Como Organizar as Atividades Escolares em Casa?

Você sabe como organizar as atividades escolares em casa? É possível ter organização quanto a educação escolar em casa e você não pode deixar de conferir essas dicas. Veja a seguir como organizar as atividades escolares em casa:

publicidade
Como organizar as atividades escolares em casa
Como organizar as atividades escolares em casa

Como organizar as atividades escolares em casa?

Estudar em casa, independente de ser opção de ensino única ou de complemento para o ensino escolar, é uma ótima opção para incentivar o desenvolvimento das crianças.

Com alguns passos simples, você poderá identificar como organizar o estudo das crianças participando ativamente do processo ensino-aprendizagem. Entenda tudo a seguir.

✓ Veja também:


publicidade

Defina os conteúdos

O primeiro passo que deve ser realizado mesmo antes de organizar os estudos, é definir quais os conteúdos irão ser trabalhados. Uma boa dica é utilizar um planner semanal para separar quais os conteúdos que serão abordados por dia.

Você encontra diversos modelos criativos de planner diário, semanal, mensal e até anual para poder organizar os seus estudos.

Dentro dessa definição de conteúdos por dia, vem também a definição de quais matérias serão abordadas a cada dia da semana, sendo ideal estudar um pouco todos os dias.

Para te auxiliar, abaixo, segue um exemplo de separação de conteúdos para estudos:

Ciências

  • Segunda – Fauna e Flora;
  • Quarta – Animais em Extinção

Português

  • Terça – Plurais
  • Quinta – Interpretação de Texto.

publicidade

Busque atividades de fonte confiável

A internet é, sem dúvidas, um ponto de encontro de todo tipo de informação e material. Por um lado, isto pode auxiliar pais e professores a encontrar material didático para organizar os estudos.

Entretanto, por outro lado, isso nos coloca de frente com todo tipo de conteúdo sem fiscalização ou confirmação de fonte confiável. Por isso, uma dica importante é buscar um material escolar de qualidade.

Para te auxiliar, separamos alguns exemplos de material escolar para imprimir de qualidade confiável:

Como organizar as atividades escolares em casa?
Fonte: A Arte de Ensinar e Aprender
Como organizar as atividades escolares em casa?
Fonte: A Arte de Ensinar e Aprender
Fonte: A Arte de Ensinar e Aprender

✓ Veja mais atividades que podem ser trabalhadas em casa:


publicidade

Defina as horas diárias a ser estudadas

A carga horária também é um ponto importante quanto a organização de atividades em casa. Portanto, é interessante definir qual a carga diária de estudos e quais os assuntos a ser abordados no tempo definido.

Este tempo deve levar em consideração a seguinte dinâmica de estudo: conteúdo novo, exemplos, fixação de conteúdos, revisão e sondagem.


publicidade

Separe um local para estudos

Ter um local para estudar é igualmente fundamental para qualquer processo de estudo. Isto não precisa ser necessariamente realizado em um cômodo exclusivo para o estudo, mas em qualquer espaço que leve em consideração os seguintes pontos:

  • Decoração leve;
  • Espaço confortável;
  • Acesso a todo material necessário para estudo;
  • Espaço silencioso;
  • Lugar distante de possíveis distrações.

publicidade

Promova atividades dinâmicas

Você já pôde conferir algumas ideias de material didático para estudar em casa, mas sabia que também é possível realizar algumas dinâmicas no processo ensino-aprendizagem mesmo estudando em casa.

E vale ressaltar que não existe idade para optar por métodos de ensino mais lúdico. Temos como grandes exemplos que utilizam a tecnologia para aulas mais dinâmicas: vídeo aulas, games como jogo de memória, quiz, entre outros.

Essa é uma forma de aprender que promove facilitadores do desenvolvimento. E muitas dicas podem ser aplicadas a esse estilo de ensino.

Para conferir ideias de dinâmica para ensinar as crianças, não deixe de conferir o vídeo que separamos para você com dicas interessantes:

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Organizar as Atividades Escolares em Casa?

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.