Cuidar do próprio corpo é algo que começamos a aprender cedo, primeiro em casa e depois na escola, que tem o compromisso de reforçar e explicar a necessidade de mantermos hábitos de higiene, por isso trouxemos aqui algumas ideias de atividades sobre higiene pessoal.
Higiene pessoal
A higiene pessoal resumidamente são todos os cuidados que temos com nosso corpo, com objetivo não só de nos mantermos limpos, mas também de evitar doenças e diversos problemas que afetam nossa saúde e bem estar.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
Quando falamos de higiene pessoal, de forma geral, o que vem à mente são os cuidados mais básicos, como lavar as mãos, escovar os dentes e tomar banho, mas também fazem parte destes cuidados coisas como pentear os cabelos, cortar as unhas e até ir ao dentista.
Higiene pessoal na escola
Sendo a escola um ambiente onde as crianças passam metade do seu dia, é imprescindível que se desenvolvam diversas atividades diárias de higiene pessoal, desde lavar as mãos até escovar os dentes após as refeições.
Além disso, a higiene pessoal é ensinada desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, onde é abordada como conteúdo em diferentes momentos, seguindo as recomendações estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O desenvolvimento humano não deve ser mecanizado, deve ser de aprendizado, por isso a higiene pessoal não pode ser ensinada só na prática, ela precisa também ser explicada, e é papel da escola fazer as crianças entenderem o porquê.
Atividades sobre higiene pessoal na Educação Infantil
Desde a Educação Infantil os fundamentos da higiene pessoal começam a ser incluídos no dia-a-dia das crianças, não só com a prática de ensinar a lavar as mãos todas as vezes que se vai ao banheiro, e a escovar os dentes depois que comer o lanchinho, mas também com atividades sobre o tema.
Segundo a BNCC, a Educação Infantil deve trabalhar a Higiene Pessoal nos campos de experiência “Oe eu, o outro e o nós” e “Corpo, gestos e movimentos”, ao trabalhar com as crianças o reconhecimento do próprio corpo e o autocuidado.
Essa abordagem pode acontecer também na sala de aula, por meio de desenhos de momentos de higiene como: o banho, a escovação de dente, o lavar as mãos, o pentear os cabelos, entre outros, para que as crianças possam colorir.
O reconhecimento de produtos usados em cada hábito também pode ser feito, com atividades sobre higiene pessoal de ligar o objeto à sua função, de nomear os objetos e suas funções, ou apenas solicitando que os alunos identifiquem objetos de higiene pessoal no meio de outros objetos.
A professora também pode realizar atividades lúdicas voltadas à aprendizagem da higiene pessoal, com músicas infantis como: “O sapo não lava o pé” e “Meu pé, meu querido pé”, e até fazendo um teatro de bonecos.
Atividades sobre higiene pessoal no Ensino Fundamental
No Ensino Fundamental a higiene pessoal é abordada como conteúdo nas aulas de Ciências do 1º ano, quando se trabalha o corpo humano e saúde, e chega a ser citada em Geografia, no 2º e 3º anos, quando se estuda os recursos naturais e seu uso, quando trabalha a água.
As atividades sobre a higiene pessoal nesta fase podem ser desde interpretação de textos que trabalhem o tema, até a pesquisas nas quais os alunos identifiquem com a família os produtos usados para este fim em casa, incluindo os valores pagos por eles.
Para deixar as atividades mais divertidas pode-se elaborar cruzadinhas, caça-palavras, jogos da memória e até enigmas com o tema, além de utilizar músicas como as já citadas e livros como: “Não quero… Tomar banho”, de Ana Oon e “Sujo, eu?!”, de David Roberts.