Textos Para Usar Durante A Alfabetização Inicial (Para Imprimir)

Um dos recursos mais importantes na hora de trabalhar em sala, são os textos para usar durante a alfabetização inicial. Esse recurso auxilia no processo de aprendizagem e é fundamental que esteja no nível adequado para o aluno. Veja a seguir alguns textos para usar durante a alfabetização para você imprimir:

textos para usar durante a alfabetização
textos para usar durante a alfabetização

Textos para usar durante a alfabetização inicial

A alfabetização é um dos processos de aprendizagem mais importante para a criança, pois é através dele que o individuo se insere na leitura verbal e não verbal e pode partir para o seu processo de letramento.

É importante ressaltar que a alfabetização e o letramento são processo de aprendizagem distinto. Um se refere ao reconhecimento de letras, sílabas e palavras, assim como de construção de frases, e o outros se refere ao entendimento de gêneros textuais.

✓ Veja mais atividades:

Por isso, é essencial saber quais os primeiros tipos de texto que estarão presentes e que são de fácil entendimento de acordo com o nível de leitura da criança. Afinal, o foco da alfabetização inicialmente é conseguir decodificar as letras e palavras para posteriomente alcançar o entendimento.

Portanto, separamos atividades para alfabetização de acordo com o gênero textual, para que o professor, instrutor ou responsável, que melhor conhece o grau de desenvolvimento do aluno, possa imprimir a opção mais conveniente.

Veja a seguir textos para usar durante a alfabetização para imprimir e aplica ao aluno:


Atividades de história para imprimir

Um dos melhores gêneros textuais para se trabalhar durante o processo de aprendizagem é a história. Isto porque conta com elementos lúdicos, uma leitura leve e uma linguagem que já está presente no imaginativo da ciança.

Existem diversas histórias que podem ser utilizadas e que possuem uma leitura muito fácil. Vale lembrar que, diferente da fábula que sempre possui uma lição de mora, o decorrer desse texto é bastante livre.

Veja abaixo a história da Galinha Malhada para imprimir:

Fonte: pt.slideshare.net

É essencial acompanhar o aprendizado da criança e alguns textos podem vir a focar bastante em um determinado som. Na história abaixo que se chama Que Girafa Atrapalhada, encontramos muitas repetições dos sons do G. Veja:

Fonte: pt.slideshare.net

Enquanto isso, a atividade abaixo chamada de A Fada Bondosa, o trabalho é para o som do D:

Fonte: Mungfali.com

Textos para usar durante a alfabetização inicial com poema

O poema é um gênero divertido para trabalhar no processo de alfabetização. O maior destaque desse tipo de texto é a rima, que auxilia a criar ritmo para a leitura dos pequenos.

Veja abaixo um poema para alfabetização que pode ser impresso para trabalhar em sala:

Fonte: carinidelavald.wixsite.com

Também existem opções de poema que não trabalham somente a rima, mas a estrutura do poema. Confira abaixo o poema chamado A Casa Que Pedro Fez:

Fonte: Mungfali.com

Veja abaixo uma outa opção de poema para trabalhar o som ”pé” na alfabetização:

Fonte: pequenosgrandespensantes.com.br

✓ Veja mais atividades:


Modelo de aviso para imprimir

O aviso é um gênero textual muito importante e que está bastante presente no dia a dia das crianças, seja nas placas nas ruas, nas embalagens ou na sala de aula.

Confira algumas opções de impressão para trabalhar em sala de aula.

Fonte: pt.slideshare.net

Confia outra possibilidade de impressão no formato de aviso escolar:

Fonte: professorajuce.blogspot.com

Gostou dessas ideias? Não deixe de dar uma conferida também nesse exemplo de leitura com texto escrito no vídeo a seguir:

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média:
Total de Votos:

Textos Para Usar Durante A Alfabetização Inicial (Para Imprimir)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

MAIS LIDAS

Clara Martins
Especialista em produção de conteúdo para web desde 2014, trabalha como redatora do portal, trazendo informações atualizadas para professores e alunos, sempre divulgando novas técnicas de ensino e atividades que possam auxiliar os professores em sala de aula.