Dentre os muitos conteúdos a ensinar na escola, algo bastante importante é introduzir nossas crianças na cultura de nosso país, e isso inclui apresentar a eles nosso folclore, por isso, separamos aqui algumas ideias de atividades sobre folclore brasileiro.

    Imagem: Espaço Educar

    O folclore brasileiro

    Criado da união de costumes, tradições, lendas e principalmente por contos populares de determinadas regiões do Brasil, o folclore brasileiro é originado de diferentes culturas, que juntas se tornaram a identidade do país.

    De lendas sobre criaturas criadas pela imaginação fertil do povo, a crenças e costumes passados geração após geração, o folclore é responsável por muitas histórias fantásticas e mitos, além de festas e brincadeiras tradicionais.

    Imagem: Educação e Transformação

    A riqueza do folclore brasileiro virou tema de estudos de muitos intelectuais no século XIX, ganhando um status elevado, passando a ser celebrada, ganhando inclusive uma data para ser festejada, quando em 1965 foi decretado que 22 de agosto seria o Dia do Folclore.

    Imagem: Amor Ensina

    O folclore brasileiro na escola

    Como parte da cultura brasileira, o folclore brasileiro é, não só ensinado na escola, mas também celebrado anualmente em seu dia, momento que é aproveitado pelos professores para trabalharem o tema em diversos tipos de atividades na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

    Imagem: Pepito Atividades

    Atividades sobre folclore brasileiro na Educação Infantil

    Na Educação Infantil as atividades sobre folclore são reservadas a sua data comemorativa, quando são realizadas atividades voltadas a diversos campos de conhecimento, como: “O eu, o outro e o nós”, “Escuta, fala, pensamentos e imaginação” e até “Traços, sons, cores e formas”.

    Trabalhar o folclore com as crianças menores é importante pois contribui para o crescimento delas como pessoa e membro de uma sociedade, que elas precisam conhecer para compreender, além de inseri-las neste universo tão rico que é a cultura popular de nosso país.

    Imagem: Mundinho da Criança

    É possível se desenvolver diferentes tipos de atividades com essa temática, das didáticas, utilizando o tema para ensinar novas palavras que podem ter a escrita treinada, as de desenvolvimento cognitivo, como ligar elementos ou recortar e montar quebra cabeças.



    Com certeza também se tem inúmeras maneiras de se desenvolver o lado artístico dos alunos usando e abusando dos elementos do folclore brasileiro, pedindo que eles pintem ou desenhem personagens de lendas, ou fazendo fantoches deles, por exemplo.

    Imagem: Live Worksheets

    Dando ainda mais ludicidade ao tema, pode se desenvolver atividades sobre folclore como contação de histórias com as lendas de personagens como o Curupira e o Saci, ou brincar de roda com as cantigas vindas do folclore como: A Canoa Virou e Fui no Tororó.

    Atividades sobre folclore brasileiro no Ensino Fundamental

    Uma das competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o repertório cultural, que é parte da construção da identidade da criança, ensinando sobre sua cultura e a de outros povos, para que ela compreenda e aprenda a valorizá-la e desenvolvê-la.

    Imagem: Ideia Criativa

    É dentro desta competência que os professores desenvolvem as atividades sobre folclore no Ensino Fundamental, ensinando aos alunos sobre o rico folclore presente nas diferentes regiões do Brasil, no que se trata de lendas, costumes, tradições, música, dança, comida, etc.



    O tema pode ser trabalhado didaticamente, com a inserção de textos sobre o assunto, principalmente os que contam as lendas, e uma interpretação de texto em seguida, ou verificar o nível de entendimento do aluno com identificação dos personagens e suas características.

    Imagem: Ensinando com Carinho

    Uma forma mais artística de trabalhar o tema pode ser organizando um recital de poemas e poesias de origem folclórica, ou ensinando danças folclóricas como o Maracatu, o Frevo e o Bumba meu Boi, ou, ainda, um teatro para o qual os alunos confeccionem fantoches.

    Também há muitas brincadeiras e jogos de origem folclórica que podem ser desenvolvidas na escola, como: jogar pião ou bola de gude, brincar de pula pula saci, amarelinha, cabo de guerra, forca, dança da cadeira, cabra-cega, entre outras.

     

    Compartilhe
    Comente