O tempo influencia a vida do ser humano de diversas maneiras diferentes, o que torna o conhecimento sobre ele indispensável, por isso somos ensinados sobre o tempo e as maneiras de medi-lo na escola. Veja aqui algumas ideias de atividades sobre medidas do tempo.
Medidas do tempo
O tempo é algo que vem sendo estudado e trabalhado pelo homem desde a antiguidade, quando alguns povos perceberam que a rotação da terra, que transformava dia em noite e vice-versa, tinha sempre o mesmo tempo.
Nesta época os homens começaram a medir o tempo, contando as 24 horas do dia, separando cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos, criaram os primeiros calendários, e os primeiros relógios do mundo:, a clepsidra (relógio de água não preciso), a ampulheta e o relógio do sol.
A importância do aprendizado das medidas do tempo
A vida do ser humano é gerida pelo tempo, temos hora para acordar, nos alimentar, trabalhar, dormir, temos dias de trabalho, dias de lazer, período de tempo de férias, estações com períodos de tempo determinados, entre muitas outras grandes determinações do tempo.
Por isso é importante que aprendamos sobre o tempo e as formas de medido desde pequenos, e apesar de termos algumas noções iniciais aprendidas em casa com nossas famílias, como o que é dia e o que é noite, é na escola que somos realmente ensinados sobre o assunto.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as medidas de tempo devem ser ensinadas nas disciplinas história, ciências e matemática, desde o 1º ano do Ensino Fundamental, e os alunos vão se aprofundando no assunto até o 4º ano, quando o tema é concluído.
Atividades sobre medidas do tempo
Há diversas maneiras de se trabalhar as medidas do tempo, principalmente em atividades escritas em sala de aula, começando pela marcação das horas em relógios ou pedir que os alunos determinem horários já marcados em relógios.
Nas aulas de matemática o mais óbvio são os exercícios de matemática onde são apresentadas questões com algumas informações de tempo em que os alunos precisam calcular um determinado período, definindo uma solução.
Já nas de ciências pode se exercitar a fixação dos conteúdos com questionários sobre o tempo de rotação da Terra e momentos cíclicos da Lua, períodos das quatro estações do ano, períodos de gestação do ser humano e alguns animais.
Nas aulas de história, pode-se trabalhar a temporalidade, com uma atividade, por exemplo, onde se solicita que os alunos tragam de casa objetos antigos de seus pais para representar o passado, seu brinquedo favorito do momento para representar o presente, e desenhar algo que queria no futuro.
Outra atividade sobre tempo legal, é apresentar aos alunos, por meio de imagens, diferentes ferramentas de medida de tempo, como os relógios de água e sol, a ampulheta, tipos de relógio de ponteiro antigos, como o de bolso e de pêndulo, entre outros.
- Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
Pode-se abordar de forma mais lúdica, trazendo um jogo de encontrar o relógio certo, onde se tem relógios marcando horário e horários escritos, e os alunos precisam juntar os pares, e até fazer um relógio humano, desenhando um relógio no chão, pedindo que os alunos sejam os ponteiros.
E que tal, para finalizar falar sobre medida de tempo cantando e dançando com músicas como Tumbalacatumba, da Xuxa e Tem hora pra tudo, da Turma do Seu Lobato.