando uma discussão com os alunos posteriormente a leitura, e também uma interpretação de texto.

    Atividades sobre Direitos Humanos
    Imagem: Atividades Escolares

    Já na aula de História o professor deve trabalhar sobre a ONU, e pode desenvolver uma dinâmica em que separa os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos entre os alunos, pedindo que eles desenvolvam cartazes com seu artigo, com desenhos e frases que o simbolizem.

    Imagem Acessa Saber
    Imagem: Acessa Saber

    Por fim, é possível realizar atividades sobre Direitos Humanos lúdicas, como, por exemplo, uma produção teatral de uma obra literária que aborda o tema, como Vidas Secas, de Graciliano Ramos, ou O que é isso companheiro?, de Fernando Gabeira, ou Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves.

    Compartilhe
    Comente