Projetos De Educação Ambiental (Ensino Infantil e Fundamental)

Os projetos de educação ambiental são ideias populares e que devem ser trabalhadas com os estudantes em todas as fases da educação básica. E para entender como organizar essa ideia na escola, confira a seguir dicas para projetos de educação ambiental:

publicidade

Projetos de educação ambiental

Muito tem se falado ultimamente sobre projetos ambientais, mas como de fato é possível se realizar um momento ou um evento como este: bem, os projetos de educação ambiental são muito importantes para conscientização e construção social das crianças.

Entenda a seguir como funciona o processo de organização de um projeto ambiental.

✓ Veja mais atividades para trabalhar em sala:


publicidade

Como se faz um projeto de educação ambiental?

Independente do seu objetivo ser direcionado ao ensino infantil ou ao ensino fundamental, é importante definir qual será o tamanho do projeto. Isso será fundamental para definir o orçemento, os materiais e a divulgação do projeto.

Projetos de educação ambiental
Fonte: Criativos da Escola

Muitos professores utilizam o recurso dos projetos para o dia a dia em sala de aula e funciona muito bem. Outros preferem que os projetos sejam momentos realizados fora da sala de aula. A decisão fica a critério do educador.

Afinal, se não se tornar um hábito cuidar do meio ambiente e se responsabilizar por eles, o que poderemos esperar do futuro?

publicidade

Defina os objetivos do projeto

Por vezes, dar um nome a um projeto é uma tarefa difícil, mas saber o que você quer passar para os alunos é mais simples. Portanto, é interessante definir o ou os objetivos do seu projeto educacional.

Veja abaixo alguns exemplos:

  • Conhecer as frutas e suas origens;
  • Descobrir espécies de planta;
  • Podemos auxiliar espécies em extinção;
  • Descobrir quais as vitaminas presentes nas frutas;
  • Construir uma horta na escola;
  • Plantar uma árvores;
  • Entender porque devemos separar o lixo;
  • Entender para onde vai o lixo que produzimos;
  • Encontrar formas de reduzir a produção de lixo;

Os objetivos acima podem ser aplicados tanto para o ensino infantil quanto para o ensino fundamental, a diferença é a abordagem e a construção do projeto parra cada fase.

publicidade

Escolha um tema para o seu projeto ambiental

É fundamental que os alunos tenham autonomia e possam usar a sua criatividade nos momentos escolares, entretanto, deixar o tema muito vago pode ser um problema e até uma desvantagem para alguns estudantes.

Projetos de educação ambiental
Fonte:CENED Cursos Online

Portanto, é importante que o professor defina um tema bem amarrado para que os alunos possam segui-lo. Veja abaixo alguns exemplos para o ensino infantil e para o ensino fundamental:

Ensino Infantil

  • Respeito e cuidado com o meio ambiente;
  • Música Reciclada: construindo instrumentos musicais;
  • Nossos verdes: construindo uma horta.

Ensino Fundamental

  • A rotina da coleta seletiva;
  • Lixo: de onde veio e para onde vai?;
  • Feira das sementes: adote uma plantinha;

Se você ainda tem dúvidas sobre como organizar um projeto de educação ambiental, confira o vídeo explicativo a seguir:

✓ Veja mais atividades para trabalhar em sala:

publicidade

Liste os materiais necessários

Com os objetivos e o tema principal definidos, você deve, antes de divulgar o projeto ambiental para os pais e responsáveis, definir quais os materiais necessários.

O ideal é que você busque materiais e decorações que possam ser feitas com material reciclado.

Fonte: Catraca Livre

Mas vale ressaltar que o ideal é listar tudo em ckecklists separados, como por exemplo, a lista dos materiais sobre o meio ambiente que os alunos irão utilizar em suas producções, como tesoura, papel, canetas, entre outros.

Todas essas informações, se bem organizadas auxiliarão você e a sua escola a criar um projeto incrível com todos os objetivos alcançados.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Projetos De Educação Ambiental (Ensino Infantil e Fundamental)

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.