Depois de conhecer os números e aprender as operações básicas, uma das primeiras coisas que se aprende em matemática, que levamos para nosso cotidiano, são as frações, por isso, trouxemos aqui algumas ideias de atividades sobre frações.
As frações
A fração é uma divisão de dois números, que representa a parte de um todo, sendo partes igualmente divididas de um inteiro. Graficamente ela é representada por um numerador e um denominador, que são dois números colocados um acima do outro, separados por um traço (elemento divisor).
Elas podem ser divididas em 12 tipos: própria, imprópria, aparente, mista, equivalente, irredutível, unitária, egípcia, decimal, composta, contínua, e algébrica, e usada em cálculos usando as quatro operações básicas.
O ensino das frações
Como conteúdo de Matemática, as frações são trabalhadas a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, quando se introduzem os números racionais, sendo apresentados em sua forma mais simples, como as frações unitárias mais utilizadas no cotidiano.
A partir daí, as frações se tornam um conteúdo comum da matemática, sendo abordado ao longo dos próximos três anos, sendo concluído no Ensino Fundamental no 7º ano, se seguido o determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Atividades sobre frações didáticas
De forma geral, a maior parte das atividades sobre frações realizadas em sala de aula são didáticas, sendo elaboradas de acordo com o nível de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo.
No 4º ano as atividades são para que o aluno compreenda e reconheça o que são as frações, e como elas são usadas como unidades de medida menores, utilizando-se como principal recurso a reta numérica.
No 5º ano, os alunos começam a conhecer alguns tipos de frações, sendo apresentados as frações próprias, impróprias e equivalentes, às trabalhando ainda em atividades com a reta numérica.
Já no 6º ano, o aprendizado sobre frações é bem mais ampliado, com a introdução da equivalência, comparação, e cálculo, possibilitando o desenvolvimento de atividades com operações de adição e subtração, além do uso de elementos gráficos representativos.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
E por fim, no 7º ano, os estudantes são ensinados a comparar e ordenar frações, as associando às ideias de partes de inteiros, e como resultado de uma divisão, que tem uma razão e um operador, aprendendo por meio de atividades de resolução de problemas e associação com elementos reais.
Atividades sobre frações lúdicas
Apesar de ser um conteúdo bastante didático, há algumas maneiras de tornar o aprendizado das frações um pouco mais divertido, que é basicamente adicionando um pouco de ludicidade às atividades, tornando-as mais interessantes para os alunos.
Para começar, que tal uma aula de matemática no refeitório, realizando atividades sobre frações utilizando alimentos, como chocolate, bolo e maçãs, que são partidos em frações para servirem de exemplos reais de frações.
Algumas questões sobre frações podem se tornar bem mais atraentes se forem trabalhadas por meio de um Quiz, onde os alunos competem para ver quem acerta o maior número de perguntas, ou até durante uma gincana de matemática especial de frações.
Também é possível estudar frações por meio de jogos, como quebra-cabeças de dupla, dominó das frações, o jogo de tabuleiro cobra e escadas de frações e até joguinhos virtuais como O Estouro do balão e Acerte a Toupeira da fração.
Outra maneira divertida e criativa de aprender frações é por meio de brincadeiras, como o bingo da fração, a corrida de carrinhos por fração, e o peão da fração confeccionado com garrafas pet e outros materiais recicláveis.