As atividades sobre o 11 de Setembro são uma forma de abordar este episódio histórico ocidental. Hoje reunimos questões que caem principalmente em vestibulares ao redor do Brasil. Mas também te mostraremos outras maneiras de abordar este assunto, por meio de atarefas complementares.

    Um professor olhando para o aluno que está escrevendo em seu caderno [o professor está em pé no corredor]
    Imagem: Reprodução/Pexels

    O 11 de setembro de 2001

    Quando falamos sobre esta data, fazemos referência aos ataques terroristas que atingiram os Estados Unidos em, 11 de setembro de 2001.

    Neste dia, portanto, um grupo de extremistas islâmicos da organização Al-Qaeda sequestrou quatro aviões comerciais. Dois desses aviões foram chocados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York.

    O choque dos aviões no prédio causou incêndios que levaram ambas as torres a caírem em questão de horas.


    Formas de trabalhar o 11 de setembro

    Nem sempre as atividades são os únicos meios para trabalhar um conteúdo. Então, é interessante pegar um bom material de referência e apresentá-lo aos alunos.

    Professor na frente do quadro branco explicando a matéria
    Imagem: Reprodução/Pexels

    Em seguida, há diferentes maneiras e recursos para tornar este assunto interessantes e enriquecedor. Afinal, o objetivo é transmitir o conteúdo de forma que ele possa ser absorvido melhor pelos estudantes:

    • Redação: a redação é uma maneira de ver o que aluno retirou do que foi estudado. Assim, pedindo um texto dissertativo-argumentativo, você também prepara os estudantes para o ENEM;
    • Seminário: se sentir a necessidade de trabalhar mais profundamente com seus alunos, o seminário é uma ótima escolha. Aliás, ele tem a capacidade de envolver os estudantes, além de dar a oportunidade dos estudantes desenvolverem habilidades de comunicação;
    • Roda de debate: seus alunos gostam de falar na sala de aula? Então, dê voz a eles. Após ver um documentário, ou ver uma série de conteúdos, fazer uma roda e propor uma roda para debater o que foi visto, é uma ótima forma de deixar a abordagem mais leve.

    Além disso, você também pode pedir para os alunos fazerem uma pesquisa. Inclusive, é possível combinar esta atividade com outras formas que apontamos acima.

    Os recursos audiovisuais também são um ótimo reforço para envolver os alunos na matéria. Aliados aos livros, é possível criar uma ótima aula a partir deste tema.


    Atividades sobre o 11 de Setembro

    Abaixo reunimos diferentes atividades para professores aplicarem o tema em sala de aula:

    Atividades sobre o 11 de setembro
    Imagem: Reprodução/SG
    Atividades sobre o 11 de setembro
    Imagem: Reprodução/PUC
    Atividades sobre o 11 de setembro
    Imagem: Reprodução/Mackenzie

    Há também questões mais simples que você pode aplicar em turmas de alunos mais novos.

    Atividades sobre o 11 de Setembro
    Imagem: Reprodução

    Além disso, para o caso de discussões em sala de aula, você pode utilizar algumas perguntas como:

    • Quem foi o mandante do ataque às Torres Gêmeas?: Osama bin Laden, que durante muitos anos liderou a Al-Qaeda;
    • O que existe hoje no lugar das Torres Gêmeas?: No lugar das Torres Gêmeas, foi construído o “One World Trade Center”, também conhecido como “Freedom Tower”.
    Atividades sobre o 11 de Setembro
    Imagem: Reprodução/UNEMAT
    Questão do ENEM 2013
    Imagem: Reprodução/ENEM
    Questões do ENEM
    Imagem: Reprodução/ENEM

    Como pudemos ver ao longo deste artigo, as atividades sobre o 11 de Setembro podem ser muito abrangentes.

    Este evento dá abertura para trabalhar desde simples questões em uma roda de debate, até a composição de seminários abrangentes sobre o assunto.

    Além disso, estas atividades também marcam presença em diferentes vestibulares, compondo até mesmo o ENEM. Aliás, não dá para negar que este é um dos eventos mais marcantes dos anos 2000.

    Podemos concluir que este é um tema relevante para ser debatido com cuidado e leveza.

    Desse modo, um dos principais objetivos desse dia é a celebração à vida, lembrando das mais de 3 mil pessoas que perderam as suas no dia 11 de setembro de 2001.

    Compartilhe
    Comente