Como elementos imprescindíveis na formação de frases o sujeito e o predicado são temas obrigatórios de estudo na educação básica, e alvo de muitas tarefas, por isso trouxemos aqui algumas ideias e modelos de atividades sobre sujeito e predicado.
Sujeito e predicado
Termos essenciais nas orações, o sujeito e o predicado andam juntos nas frases, já que um depende do outro para dar sentido às orações, o sujeito sendo “o quem” da oração e o predicado sendo “o que” sobre o sujeito.
O sujeito é classificado em cinco tipos: os determinados, que se dividem em simples, composto, e oculto, os indeterminados e os inexistentes. Já o predicado se divide em três tipos: o verbal, o nominal e o verbo-nominal.
Estudo do sujeito e predicado
O sujeito e o predicado são conteúdos aprendidos durante o estudo da morfossintaxe e da sintaxe, que acontece nas aulas de Língua Portuguesa, a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, quando se aborda a análise linguística.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) os alunos do Ensino Fundamental devem aprender a correlacionar as classes de palavras com as funções sintáticas, além de reconhecer e analisar estas funções, entre elas o sujeito e o predicado.
Do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental os alunos devem aprender nas aulas de Língua Portuguesa a o que são os sujeitos e verbos, sendo capazes de identificá-los corretamente em uma frase, apontar de que tipo eles são, e ainda compreender a relação destes com outros elementos linguísticos.
Atividades sobre sujeito e predicado didáticas
A partir da teoria da análise linguística que introduz o aprendizado dos dois elementos, as atividades sobre sujeito e predicado podem ser iniciadas, sendo realizadas dentre as tarefas de interpretação de textos, na solução de questões e em lições de correlação.
O conteúdo também pode ser trabalhado em atividades de redação de textos ou frases, onde o aluno posteriormente identifique os elementos, ou reescreva as frases separando o sujeito e o predicado e identificando os tipos de cada um deles.
Para tornar as atividades sobre sujeito e predicado didáticas um pouco mais interessantes, pode-se fazer o uso de tirinhas de quadrinhos e charges, ou atividades de identificação dos elementos em caça-palavras, ou inserção adequada em cruzadinhas.
Atividades sobre sujeito e predicado lúdicas
É possível trabalhar o conteúdo de forma mais divertida, realizando algumas atividades sobre sujeito e predicado lúdicas em sala de aula, como, por exemplo, realizar um Quizz apenas de perguntas sobre os conteúdos relacionados aos dois elementos linguísticos.
Outra opção é fazer uma dinâmica como a do balão, onde os alunos recebem balões com um fragmento de frase dentro, que pode ser um sujeito ou um predicado, ao estourar o balão eles devem ler o fragmento e identificar, os escrevendo na lousa, para posteriormente formar as frases.
Também é legal trabalhar o tema utilizando de jogos, como um jogo da memória, no qual no lugar de ter que encontrar pares de imagens iguais, deve-se encontrar os sujeitos e predicados que juntos formam uma frase coesa.
Há diversos outros jogos possíveis para animar os alunos no estudo do sujeito e predicado, como o da roda giratória, na qual há diversas orações, e um por um dos alunos giram a roda e precisam definir os sujeitos e predicados de suas frases, além de identificar seus tipos.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
Se o professor tiver a oportunidade de levar os alunos para um laboratório de informática ou fazer a utilização de tablet, ele pode trabalhar os dois elementos linguísticos em joguinho online, como o Labirinto do Sujeito e Predicado, uma espécie de Pac-man da Língua Portuguesa.