Saber utilizar bem as atividades recreativas para educação infantil pode fazer toda a diferença na hora de instruir seus alunos. Por isso, é muito importante escolher bem quais aplicar. Confira aqui algumas ideias de atividades para você usar em sala de aula, e até fora dela!

    Atividades Recreativas para Educação Infantil
    Imagem: Freepik

    Atividades recreativas para educação infantil

    São chamadas de atividades recreativas aquelas que proporcionam diversão, relaxamento e prazer para as pessoas que as praticam.

    Mas esta é basicamente a única “regra” no termo, afinal, em seu leque podemos incluir outras atividades individuais, em grupo, em locais fechados, ao ar livre, com ou sem equipamentos, e por aí vai.

    Criança pequena mostra pintura que acaba de fazer
    Imagem: Freepik

    Quando bem utilizadas, elas têm a habilidade de melhorar a saúde de quem as pratica, assim como desenvolver diversas habilidades, principalmente no âmbito social, e promover a cultura e o lazer.

    Aliadas a educação, principalmente a infantil, elas possibilitam o desenvolvimento de inúmeras competências, desde que executadas corretamente.


    Por que aplicar atividades recreativas para educação infantil?

    Existem diversos tipos de atividades recreativas para educação infantil. As crianças são extremamente energéticas e estão geralmente dispostas a topar qualquer tipo de “brincadeira”.

    Os professores podem usar essa situação para implementar atividades com objetivos específicos, como ensinar matemática, por exemplo.

    Matemática na educaçã oinfantil
    Imagem de Pv Productions no Freepik

    Afinal, já é comprovado que elas estimulam o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico das crianças.

    Através das atividades recreativas, os pequeninos têm a oportunidade de expressar sua criatividade, aprender novas habilidades, interagir com seus colegas e se divertir, tudo ao mesmo tempo.


    Tipos de atividades recreativas

    Confira abaixo os tipos mais comuns de atividades recreativas que você pode introduzir à sua prática na educação infantil:

    • Jogos: atividades que envolvem desafios, competição ou cooperação. Podemos citar coisas como xadrez, dominó, quebra-cabeça, etc;
    • Brincadeiras: atividades que envolvem imaginação, fantasia e humor. Aqui temos atividades como esconde-esconde, amarelinha, cabra-cega, etc;
    • Esportes: voltado para atividades físicas onde habilidade, técnica e regras específicas são muito importantes. Entre as principais atividades estão o vôlei, futebol, corrida, entre outros;
    • Artes: atividades onde os alunos podem expressar sua criatividade, sensibilidade e estética à vontade. As mais comuns incluem coisas como música, dança, teatro e pintura, mas a lista é bem mais extensa.
    Crianças brincando
    Imagem de Raw Pixel no Freepik

    Mas é claro que existem vários outros tipos de atividades recreativas e você vai usar aqueles que mais se encaixarem com seus alunos.


    Lista com atividades recreativas para usar na educação infantil

    Até agora, você já viu os benefícios de usar atividades recreativas em sala de aula e os principais tipos disponíveis.

    Confira abaixo algumas ideias de atividades recreativas para educação infantil. Algumas delas podem ser realizadas tanto na escola como em casa.

    Teatro de fantoches

    Atividade que envolve a imaginação, linguagem, expressão corporal e cooperação, com o teatro de fantoches as crianças podem criar seus próprios personagens e cenários incríveis, usando materiais encontrados em suas próprias casas.

    Teatro de fantoches
    Imagem: Freepik

    Aqui tudo é válido, rolos de lã, materiais reciclados como caixas, papel, tecido, botões e qualquer outra coisa que eles encontrarem.

    Depois, com a ajuda de pais e professores eles podem montar os personagens como bem entenderem e inventar histórias que serão apresentadas para seus colegas ou familiares.

    Com o teatro de fantoches, os alunos podem levar a criatividade ao extremo enquanto trabalham áreas como comunicação e socialização.

    Caça ao tesouro

    A caça ao tesouro é um clássico das atividades recreativas. Se você quer estimular a curiosidade, lógica, atenção e coordenação motora dos seus alunos, não precisa nem ver os outros itens desta lista.

    Imagem: Freepik

    O objetivo aqui é fazer com que eles participem de aventuras fictícias criadas pelo professor, e até por eles mesmos, em busca de tesouros escondidos. Eles têm que encontrar e decifrar as pistas enquanto trocam informações com os colegas.

    Tudo isso em um espaço delimitado que pode ir desde uma sala de aula até a escola inteira. Os alunos também podem levar a brincadeira para suas casas e envolver os pais e até seus vizinhos.

    Com a caça ao tesouro, as crianças podem estimular o raciocínio, a observação, a memória e o trabalho.

    Pintura com as mãos

    Indo agora pro campo das artes, poucas coisas estimulam tanto as crianças quanto a pintura com as mãos. Tanto é que a maioria das escolas usa esse tipo de atividade em sala de aula.

    Pintura com as mãos
    Imagem de Raw Pixel no Freepik

    Esta é uma atividade que envolve a sensibilidade, a arte, a cor e a forma. É possível usar tintas de diferentes cores para pintar com as mãos em um papel, tecido, parede ou qualquer outra área.

    Já os desenhos, ficam à mercê da criatividade e habilidade das crianças. Não dá para esperar uma obra de arte no nível da Mona Lisa, mas os pequeninos sempre entregam pinturas fascinantes.

    Nesta atividade, as principais áreas estimuladas são a percepção visual, a coordenação motora fina e expressão emocional. Mas também é possível trabalhar a cooperação, colocando as crianças para trabalhar em grupos.

    Música e dança

    A música e a dança são atividades que fazem parte de uma categoria só. Elas envolvem ritmo, som, movimento e emoção enquanto as crianças cantam, tocam instrumentos, dançam e criam coreografias.

    De modo geral, é possível organizar atividades desse tipo com diferentes estilos e culturas.

    Música e dança
    Imagem: Freepik

    Quando se trata de música e dança, as principais habilidades estimuladas são a audição, fala, coordenação motora, equilíbrio e o humor das crianças. Mas também é possível trabalhar ritmo e criatividade, assim como trabalho em equipe.

    Já pensou em ter sua própria “bandinha” na escola? Imagina que fofo!


    Outras atividades para usar em sala

    Mas é claro que estes são apenas alguns exemplos de atividades recreativas para usar na educação infantil.

    Em sua sala de aula, você pode trabalhar com o que quiser e até modificar atividades existentes para que elas se adequem melhor aos seus alunos.

    Crianças brincando
    Imagem de Press Foto no Freepik

    Inclusive, os estudantes podem levar as atividades acima para casa e envolver seus pais, promovendo a afetividade familiar. O importante é que as atividades sejam divertidas, seguras e educativas para as crianças.

    Um bom lugar para encontrar ideias para atividades recreativas para educação infantil é o Pedagogia ao pé da letra. Dê uma olhada e escolha as que mais te interessar!

    Compartilhe
    Comente