Vivemos em um planeta imenso, e contamos com uma enorme diversidade cultural, que deve ser conhecida e reconhecida, por isso trabalhada na escola, então trouxemos algumas ideias de atividades sobre diversidade cultural.
Diversidade Cultural
O planeta Terra conta com 193 países, com residentes que possuem sua própria cultura, pessoas que vivem de maneiras diferentes, falam línguas diferentes, têm costumes e tradições próprios, gastronomia própria, entre outros muitos aspectos, e isso se chama identidade cultural.
Para melhor compreender a diferenciação de tantas culturas presentes no mundo, a Sociologia criou o conceito da diversidade cultural, que se refere à pluralidade de identidades culturais existentes, considerada de extrema importância para todos os povos.
Após uma percepção que a globalização começou a diminuir a diversidade cultural, ela começou a ser defendida e promovida por órgãos mundiais como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
- Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
A importância de se ensinar sobre a diversidade cultural
O tema diversidade cultural é trabalhado praticamente durante toda educação básica, pois é considerado muito importante no desenvolvimento do ser humano, pois vivemos em um mundo diverso e devemos aprender desde cedo que as pessoas podem ser diferentes.
Quando os professores ensinam sobre as diferentes culturas que existem no Brasil e no mundo, eles estão ampliando a visão destas crianças do que é mundo, além de diminuir as chances de que essas crianças criem preconceito com identidades culturais diferenciadas.
Além disso, sendo o Brasil um país cheio de diversidade cultural, aprendendo sobre o tema os estudantes brasileiros conhecem melhor a própria história e ainda tendem a aumentar sua sociabilidade e empatia, enquanto eliminam preconceitos.
Atividades sobre diversidade cultural na Educação Infantil
A diversidade cultural é um tema que pode começar a ser trabalhado desde a Educação Infantil, tanto que a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva isso no campo de conhecimento “O eu, o outro e o nós”.
Nesta fase obviamente as crianças não têm maturidade para compreender a dimensão de uma identidade cultural, quem dirá de várias, mas ela já pode começar a ser ensinada sobre um ou outro aspectos cultural diferenciado.
Uma boa maneira de evidenciar essas diferenças é fazendo exercícios em sala que tragam à tona a diversidade cultural da turma, que com certeza contará com raças diferentes, religiões diferentes e possivelmente tenham costumes diferentes.
Uma atividade sobre diversidade cultural mais lúdica é a contação de histórias com livros que trabalhem o tema, como: Kabá Darebu, de Daniel Munduruku, ou um teatro de bonecos, ou uma sessão de cinema com animações como: Pachamama e A Caminho da Lua.
Atividades sobre diversidade cultural no Ensino Fundamental
A BNCC estabelece que a diversidade cultural seja trabalhada em vários momentos do Ensino Fundamental, tanto nos anos iniciais, quanto nos finais, sendo abordada de diferentes formas em várias disciplinas.
Em Geografia as crianças aprendem um pouco sobre diversidade cultural falando sobre o ser humano no mundo e em História sobre povos e culturas, já em artes, o tema é trazido à tona tanto quando se fala de artes visuais, quanto de manifestações artísticas.
O conceito também é abordado nas aulas de língua portuguesa e de ensino religioso, e até nas de Educação Física, onde é possível desenvolver atividades sobre diversidade cultural trazendo jogos e brincadeiras tradicionais de diferentes culturas.
Outra ideia legal e bem lúdica é realizar um festinha na qual toque apenas músicas tradicionais de diferentes culturas ensinando a dança das mesmas aos alunos, e fazer uma aula de culinária com pratos típicos de diferentes culturas.