Tabela Periódica: Completa e Atualizada (2020)

A tabela periódica é muito utilizada nas escolas em química. Mas, os alunos têm dificuldade para entender como ela funciona, e alguns professores não sabem como contornar a situação. Veja mais detalhes sobre a tabela periódicaa seguir!

Tabela Periódica

Tabela Periódica

O que é a tabela periódica?

A tabela periódica foi criada no início do século XIX, e até hoje ela vem sofrendo muitas alterações ao longo dos anos. Criada pelo químico Dmitri Mendeleiev, ela nada mais é do que o agrupamento de todos os elementos químicos conhecidos, facilitando assim o conhecimento das suas características.

Com ela é possível saber quais são os elementos químicos existentes e como são representados. Para facilitar, cadas elemento possui uma característica diferente.

Veja mais detalhes a seguir sobre a tabela periódica.

A tabela periódica completa e atualizada 2020

No ano de 2016 quatro novos elementos químicos foram descobertos, são os chamados Ununséptio, Ununtrio, Unilpêntio e Ununóctio.

Por conta disso, a tabela periódica 2020 foi alterada e passou a ter 118 elementos químicos, sendo 92 naturais e 26 artificiais.

Mas, como ver os elementos na tabela? Todos os elementos químicos são representados por cada quadradinho da tabela. Além do nome de cada elemento, eles possuem o símbolo, a massa atômica e também o seu número atômico de cada elemento.

É importante utilizar com os seus alunos, apenas o modelo padrão. Isso porque, somente este modelo é estabelecido em todo o mundo pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), ou em português, União Internacional de Química Pura e Aplicada.

✓ Veja mais dicas para professores com atividades de aula:


Conheça a estrutura da Tabela Periódica

Para ensinar aos alunos como utilizar a tabela periódica, é importante mostrar que ela  é dividida entre períodos e famílias. Mas, o que são eles?

Os períodos são as linhas horizontais, onde os elementos que possuem o mesmo número de camadas eletrônicas ficam agrupados. E eles são divididos em:

  • 1º Período: 2 elementos
  • 2º Período: 8 elementos
  • 3º Período: 8 elementos
  • 4º Período: 18 elementos
  • 5º Período: 18 elementos
  • 6º Período: 32 elementos
  • 7º Período: 32 elementos

Já as famílias são as linhas verticais. E o que elas fazem? Elas agrupam elementos que possuem o mesmo número de elétrons na sua camada mais externa, conhecida como camada de valência.

Na tabela periódica existem 18 Grupos, divididos entre A e B, se relacionando principalmente de acordo com suas propriedades químicas.

Veja como são dividas as famílias:

Elementos representativos (Grupo A):

podem ser conhecidos também como elementos típicos ou característicos. é interessante que eles apresentam como característica comum, que é possuir o elétron mais energético no subnível s ou p, ou seja, possuem subníveis completos.

Elementos de Transição (Grupo B):

esses são os metais de transição. Ou seja, eles possuem propriedades intermediárias entre os elementos metálicos e não-metálicos.

Eles são classificados como de transição interna ou transição externa e estão localizados na região central da Tabela. São bastante conhecidos por sua alta condutividade elétrica e térmica.

Tabela Periódica

Muitos alunos por incrível que pareça, conseguem decorar toda a tabela periódica sem grandes dificuldades, já outros não conseguem entende-la de jeito nenhum.
Veja algumas dicas de como fazer os seus alunos decorarem essa tabela.

Dicas de como decorar a tabela periódica

Para decorar a a tabela, utilize frases inspiradas nas primeiras letras de cada elemento. Assim,podendo que o professor possa montar uma metodologia de ensino mais eficaz no seu plano de aula.

Por exemplo, veja um exemplo no caso das famílias da tabela:

Hoje Li Na Kama Robinson Crusoé em Francês.

As letras em negrito são elementos químicos. Na internet você encontra muitas frases como esse.

Tabela Periódica

Logo traremos mais novidades sobre a Tabela Periódica. 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Tabela Periódica: Completa e Atualizada (2020)