Diante a recente pandemia mundial, ficou ainda mais evidente a necessidade de ensinarmos as crianças sobre a importância das vacinas, por isso, trouxemos aqui algumas ideias e modelos de atividades sobre vacinas.
A vacina
Resultado de pesquisas de doenças diversas, as vacinas são basicamente uma preparação biológica, criada a partir de um microorganismo de uma doença, para que seja introduzido no sistema do ser humano, estimulando o sistema imunológico a reconhecer e lutar contra o microorganismo.
Clique aqui para conferir mais atividades criativas!
Atualmente, há mais de 20 tipos de vacinas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para imunizar crianças, adolescentes e adultos, prevenindo assim doenças infecciosas, ou ao menos sintomas sérios delas.
Porque ensinar sobre vacinas na escola?
Tendo em vista que a vacinação se torna parte de nossas vidas literalmente desde que nascemos, é interessante que o assunto seja mencionado em sala de aula, para que as crianças passem a ter um melhor entendimento do porque precisam se vacinar.
Além disso, a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que é importante que os estudantes tenham conhecimento e entendimento do papel do Estado e suas políticas públicas no bem estar, saúde e qualidade de vida do cidadão, o que inclui a vacinação.
Atividades sobre vacinas didáticas
Embora a BNCC recomende que o estudo da vacina aconteça somente no 7º ano do Ensino Fundamental, o assunto pode ser abordado antes disso, principalmente em épocas de campanhas de vacinação ou momentos como a Pandemia do Covid-19.
No entanto, os alunos só se aprofundaram no tema quando estudarem a vida e evolução humana, nas aulas de Ciências do 7º ano, que aborda programas e indicadores de saúde pública, incluindo a vacinação.
Neste momento os estudantes realizam muitas atividades sobre vacinas didáticas, pois aprendem muita teoria sobre a história da vacina, como ela é produzida, como atua no organismo humano e como erradicou doenças.
Pode-se fixar o conteúdo por meio de questionários, exercícios de completar, de múltipla escolha, interpretação de texto, redações, e alguns um pouco mais divertidos como caça-palavras, cruzadinhas e entrevistas com a família sobre as vacinas do aluno.
Uma boa maneira de trabalhar o assunto, fazendo os alunos se envolverem mais, é solicitando que eles façam trabalhos com pesquisas, que tragam por exemplo, dados sobre as doenças erradicadas por vacinas, ou as doenças ativas que contam com vacinas no calendário vacinal e suas datas.
Atividades sobre vacina divertidas
O personagem Zé gotinha pode ser usado para realizar atividades sobre vacina na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, além disso pode-se levar músicas infantis, desenhos animados e vídeos educativos infantis para abordar o tema com os pequenos.
Os maiores podem criar uma peça teatral para exibir o que aprenderam sobre a vacina, e até uma campanha de vacinação, com a produção de cartazes, espalhados pela escola constando calendários vacinais e endereços de postos de saúde, onde os alunos e suas famílias podem se vacinar.
O tema também pode ser trabalhado em um quiz de perguntas, com premiação para quem tiver mais respostas corretas e jogos de sete erros, de tabuleiro e da memória especificamente criados para falar de vacinas e vacinação
A pandemia do Covid-19 estimulou a criatividade de muitos desenvolvedores de jogos virtuais, que criaram jogos como uma maneira divertida de aprender sobre o coronavírus, que podem ser jogados nos laboratórios de informática da escola, como o VACC e o Game Anti-Covid.