Próximo do fim do bimestre é a hora de pensar em ideias de avaliações de matemática para o 2° ano. Chegou o momento de saber o que os alunos conseguiram assimilar do conteúdo, e quem teve mais dificuldade. Por isso, reunimos ideias de avaliações de matemática para o 2° ano que poderão ser usadas durante a aplicação para sua turma. São referências de provas prontas ou que vão compor os exercícios.

    Ideias de Avaliações de Matemática para o 2° Ano
    Ideias de Avaliações de Matemática para o 2° Ano

    Ideias de Avaliações de Matemática para o 2° Ano

    Para decidir quais conteúdos serão aplicados na prova é preciso rever todo o planejamento de aula até aquele momento. E buscar ideias de avaliações de matemática para o 2° ano que sejam compatíveis com o nível de aprendizagem da sua turma.

    Esse é o período escolar em que eles passam das contas comuns de adição e subtração de número individuais, e conhecem dezenas, identificação de números e interpretação de problemas.

    Ideias de Avaliações de Matemática Ideias de atividades de Matemática para o 2° Ano

    No conteúdo de matemática é possível trabalhar centenas de temas, são situações do dia a dia que as crianças precisam ter conhecimento.

    Como os dias da semana, reconhecimento da ordem de números, formas geométricas, assimilação de quantidades e raciocínio lógico. Temas tratados durante esse período e reforçados bimestralmente no 3° ano.

    Estas atividades podem fazer parte da sua montagem do projeto de avaliação, levando de três a cinco folhas sortidas para construir a avaliação. Aplique sempre na mesma aula, mas dando pequenos intervalos para que as crianças relaxem.

    Dicas para Avaliações de Matemática para o 2° Ano

    Acredite, a semana de provas pode ser muito tensa para os alunos. Embora nos exercícios feitos no caderno eles tenham conceito satisfatório, por conta do nervosismo acabam se atrapalhando no dia da avaliação de matemática 2° ano.

    É por isso que trabalhar o psicológico também é muito importante, fazer com que entendam que aquele é um dia diferente, que requer mais concentração e disciplina. Mas, não é uma avaliação sobre a capacidade dos pequenos, mas sim sobre o que aprenderam até ali.

    Converse, introduza a questão, leia em voz alta e caso peçam ajuda na resolução diga para que resolvam como entenderem. No momento da correção é hora de identificar o que faltou para que os alunos conseguissem uma nota melhor.

    ✓ Selecione mais materiais para suas aulas:

    Estas atividades com desenhos, que permitem pintura e são mais lúdicas, podem ser uma boa opção para trabalhar na avaliação de matemática 2° ano. Afinal ainda são crianças entre 7 e 8 anos, com mentalidade infantil.

    Como foi dito, é importante que eles saibam o significado de um dia de prova, mas que não se sintam intimidados por isso. Crie um planejamento com os dias de aplicação e mande no caderno de recados.

    A ajuda da família nesse período também é importante, para que estudem com as crianças os conteúdos antes do dia da avaliação. Desta forma eles se sentirão mais seguros para resolver os exercícios.

    Alguns alunos têm assimilação mais rápida do que outros, tudo bem aplicar a prova de matemática 2° ano com o mesmo grau de complexidade para toda a turma. Mas, identificando aqueles que não conseguiram acompanhar, planeje outros exercícios.

    Faça como uma prova de recuperação, para que consigam alcançar os demais dentro do seu tempo de aprendizagem. Como educador você sabe que vários fatores levam uma criança a ter dificuldade para acompanhar o conteúdo. Pode estar ligado a família, psicológico e até mesmo patologias.

    Como aplicar Avaliações de Matemática

    Selecione dentre as atividades deste artigo aquelas que cabem para a sua turma, conforme os temas que têm trabalhado em sala. Crie uma avaliação de matemática 2° ano centrada, didática e que possa estimular a capacidade das crianças.

    ✓ Veja mais materiais importantes:

    Uma semana antes reforce os exercícios, retorne aos assuntos discutidos durante o bimestre e deixe tudo claro na mente dos pequenos.

    Cada professor tem seu método de avaliação, e isso é muito bom. Depois de corrigir a prova também é legal conversar durante a reunião de pais e mestres o que encontrou nas provas das crianças que pode ser trabalhado em casa. Reforce seu método de ensino e esclareça dúvidas.

    Compartilhe
    Comente